Category

Pulverização Geral

Sistema de pulverização precisa é a solução para revestimento uniforme na indústria

Por | Pulverização Geral | Sem comentários

Se você está lubrificando moldes, formas, ferramentas ou equipamentos, aplicando ingredientes ou coberturas em produtos alimentícios ou revestimentos protetivos, produtos químicos ou umidade em matérias-primas ou produtos acabados, sabe que obter revestimento uniforme e sem desperdício de produto na operação é um desafio.

Leia Mais

A ciência por trás das soluções de pulverização

Por | Conceitos de Pulverização, Pulverização Geral | Sem comentários

Sabia que tem muita pesquisa e ciência por trás das soluções de pulverização que você utiliza em sua operação? Muito mais do que a simples passagem de líquido por um orifício, desenvolver tecnologias para pulverizar com precisão e adequação envolve muito estudo do comportamento da substância pulverizada em diversas situações.

O grupo Spraying Systems tem uma divisão chamada Spray Analysis and Research Services, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento. Nesse departamento, há foco total no desenvolvimento de soluções que atendam às principais necessidades dos nossos clientes com relação à pulverização e estejam sintonizadas aos grandes desafios da atividade industrial como aumento da produtividade, preservação dos recursos naturais, redução do desperdício, proteção do meio ambiente e segurança
dos colaboradores.

Leia Mais

Guia prático para a escolha de edutores

Por | Pulverização Geral | Sem comentários

Em algumas atividades industriais, os edutores são peças fundamentais para a operação. O equipamento funciona com o efeito Venturi – fenômeno que ocorre quando o ar flui em maior velocidade ao circular por uma passagem mais estreita, criando assim uma pressão negativa e ocasionando um vácuo parcial que impulsionará o fluido a altas velocidades. O edutor é uma das maneiras mais eficientes de se bombear ou mover líquidos e sólidos em tanques abertos ou fechados ou ainda bombear gases, substituindo com performance superior outras soluções comumente utilizadas para essa finalidade como canos abertos, agitadores de líquidos e bombas.

Leia Mais

Automatizar e otimizar a limpeza de tanques: estratégia para economia de água na indústria

Por | Conceitos de Pulverização, Pulverização Geral, Sustentabilidade | Sem comentários

Na sequência de posts que preparamos sobre estratégias para economia de água na indústria, tratamos da escolha de bicos com a vazão certa e da troca de bicos desgastados. A terceira solução é automatizar e otimizar a limpeza de tanques, misturadores, bombonas e outros equipamentos da fábrica.
Se a sua operação conta com trabalhadores limpando manualmente os tanques ou usa o método de encher e esvaziar, a substituição por lavadores automatizados é uma oportunidade de economizar possivelmente milhões de litros de água por ano. Se o equipamento automatizado já estiver em uso e ainda assim o consumo de água parecer excessivo, consulte especialistas no assunto. Pode haver novos equipamentos disponíveis capazes de gerar melhores resultados.

Leia Mais

Trocar os bicos desgastados: estratégia para a economia de água na indústria

Por | Conceitos de Pulverização, Pulverização Geral, Sustentabilidade | Sem comentários

Indústrias de diferentes segmentos têm o desafio comum de poupar água. Detalhes operacionais que muitas vezes passam despercebidos podem ser responsáveis pelo desperdício. Escolher bicos com a vazão certa proporcionam uma economia significativa e é a primeira estratégia que abordamos em uma sequência de conteúdos sobre o assunto. Nesse post, compartilhamos a segunda dica valiosa: trocar bicos desgastados gera economia de água para a sua operação.
Bicos de pulverização são desenvolvidos para funcionar com alta precisão, mas assim como qualquer equipamento se desgastam com o uso e, quando isso acontece, eles pulverizam além do que deveriam. É importante ter em mente que cada gota pulverizada desnecessariamente é desperdício de água. Vamos fazer uma projeção para entender como isso acontece. Como exemplo, vamos considerar o bico de cone cheio FullJet® H 3/8.

