Category

Açúcar e Etanol

Evite custos desnecessários no reprocessamento de açúcar com dimensionamento certo das flautas na centrífuga

Por | Açúcar e Etanol, Mercados | Sem comentários

O correto dimensionamento das flautas utilizadas nas centrífugas em uma usina é fundamental para a lavagem eficiente do açúcar sem que haja o derretimento dos cristais formados. Trata-se de uma etapa desafiadora porque, se houver derretimento do açúcar, este deverá ser reprocessado, gerando mais custos operacionais, em especial com energia, e prejudicando a produtividade.

Por isso, é fundamental que nessa etapa do processo produtivo, a aplicação de água seja feita na quantidade certa, com distribuição adequada e com a flauta a uma distância satisfatória.

Leia Mais

Redução da contaminação em dornas através de uma assepsia especializada

Por | Açúcar e Etanol, Mercados | Sem comentários

Como reduzir a contaminação em dornas através de uma assepsia especializada?

Na fermentação para a produção de etanol, as impurezas do mosto (areia, terra, bagacilho), a formação de espumas durante o processo e os antiespumantes aplicados contribuem para a incrustação na superfície interna das dornas, o que gera riscos de contaminação por bactérias pela formação de biofilmes. Esses microrganismos multiplicam-se muito rápido e, com o tempo, pode ocorrer uma seleção de bactérias resistentes aos antibióticos. Assim, a produção de etanol e a vitalidade da levedura são prejudicadas.

Leia Mais

Novo sistema de limpeza de tela de filtro de xarope incrementa recuperação em R$125 mil

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema nos bicos autolimpantes

Uma usina de açúcar e etanol usava chuveiros comuns com bicos autolimpantes para limpeza de tela do filtro de xarope. Como havia falhas de cobertura na pulverização, parte das impurezas não eram filtradas para a fabricação do açúcar

Era necessária, portanto, uma solução que realizasse a limpeza sem falhas para máxima filtração do xarope e, assim, aumentar a recuperação de açúcar.

Leia Mais

Usina de açúcar e etanol reduz consumo de água em 60% e elimina problemas de infecção na peneira rotativa

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Para limpar as telas das peneiras rotativas, uma usina de açúcar e etanol utilizava dois chuveiros com bico tipo jato leque, que não possuíam design de autoalinhamento e bom coeficiente de variação, além disso a manutenção periódica era negligenciada.

Havia grande consumo de água e a higienização das telas era ineficiente, o que propiciava a formação de bactérias, que contaminavam o material, gerando perdas de produção.

Leia Mais

Limpeza da tela do filtro prensa: saiba como usina aumentou faturamento anual

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Um comentários

Uma grande usina de açúcar e etanol usava um chuveiro de alta pressão para limpeza da tela do filtro prensa com bicos autolimpantes. A empresa estava insatisfeita com o sistema porque constantemente precisava fazer parada de produção para desobstruir os bicos que entupiam devido ao travamento da mola interna. A parada para manutenção também apresentava risco para o operador, pois era necessário acessar cada bico individualmente para desobstrução.

Leia Mais

Usina do setor sucroenergético reduz de 30 para 10 minutos o tempo de limpeza de dornas ao adotar lavador pneumático

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso, Lavagem de Tanques | Um comentários

Uma grande empresa do setor sucroenergético, que produz e comercializa etanol, açúcar e energia limpa usando biomassa de cana-de-açúcar, enfrentava dificuldades com a limpeza de dornas, que por serem antigas, continham serpentinas dentro. A higienização era deficiente e precisava ser complementada com antibióticos para evitar a infecção no caldo de fermentação. A empresa desejava uma solução para reduzir o tempo de limpeza das dornas utilizando a menor quantidade de água possível.

Leia Mais
Chuveiro com escova

Usina tem incremento médio de R$ 400 mil por milhão de tonelada usando chuveiro com escova na embebição de moenda

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma usina de açúcar e etanol vivia um problema comum entre as indústrias do setor: embebição de moenda desuniforme e ineficiente. É nessa etapa, especificamente, que acontece a retirada do açúcar do bagaço moído e o ideal é que o processo resulte no máximo aproveitamento da matéria-prima. A elevada presença de fibras dificulta o processo. Quando a embebição não acontece por completo, há perdas na extração e prejuízo para a usina. A solução originalmente utilizada pela usina era um tubo furado no último terno da moenda para a embebição.

Leia Mais
pulverização na recuperação de açúcar

Precisa melhorar a recuperação de açúcar? Saiba como a pulverização pode contribuir

Por | Açúcar e Etanol | Sem comentários

A recuperação de açúcar é um dos indicadores de produtividade do setor sucroenergético. Quanto mais uma usina consegue extrair açúcar a partir da matéria-prima, mais eficientes estão seus processos e isso é um ótimo sinal de que a operação está a pleno vapor e de que a lucratividade deve acompanhar esse fluxo.

No entanto, nem sempre a extração é feita em todo o seu potencial. Em muitos desses casos, um sistema adequado de pulverização pode contribuir para melhores resultados não só no em relação à recuperação do açúcar em si, mas em outros aspectos desejáveis na produção como redução do consumo de água e de energia elétrica também, o que melhora os custos operacionais e adequa a empresa às metas de sustentabilidade.

Leia Mais

Como garantir a segurança e combater explosões na movimentação de materiais?

Por | Açúcar e Etanol, Mineração, Prevenção a incêndios, Siderurgia | Sem comentários

Durante a movimentação de materiais particulados em esteiras transportadoras, as empresas lidam com a condição que, mediante uma combinação de fatores, torna a poeira capaz de incendiar e explodir, por isso a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – regularizou a obrigatoriedade de usos de chuveiros automáticos com a NBR 16913.

A adoção de um equipamento adequado proporciona condições de operação e ambiente de trabalho mais seguros, uma vez que o chuveiro automático entra em operação mediante focos de calor evitando que a combinação dos fatores “calor + acúmulo de poeira = incêndio”, podendo ocasionar até explosões.

A Spraying Systems com sua expertise em tamanho de gotas desenvolve soluções apropriadas para diversas atividades industriais, inclusive para controle da poeira gerada no processo de movimentação de materiais, um dos fatores responsáveis por gerar incêndios.

Leia Mais