Category

Mercados

Como ter mais impacto e diminuir o consumo de água na descarepação?

Por | Siderurgia | Sem comentários

A indústria siderúrgica está em constante busca de melhoria nos processos. A Spraying Systems tem investido no aperfeiçoamento das nossas soluções para essa etapa tão crítica, pois sabemos que o spray escolhido para o processo será fundamental para os resultados. Lançamos o DescaleJet®, evoluímos para o DescaleJet® Pro e hoje evoluímos para o DescaleJet® Pro+.

Leia Mais

Com novos bicos de pulverização, frigorífico aumenta a receita diária

Por | Alimentos, Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma grande empresa internacional de processamento de carne bovina precisava resfriar as carcaças de maneira mais eficiente. O processo, que envolve a pulverização das carcaças com mais de 189 mil litros de água gelada durante um período de 18 a 20 horas, é realizado para evitar a perda e o encolhimento de peso.

O sistema utilizado não fazia a cobertura completa das carcaças e exigia longos períodos de resfriamento. Como resultado, a massa e o tamanho da carcaça eram reduzidos, causando perdas desnecessárias de receita. Além disso, o excesso de névoa gerado pelo sistema de pulverização criava um acúmulo de gelo nos trilhos e na estrutura da instalação. Os bicos exigiam manutenção frequente e monitoramento constante para manter a capacidade de operação e segurança das salas de resfriamento.

O frigorífico buscou um sistema de pulverização melhor para aumentar a eficiência da sala de resfriamento, garantir a cobertura completa da carcaça e diminuir as necessidades de manutenção.

Leia Mais

Inovações em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos

Por | Alimentos | Sem comentários

O que há de mais inovador em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos? Separamos os pontos mais relevantes da entrevista que o engenheiro da Spraying Systems Austrália, Kerry McPhail, concedeu ao portal Food & Beverage Industry News, abordando os tipos de soluções de spray que funcionam melhor para várias aplicações.

A tecnologia de pulverização é uma parte essencial das operações de fabricação de alimentos e bebidas. É usada para tudo, desde limpar tanques, passando por aplicação de coberturas como óleo e aromatizantes, até higienização de embalagens para vitaminas, por exemplo.

Leia Mais

Ao substituir lavador, indústria reduz tempo de parada e consumo de água e energia na limpeza de tanque de corante alimentício

Por | Alimentos, Caso de Sucesso | Sem comentários

Padronizar o método de limpeza em três tanques de corantes alimentícios era uma necessidade de uma empresa global de biociência que desenvolve soluções naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. A solução precisava realizar a limpeza efetiva de um tanque de sedimentação e de dois tanques de acidificação. 

Em cada um dos tanques, a empresa utilizava uma técnica de limpeza diferente: em um deles, havia um lavador de outro fabricante que não fornecia impacto suficiente; em outro tanque, o processo era imersão, e, no terceiro tanque, era utilizado uma lavadora de alta pressão tipo WAP. 

A empresa necessitava de um método que atendesse às exigências sanitárias da Norma 3A. Com a nova solução, o cliente também desejava reduzir os tempos dos ciclos de limpeza e controlar o consumo de água. 

Leia Mais

Com aplicação precisa de químico em papel tissue, fabricante melhora produto e competitividade

Por | Caso de Sucesso, Papel & Celulose | Sem comentários

Uma das maiores fabricantes de celulose da América Latina precisava de uma solução para aplicar um químico no papel tissue para garantir a maciez do produto. Esse processo não era realizado e a empresa estava ficando para trás em relação aos concorrentes. Era preciso introduzir essa etapa na operação com uma solução que fizesse a aplicação precisa e sem desperdício dos químicos, além de não gerar efluentes.

Leia Mais

Fabricante de pães de hambúrguer reduz desperdícios e elimina contaminação na aplicação de óleo desmoldante

Por | Alimentos, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma empresa brasileira, de reputação consolidada no setor alimentício e pertencente ao grupo líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e aves, precisava de uma solução para um novo processo em sua produção: aplicação precisa de uma substância química antimicrobiana em fatias de presunto, peito de peru e mortadela, com o objetivo de aumentar o prazo de validade dos produtos em 45 dias.

Leia Mais

Pulverização na indústria de panificação: como melhorar os processos produtivos?

Por | Alimentos, Panificação | Sem comentários

A pulverização na indústria de panificação tem o potencial de melhorar significativamente os processos produtivos do setor. Há uma série de soluções que envolvem tecnologia de ponta e trazem eficiência e fluidez a diversos gargalos da operação, reduzindo custos, evitando desperdícios de matéria-prima e paradas desnecessárias para a manutenção, garantindo a qualidade do produto que chega ao consumidor, além de boas condições de trabalho aos colaboradores na fábrica.

Diversas etapas dentro do processo de panificação podem se beneficiar de bicos e sistemas de pulverização adequados, fizemos um apanhado de todas elas nesse post.

Leia Mais
pulverização de alta precisão

Indústria alimentícia garante aplicação precisa de antimicrobiano em produto com solução de pulverização de alta precisão

Por | Alimentos, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma empresa brasileira, de reputação consolidada no setor alimentício e pertencente ao grupo líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e aves, precisava de uma solução para um novo processo em sua produção: aplicação precisa de uma substância química antimicrobiana em fatias de presunto, peito de peru e mortadela, com o objetivo de aumentar o prazo de validade dos produtos em 45 dias.

Leia Mais

Otimizando o resfriamento secundário no lingotamento contínuo

Por | Siderurgia | Sem comentários

O resfriamento secundário no lingotamento contínuo é um processo importante. Os bicos de pulverização nessa parte do processo afetam diretamente a solidificação e a qualidade do produto. À medida que as velocidades de lingotamento aumentam e diferentes tipos de aço são produzidos, a flexibilidade e a eficiência do sistema de resfriamento secundário tornam-se ainda mais importantes. Os bicos de pulverização hidráulicos de cone cheio são usados em todos os tipos de máquinas de lingotamento. Eles precisam ser robustos para lidar com o ambiente e manter o desempenho consistente de resfriamento na faixa variação de operação da máquina.

Leia Mais
sistemas de pulverização para resfriamento de gases

Por que apostar em sistemas de pulverização para resfriamento de gases?

Por | Aplicações, Mineração, Petroquímica, Resfriamento de Gases, Siderurgia | Sem comentários

A etapa de resfriamento de gases é muito crítica para siderurgias, mineradoras, fábricas de cimento, incineradoras e outras Indústrias cujos processos envolvem emissão de gases para a atmosfera. Quando não é realizado de maneira eficiente, o resfriamento de gases traz altos custos energéticos e de manutenção, com trocas constantes de mangas e filtros, atrapalhando o fluxo de produção. Usando os sistemas de pulverização adequados nessa etapa, a empresa conseguirá observar claramente alguns benefícios. Vamos entender por quê.

Leia Mais