Leia Mais

Bicos de pulverização com a vazão certa: estratégia de economia de água na indústria

Por | Conceitos de Pulverização, Pulverização Geral, Sustentabilidade | Sem comentários

Reduzir o consumo de água é o desafio de todas as indústrias. Fabricantes de alimentos, papel e celulose, químicos e metais primários são grandes consumidoras de água em seus processos produtivos e precisam estar ainda mais atentas.
Embora muitas empresas foquem no tratamento e reuso como solução tanto econômica quanto ambiental, um olhar atento para outros pontos da operação também contribui para resultados expressivos. Como especialistas no assunto, podemos afirmar que é comum que uma economia significativa de água seja observada em decorrência da escolha de bicos de pulverização do tamanho certo e esse é o primeiro assunto de uma sequência de três posts em que tratamos de estratégias para economia de água envolvendo soluções de pulverização. As outras duas são a troca de bicos desgastados e a automatização da limpeza de tanques. Vale a pena conferir!

Leia Mais

Inovações em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos

Por | Alimentos, Pulverização Geral | Sem comentários

O que há de mais inovador em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos? Separamos os pontos mais relevantes da entrevista que o engenheiro da Spraying Systems Austrália, Kerry McPhail, concedeu ao portal Food & Beverage Industry News, abordando os tipos de soluções de spray que funcionam melhor para várias aplicações.

A tecnologia de pulverização é uma parte essencial das operações de fabricação de alimentos e bebidas. É usada para tudo, desde limpar tanques, passando por aplicação de coberturas como óleo e aromatizantes, até higienização de embalagens para vitaminas, por exemplo.

Leia Mais

Tudo o que você precisa saber sobre pulverização: da escolha até a manutenção

Por | Aplicações, Conceitos de Pulverização, Manutenção, Pulverização Geral | Sem comentários

Bicos e sistemas de pulverização são muito mais do que simples detalhes na atividade industrial. Profissionais envolvidos em qualquer operação que os utilizem poderão constatar que a escolha adequada e os cuidados constantes com eles garantem produtividade, economia de água, energia e insumos, segurança dos trabalhadores e qualidade do produto final.

Com experiência acumulada em mais de 80 anos e tendo levado soluções a mais de 200 diferentes segmentos de indústrias, elaboramos esse post com o objetivo de compartilhar com você tudo sobre pulverização, abordando desde a escolha dos bicos de pulverização até a manutenção, para que você possa fazer o melhor uso possível dos seus equipamentos.

Leia Mais

Por que o bico é importante no seu processo?

Por | Aplicações, Conceitos de Pulverização, Pulverização Geral | Sem comentários

Como especialistas no assunto, podemos afirmar que escolher bicos de pulverização adequados para a operação é muito mais do que um toque final, mas um grande diferencial competitivo para a indústria, pois eles estão diretamente associados à economia de tempo, recursos e qualidade do produto final. Um projeto de pulverização deve começar pela escolha do bico pulverizador.

Leia Mais

Como a pulverização precisa pode ajudar você a atingir suas metas de sustentabilidade?

Por | Açúcar e Etanol, Alimentos, Automotivo, Bebidas, Conceitos de Pulverização, Farmacêutico, Higiene & Beleza, Indústria em geral, Madeira, Mineração, Panificação, Papel & Celulose, Petroquímica, Pulverização Geral, Químicos, Siderurgia, Sustentabilidade | Sem comentários

Nosso compromisso com a sustentabilidade vai além das nossas operações, nosso objetivo é ajudar todos os clientes a alcançarem suas metas de sustentabilidade. Seja reduzindo o consumo de água e energia, utilizando menos matéria-prima, reduzindo scrap, ou ainda diminuindo os riscos e melhorando a segurança dos colaboradores. E tudo isso aliado a retornos financeiros.

Leia Mais