Category

Mercados

Tudo sobre controle de microrganismos e aplicação de antimicrobiano em carnes e embutidos

Por | Alimentos, Mercados | Sem comentários

Carnes industrializadas e embutidos são produtos sensíveis que exigem das fabricantes atenção máxima no processo de produção, embalagem e distribuição. Para garantir a boa conservação e a qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor, a indústria deve ser cautelosa na etapa de aplicação de antimicrobiano.

Resumidamente, os agentes antimicrobianos são substâncias químicas e naturais que inibem o crescimento de microrganismos. Aplicá-los em carnes industrializadas e embutidos que passam por processo de esterilização traz benefícios como a melhoria da segurança alimentar, o aumento do prazo
de validade do produto, a possibilidade de comunicação de rótulo limpo, a melhoria na satisfação do consumidor final, além da redução das inspeções e dos custos operacionais.

Leia Mais

Redução da contaminação em dornas através de uma assepsia especializada

Por | Açúcar e Etanol, Mercados | Sem comentários

Como reduzir a contaminação em dornas através de uma assepsia especializada?

Na fermentação para a produção de etanol, as impurezas do mosto (areia, terra, bagacilho), a formação de espumas durante o processo e os antiespumantes aplicados contribuem para a incrustação na superfície interna das dornas, o que gera riscos de contaminação por bactérias pela formação de biofilmes. Esses microrganismos multiplicam-se muito rápido e, com o tempo, pode ocorrer uma seleção de bactérias resistentes aos antibióticos. Assim, a produção de etanol e a vitalidade da levedura são prejudicadas.

Leia Mais

Tudo sobre tecnologia de pulverização para panificação

Por | Alimentos, Mercados, Panificação | Sem comentários

Diversas etapas da atividade produtiva de uma panificadora podem ser beneficiadas com o que há de mais moderno e eficiente em tecnologia de pulverização para panificação. Da aplicação de desmoldante nas formas ao corte de pão, passando pela umidificação do ambiente, um aspecto importante para esse tipo de produção, há uma solução de pulverização que pode melhorar significativamente os processos.

Leia Mais

Sistema de Pulverização reduz 40% de aplicação de cola em rabicho de papel

Por | Caso de Sucesso, Papel & Celulose, Papel e Celulose | Sem comentários

A aplicação de cola em rabicho na indústria papeleira é uma etapa complexa, pois exige que o insumo seja aplicado sobre o material na quantidade ideal para evitar a colagem de várias folhas, causando incômodo ao cliente final.

Uma empresa brasileira fabricante de papel utilizava no processo bicos que sofriam constantemente com entupimentos, e um tanque pressurizado que exigia abastecimento manual. A falta de controle no processo resultava na baixa qualidade final do produto, perda de produção e, consequentemente, de faturamento.

Leia Mais

Multinacional de alimentos economiza energia na limpeza de bandejas

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso, Panificação | Sem comentários

Uma multinacional alimentícia encontrava-se com três grandes problemas no processo de produção de pães.

• As bandejas eram limpas por intermédio de um soprador de ar sem controle, fazendo com que girassem na esteira e alterassem suas posições iniciais. 

• O processo apresentava um alto consumo de energia. 

• A limpeza não era uniforme, deixando migalhas de pães nas bandejas.

Leia Mais

Pulverização para controle de pó: conheça o que há de mais inovador e eficiente

Por | Conceitos de Pulverização, Mineração | Sem comentários

Diversas atividades industriais geram poeira em seus processos produtivos. A mineração é uma delas. Contar com bons sistemas de controle de pó é fundamental para garantir segurança, saúde e bem-estar aos trabalhadores, controlar a poluição atmosférica e evitar multas ambientais que, além de grandes prejuízos financeiros, podem provocar danos irreversíveis à reputação da empresa.

Há no mercado soluções que fazem o controle efetivo de partículas em suspensão, reduzem a necessidade de limpeza, as paradas para manutenção, o acúmulo de material nos equipamentos da planta, o consumo de água e ainda controlam a taxa de umidade máxima.

Como especialistas no assunto e com um portfólio completo de sistemas de pulverização para controle de pó, preparamos esse material para orientar nas escolhas e apresentar as tecnologias de ponta disponíveis para atender às diversas necessidades da indústria.

Leia Mais

Como escolher o sistema de pulverização para controle de poeira? Confira as dicas!

Por | Mineração | Sem comentários

Seu processo produtivo gera poeira e você já sabe que precisa escolher o sistema de pulverização para controle de poeira para proporcionar um ambiente mais adequado à saúde dos seus colaboradores, evitar a poluição atmosférica e multas ambientais. Em algumas atividades, como a mineração, esse é um ponto crítico.

Mas, entre as infinitas opções disponíveis no mercado, qual deles escolher?  Primeiro, é preciso entender os tipos de sistemas de controle de pó:

Leia Mais

Novo sistema de limpeza de tela de filtro de xarope incrementa recuperação em R$125 mil

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema nos bicos autolimpantes

Uma usina de açúcar e etanol usava chuveiros comuns com bicos autolimpantes para limpeza de tela do filtro de xarope. Como havia falhas de cobertura na pulverização, parte das impurezas não eram filtradas para a fabricação do açúcar

Era necessária, portanto, uma solução que realizasse a limpeza sem falhas para máxima filtração do xarope e, assim, aumentar a recuperação de açúcar.

Leia Mais

Siderúrgica aumenta em 30% a velocidade do lingotamento com novo projeto de pulverização

Por | Caso de Sucesso, Siderurgia, Siderurgia | Sem comentários

Vislumbrando o reaquecimento do mercado e a necessidade de aumento de produção, uma siderúrgica nacional iniciou um estudo para desenvolver um projeto de pulverização que viabilizasse o aumento de velocidade do lingotamento contínuo.

Havia limitações do projeto original da máquina e as novas condições do processo exigiam velocidades maiores, a siderúrgica solicitou a ajuda da Spraying Systems para o desenvolvimento de um novo sistema para o resfriamento em zonas.

Leia Mais

Com pulverização precisa, indústria de papel tissue reduz em 20% o consumo de fragrância. Saiba como!

Por | Caso de Sucesso, Papel & Celulose, Papel e Celulose | Sem comentários

Uma indústria fabricante de papel aplicava fragrância em tubetes com a ajuda de um sistema com tanque pressurizado. O fato é que a empresa vinha enfrentando problemas com as falhas no abastecimento com bicos de plástico, que causavam irregularidade na pulverização diminuindo a qualidade final do produto. Era necessária uma solução de pulverização precisa que otimizasse o processo para economizar insumos e melhorar a distribuição da fragrância nos tubetes. No caso, maior controle da aplicação traria, também, melhores resultados financeiros.

Leia Mais