Category

Açúcar e Etanol

Novo sistema de limpeza de tela de filtro de xarope incrementa recuperação em R$125 mil

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema nos bicos autolimpantes

Uma usina de açúcar e etanol usava chuveiros comuns com bicos autolimpantes para limpeza de tela do filtro de xarope. Como havia falhas de cobertura na pulverização, parte das impurezas não eram filtradas para a fabricação do açúcar

Era necessária, portanto, uma solução que realizasse a limpeza sem falhas para máxima filtração do xarope e, assim, aumentar a recuperação de açúcar.

Leia Mais

Usina de açúcar e etanol reduz consumo de água em 60% e elimina problemas de infecção na peneira rotativa

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Para limpar as telas das peneiras rotativas, uma usina de açúcar e etanol utilizava dois chuveiros com bico tipo jato leque, que não possuíam design de autoalinhamento e bom coeficiente de variação, além disso a manutenção periódica era negligenciada.

Havia grande consumo de água e a higienização das telas era ineficiente, o que propiciava a formação de bactérias, que contaminavam o material, gerando perdas de produção.

Leia Mais

Limpeza da tela do filtro prensa: saiba como usina aumentou faturamento anual

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma grande usina de açúcar e etanol usava um chuveiro de alta pressão para limpeza da tela do filtro prensa com bicos autolimpantes. A empresa estava insatisfeita com o sistema porque constantemente precisava fazer parada de produção para desobstruir os bicos que entupiam devido ao travamento da mola interna. A parada para manutenção também apresentava risco para o operador, pois era necessário acessar cada bico individualmente para desobstrução.

Leia Mais

Usina do setor sucroenergético reduz de 30 para 10 minutos o tempo de limpeza de dornas ao adotar lavador pneumático

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso, Lavagem de Tanques | Sem comentários

Uma grande empresa do setor sucroenergético, que produz e comercializa etanol, açúcar e energia limpa usando biomassa de cana-de-açúcar, enfrentava dificuldades com a limpeza de dornas, que por serem antigas, continham serpentinas dentro. A higienização era deficiente e precisava ser complementada com antibióticos para evitar a infecção no caldo de fermentação. A empresa desejava uma solução para reduzir o tempo de limpeza das dornas utilizando a menor quantidade de água possível.

Leia Mais
Chuveiro com escova

Usina tem incremento médio de R$ 400 mil por milhão de tonelada usando chuveiro com escova na embebição de moenda

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma usina de açúcar e etanol vivia um problema comum entre as indústrias do setor: embebição de moenda desuniforme e ineficiente. É nessa etapa, especificamente, que acontece a retirada do açúcar do bagaço moído e o ideal é que o processo resulte no máximo aproveitamento da matéria-prima. A elevada presença de fibras dificulta o processo. Quando a embebição não acontece por completo, há perdas na extração e prejuízo para a usina. A solução originalmente utilizada pela usina era um tubo furado no último terno da moenda para a embebição.

Leia Mais