Category

Químicos

Fabricante de fertilizantes usa nova tecnologia para queima de enxofre, reduz tempo de manutenção e aumenta a produtividade

Por | Caso de Sucesso, Químicos | Sem comentários

Uma fabricante de fertilizante, uma das maiores multinacionais em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, usava lanças genéricas e antigas para a queima de enxofre e os bicos incrustavam constantemente. Os bicos também sofriam desgaste a ponto de uma vez por semana ser necessária a parada da produção por 4 horas para realizar a desobstrução. Além disso, a cada 40 dias eles precisavam ser substituídos.
A falha na queima de enxofre reduz a produção de ácido sulfúrico e, consequentemente, compromete a produção de fertilizantes, gerando perdas e reduzindo a lucratividade do negócio.

Leia Mais

Sistema automatizado proporciona aplicação uniforme de perfume em detergente em pó e economiza químicos em fabricante de produtos de limpeza

Por | Caso de Sucesso, Químicos, Químicos | Sem comentários

Uma indústria brasileira de produtos de limpeza aplicava perfume em detergente em pó utilizando tubos perfurados com uma bomba que acionava pulsos temporizados. Os tubos de aplicação da fragrância eram dispostos ao longo de uma esteira por meio da qual o produto era transportado. Com esse método, a empresa observava aplicação do químico em quantidade superior à desejada, que era de 35 litros por hora. Os tubos perfurados pulverizavam de 35 a 43 litros por hora e a aplicação não era uniforme. Dessa forma, o aroma ficava concentrado em algumas partes enquanto faltava em outras e o produto com variação era descartado ou reprocessado, aumentando o gasto energético e o tempo de produção. A empresa precisava de uma solução que resolvesse a questão da uniformidade e do desperdício de produto.

Leia Mais

Lanças hidráulicas para queima de enxofre evitam falhas e paradas na produção de fertilizantes

Por | Caso de Sucesso, Químicos, Químicos | Sem comentários

Uma empresa fabricante de fertilizantes necessitava de lanças intercambiáveis para queima de enxofre fundido. As lanças utilizadas apresentavam problemas técnicos e funcionais de desgaste como vazamentos de vapor e falhas na pulverização. A empresa estava sujeita a falhas no processo e até mesmo à parada da planta. Além disso, havia ainda o risco aos operadores, já que a lança operava enxofre fundido a altas temperaturas e pressão, além de vapor.

Leia Mais

Empresa voltada para proteção de cultivos agrícolas reduz pela metade o uso de água na limpeza dos misturadores

Por | Caso de Sucesso, Lavagem de Tanques, Químicos, Químicos | Sem comentários

Uma empresa de atuação global, especializada em sementes e produtos químicos para o agronegócio, utilizava um lavador movido por fluido para a limpeza dos misturadores. O equipamento, no entanto, não realizava uma higienização satisfatória, havia falhas, alto consumo de água e o lavador travava com frequência.

Leia Mais