Category

Mineração

Novo sistema para limpeza das telas dos filtros aumenta em 15% a produtividade em mineradora

Por | Caso de Sucesso, Mineração | Sem comentários

A Herculano Mineração, empresa com mais de 30 anos no ramo de extração, beneficiamento e comércio de ferro e de ferro manganês, passou a utilizar filtros cerâmicos no processo de tratamento de rejeitos, solução inovadora no mercado. Porém, estava enfrentando diversas dificuldades para realizar a limpeza dos discos desses filtros.

A limpeza era diária e levava duas horas para ser realizada manualmente com máquinas de alta pressão. O processo apresentava vários inconvenientes, entre eles, baixa capacidade de utilização dos filtros, que estavam sempre saturados.

A limpeza manual tinha outros empecilhos como demandar seis colaboradores dedicados, manutenção constante das máquinas de alta pressão e elevado consumo de água. Esse alto consumo deixava o produto final com alta umidade, o rejeito com alto teor de minério de ferro e causava o transbordo das bacias de recuperação.

Leia Mais

Sistema de lavagem de minérios reduz 67% de finos no granulado

Por | Caso de Sucesso, Mineração | Sem comentários

Uma mineradora que fornece minério de ferro para o mercado interno e externo e tem alta produção enfrentava problemas em relação ao minério granulado, um de seus principais produtos. O granulado é transportado por 3 km até o local de embarque e o percurso provocava desgastes no minério, aumentando o percentual de finos e diminuindo sua qualidade. 

O granulado, que devia conter de 4% a 8% de finos para atender aos padrões de qualidade, apresentava de 10% a 12%. Para minimizar o problema, antes do embarque, a empresa fazia o repeneiramento e posterior lavagem do minério granulado, de modo a garantir que o teor de finos estivesse dentro dos parâmetros adequados.

Apesar disso, o sistema de lavagem de minério utilizado não estava respondendo de maneira eficiente, pois, além do alto volume de água consumido, os bicos de pulverização ficavam constantemente obstruídos e os jatos não cobriam de maneira uniforme toda a área da peneira.

Leia Mais