Inovações em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos

O que há de mais inovador em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos? Separamos os pontos mais relevantes da entrevista que o engenheiro da Spraying Systems Austrália, Kerry McPhail, concedeu ao portal Food & Beverage Industry News, abordando os tipos de soluções de spray que funcionam melhor para várias aplicações.

A tecnologia de pulverização é uma parte essencial das operações de fabricação de alimentos e bebidas. É usada para tudo, desde limpar tanques, passando por aplicação de coberturas como óleo e aromatizantes, até higienização de embalagens para vitaminas, por exemplo.

Como Kerry McPhail, engenheiro sênior de vendas da Spraying Systems Co disse à Food & Beverage Industry News, a tecnologia de spray não é uma proposição única. “Nós realmente fazemos mais de 100.000 bicos de pulverização para uso em uma ampla gama de indústrias, incluindo alimentos e bebidas”, explicou.

“Estamos trabalhando continuamente com os clientes na concepção de novos bicos, porque, à medida que os clientes melhoram e expandem seus processos, muitas vezes exigem variações ou melhorias em suas soluções de pulverização”.

McPhail explicou que as panificadoras são grandes usuários da tecnologia de pulverização. Nas operações, usam facas de ar para limpar as bandejas de assar, pistolas elétricas atomizadas para aplicar óleo em bandejas como desmoldantes e também para aplicar coberturas em bolos, rosquinhas, pães e outros produtos.

Na indústria de processamento de carne, as aplicações de tecnologia de pulverização incluem limpeza de carcaças, limpeza de tela, limpeza de botas, refrigeração por pulverização e sanitização das mesas de evisceração. Já nos laticínios, usa-se a tecnologia de pulverização para aplicar conservantes em queijos. Os fabricantes de bebidas usam tecnologia de pulverização para desinfetar garrafas, limpar tanques com soluções cáusticas e assim por diante.

Cada aplicação é única, então para que cada uma delas seja bem realizada deve ser usado um produto especializado. McPhail aponta a seguir uma série de fatores a serem considerados ao usar a tecnologia de pulverização.

Repetibilidade e precisão são dois deles. Por exemplo, os processadores de alimentos costumam usar bicos de pulverização para aplicar vitaminas aos seus produtos. “Elas devem ser pulverizadas na dosagem necessária”, disse McPhail. O uso de tecnologia de pulverização assegura uma cobertura uniforme e precisa do alvo ou produto.

Ao tentar limpar um tanque, você precisa de força e energia para remover o acúmulo de alimentos. Uma névoa com um tamanho de gota muito pequeno não funcionaria para esta tarefa.

Controle de pulverização precisa

Perguntado se existem novas tecnologias que fazem a diferença no mercado, McPhail falou sobre o Controle de Pulverização Precisa (PSC, sigla em inglês), que é frequentemente usado em conjunto com as pistolas de pulverização PulsaJet ® da Spraying Systems Co. “Eu estou na empresa há mais de vinte anos. Eu vi muitas coisas novas na indústria, mas esse tipo de tecnologia sempre faltou”, disse ele.

fabricantes de alimentos

Pistolas de pulverização PulsaJet ® fazendo corte de pães.

Semelhante aos injetores de combustível em veículos a motor, o PSC é uma técnica para controlar um dispositivo, ligando e desligando − ou “pulsando” − muito rapidamente. Permite que os usuários alterem significativamente a vazão automaticamente sem variar o tamanho da gota ou alterar o ângulo e a cobertura do spray.

“Foi muito difícil no passado mudar a vazão por meio da troca da ponta do bico e ainda obter o mesmo resultado no produto”, disse McPhail. “Nós costumávamos fazê-lo no que eu agora chamaria de maneiras muito agrícolas. Se você quisesse mudar a vazão, o melhor bico era um de atomização de ar”.  Esta não foi uma solução adequada porque produziu névoa adicional indesejada.

Em contraste com esta técnica antiga, o PSC permite controlar o ciclo de trabalho da pistola de pulverização por um painel de controle (pode ser ativado e desligado com a frequência de 30 mil vezes por minuto com a tecnologia mais recente). Embora, a olho nu, possa parecer uma pulverização contínua, a pistol de pulverização pode realmente funcionar apenas 5% do tempo.

A ausência de nebulização, juntamente com o fato de que os bicos de pulverização não operam continuamente, significam que o desperdício é minimizado. Além disso, a falta de névoa significa que o excesso de pulverização na máquina circundante também é minimizado. Isso reduz a necessidade de limpeza e custos associados e tempo de inatividade.

Como McPhail apontou, a névoa de óleo pode até afetar a operação elétrica da máquina circundante. Proteger contra isso é outro benefício claro de usar a tecnologia de pulverização.

Aplicações

As pistolas de pulverização PulsaJet® funcionam melhor com aplicações rápidas, complexas, variáveis ou em constante mudança usando líquidos menos viscosos. Por exemplo, elas são recomendadas para a pulverização de agentes antimicrobianos na carne para garantir a segurança alimentar; aplicação de cobertura de ovo ou caramelo; pulverização de desmoldante para melhorar a liberação do molde; e umedecimento de pãezinhos com água para adicionar sementes de gergelim ou outras coberturas.

Kit de pistolas PulsaJet®

Kit de pistolas PulsaJet®, manifold e controlador automático de pulverização.

Quer conhecer melhor as inovações em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos? Fale com nossos especialistas.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário