Nosso compromisso com a sustentabilidade vai além das nossas operações, nosso objetivo é ajudar todos os clientes a alcançarem suas metas de sustentabilidade. Seja reduzindo o consumo de água e energia, utilizando menos matéria-prima, reduzindo scrap, ou ainda diminuindo os riscos e melhorando a segurança dos colaboradores. E tudo isso aliado a retornos financeiros.

Acreditamos que promovendo um ambiente mais seguro e saudável, atitudes positivas são impulsionadas. Mas, para atingir esses objetivos, a Spraying Systems, você e o mundo terão que mudar. É da natureza humana pensar que se o processo está funcionando bem, não há necessidade de realizar mudanças. E você deve estar pensando “Uma mudança provavelmente interromperá meu processo atual, gerará alterações nas programações, necessidade de novo treinamento da equipe, e ainda custará algo para chegar lá. Por que se preocupar? No final é capaz que nem economize tanta água e energia assim”. Em alguns casos essa situação até pode ser verdadeira, mas na maioria das situações você ficará surpreso como pequenas mudanças podem ocasionar grandes resultados. Afinal quantos bicos de pulverização você possui no seu processo? 

Você sabia que um fabricante de papel tem em média 500 bicos somente na área de formação do papel? Já as empresas de panificação e produtos forneados geralmente possuem 150 bicos para aplicação de inibidores de mofo, corte de pães e outras aplicações nas massas. As usinas de energia usam em média 500 bicos, muitos deles são utilizados no processo de resfriamento/lavagem dos gases de escape para manter nosso ar limpo. E temos ainda as empresas alimentícias que podem facilmente possuir mais de 200 bicos spray nas aplicações de limpeza e enxague. 

Diariamente são bilhões de litros de água que passam através dos bicos de pulverização, calculamos que são mais de 189 bilhões de litros d’água diários fluindo através dos bicos Spraying Systems pelo mundo. Então pensamos “Será que todas as empresas estão com seus processos spray funcionando de forma sustentável?”

Acompanhamos um cliente que realizava de forma contínua a limpeza de suas esteiras. Eram utilizados 3 bicos do modelo VeeJet® por esteira, com tempo de operação de 100 H/Semana e cada bico pulverizava 11 litros por minuto. Ao fim de uma semana cada esteira havia consumido mais de 198 mil litros, o equivalente ao consumo de água para duas pessoas em um ano inteiro!

Após diversos testes, os especialistas da Spraying Systems concluíram que para realizar a limpeza dessas esteiras, bicos com vazão de 2,3 litros por minuto poderiam ser utilizados, ou seja, uma vazão 80% menor que a original. Isso resultou numa economia de 156,6 mil litros por semana! Lembrando que esse resultado é somente para uma esteira e o cliente possuía outras 142 com a mesma montagem, ou seja, uma economia total de 22,2 milhões de litros de água por semana, mais de 1,06 bilhões de litros d’água anuais em uma única unidade fabril. 

É um consumo grande de água, e sabemos que há todo um custo associado ao processamento dessa água. Como o cliente utilizava a água para a limpeza, ele ainda precisava aquecê-la para torná-la mais eficaz. A estimativa é que com essa pequena mudança de vazão o cliente economizou, entre consumo de água, processamento e consumo de energia, mais de US$ 4 milhões anuais.

As oportunidades de melhorias sustentáveis estão em diversas partes dos processos industriais: aplicação de químicos, controle de ar, limpeza de tanques, aplicação de detergentes e sanitizantes, entre outros. Conte com a equipe da Spraying Systems para avaliar quais melhorias podem ser implantadas no seu processo.

Especialistas visitam sua empresa e realizam uma avaliação apontando como diminuir o consumo de água e químicos, reduzir o desperdício, melhorar a segurança dos colaboradores e outras melhorias que forem identificadas.

Aproveite nossa expertise em pulverização para tornar seus processos mais econômicos e sustentáveis.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário