Automatizar e otimizar a limpeza de tanques: estratégia para economia de água na indústria

Na sequência de posts que preparamos sobre estratégias para economia de água na indústria, tratamos da escolha de bicos com a vazão certa e da troca de bicos desgastados. A terceira solução é automatizar
e otimizar a limpeza de tanques, misturadores, bombonas e outros equipamentos da fábrica.

Se a sua operação conta com trabalhadores limpando manualmente os tanques ou usa o método de encher e esvaziar, a substituição por lavadores automatizados é uma oportunidade de economizar possivelmente milhões de litros de água por ano.

Se o equipamento automatizado já estiver em uso e ainda assim o consumo de água parecer excessivo, consulte especialistas no assunto. Pode haver novos equipamentos disponíveis capazes de gerar melhores resultados.

Economia com a automatização da limpeza de tanques

Quanto você economizará depende de algumas variáveis como o tipo de material processado e do número e tamanho dos tanques em sua planta. Indústrias de diferentes segmentos têm obtido bons resultados com a automatização, veja alguns exemplos:

Indústria de bebidas

Uma cervejaria substituiu os spray balls para a limpeza de tanques pelo lavador automático e rotativo TankJet® 78 que fez uma cobertura 360º do tanque em apenas três minutos. Com isso, foi possível reduzir o consumo de água de 40 mil litros por hora para 17,5 mil litros por hora.

automatizar-limpeza-tanques-TanKJet 78

Ao trocar spray balls pelo lavador automático e rotativo TankJet 78, cervejaria reduziu em 58%
o consumo de água.

Indústria farmacêutica

Uma farmacêutica precisava resolver problemas de limpeza no tanque de processamento e desejava
um método alternativo aos spray balls para reduzir o consumo de água, o tempo de parada e obter alto padrão de higienização. O lavador TankJet ® AA190 reduziu o volume de água de 2m³ para 0,45 m³
por ciclo de limpeza.

automatizar-limpeza-tanques-TankJet AA190

O lavador TankJet ® AA190 reduziu o volume
de água de 2m³ para 0,45 m³ por ciclo de limpeza em farmacêutica, além de dimunuir o tempo de parada em 80%.

Usina de açúcar

Uma importante usina de cana-de-açúcar no Brasil usava um modelo ultrapassado de lavador de tanques para a limpeza de suas dornas. Devido à higienização ineficiente, era preciso usar uma grande quantidade de antibióticos para controlar a contaminação. Com os lavadores automáticos em atividade, a usina reduziu o consumo de água e energia de bombeamento, pois a limpeza das dornas passou a acontecer
em menos tempo. 

automatizar-limpeza-tanques-TanKJet AA290

Com os lavadores TankJet ® AA290 instalados
em seis dornas, além de economizar água, a usina controlou a contaminação bacteriológica e alcançou eficiência fermentativa acima de 91%.

Os exemplos destacados mostram que há outros benefícios atrelados à automatização além da redução do consumo de água: economia de energia necessária para aquecimento e bombeamento e diminuição
o uso de produtos químicos e o tratamento de águas residuais.

Outro aspecto importante da limpeza automatizada de tanques, em comparação ao método manual,
é o aumento na segurança dos trabalhadores, que não precisam mais entrar em tanques, subir escadas
e manusear equipamentos de limpeza e nem são expostos a produtos químicos de limpeza perigosos
e o risco de queimaduras ou inalação de vapores.

Com essa sequência de posts sobre estratégias de economia de água na indústria, compartilhamos nossas experiências para mostrar que pode haver oportunidades negligenciadas em sua planta e apresentamos algumas ideias fáceis de implementar que podem gerar grandes resultados. Além de ser uma necessidade alinhada às práticas sustentáveis, reduzir o consumo da água é bom para segurança do trabalhador e para seus resultados.

Quer saber mais sobre oportunidades de economia de água na sua operação, seja com a automatização da limpeza de tanques ou outros aspectos? Fale com nossos especialistas.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário