Bicos de pulverização com a vazão certa: estratégia de economia de água na indústria

Reduzir o consumo de água é o desafio de todas as indústrias. Fabricantes de alimentos, papel e celulose, químicos e metais primários são grandes consumidoras de água em seus processos produtivos e precisam estar ainda mais atentas. 

Embora muitas empresas foquem no tratamento e reuso como solução tanto econômica quanto ambiental, um olhar atento para outros pontos da operação também contribui para resultados expressivos.

Como especialistas no assunto, podemos afirmar que é comum que uma economia significativa
de água seja observada em decorrência da escolha de bicos de pulverização do tamanho certo e esse
é o primeiro assunto de uma sequência de três posts em que tratamos de estratégias para economia
de água envolvendo soluções de pulverização. As outras duas são a troca de bicos desgastados e a automatização da limpeza de tanques. Vale a pena conferir!

Por que é importante ter bicos com a vazão certa?

Para ter dimensão de como pode ser alto o consumo de água em uma operação, vamos considerar uma situação hipotética com a quantidade de água que flui por um único bico de cone cheio. Para o exemplo, usamos alguns dados do modelo FullJet® H 3/8:

 quantidade-água-bico-cone

Esses números são referentes a um único bico, mas a verdade é que a maioria das indústrias precisa de diversos bicos de pulverização funcionando. Se pensarmos em uma fabricante com 150 bicos FullJet H 3/8 nas condições que definimos acima, chegamos ao consumo estimado de mais de 190 milhões de litros
por ano. 

Veja como uma fabricante de salgadinhos obteve economia expressiva de água ao substituir bicos superdimensionados

Muitas indústrias, de fato, precisam de grandes volumes de água na atividade produtiva, mas já pensou
se uma operação consumir água acima da quantidade necessária devido a uma escolha inadequada do tamanho dos bicos? Era justamente isso que acontecia nas instalações de uma fabricante de salgadinhos fortemente comprometida com a sustentabilidade e com meta de redução do consumo de água em 25% até 2025.

O time da empresa recorreu à Spraying Systems para buscar oportunidades de melhoria. Durante a auditoria inicial em uma das fábricas, nosso especialista observou que os bicos usados para limpar as linhas de chips de milho estavam superdimensionados para a operação. Apesar de eficazes, eles tinham vazão maior do que a necessária para a limpeza. No total, eram 30 plantas operando com bicos superdimensionados.

Ao fazer a substituição dos 10 mil bicos da linha pelos de menor vazão indicados pela Spraying Systems, cada fábrica reduziu o consumo de água de 24,2 milhões de litros para apenas 4,5 milhões de litros por ano. No total, o produtor de salgadinhos conseguiu poupar 1,8 bilhão de litros de água com a nova solução.

Além da redução expressiva no consumo de água, o uso de bicos de tamanho adequado trouxe economia de mais de US$ 3 milhões em água e tratamento de águas residuais e de US$ 7 milhões com aquecimento de água para a limpeza. Com esses resultados, o payback foi obtido em menos de cinco dias.

O case da fabricante de salgadinhos é um exemplo de que há inúmeras oportunidades de se economizar água na atividade industrial. A escolha de bicos do tamanho certo para cada processo é um deles.

Bico-pulverização-tamanho-certo-produtor-salgadinhos

Ao substituir 10 mil bicos de pulverização superdimensionados por bicos com a vazão ideal, produtor de salgadinho obteve economia de 1,8 bilhão de litro de água.

Precisa de ajuda para identificar oportunidades de melhoria no que diz respeito ao consumo de água na sua operação? Fale com os especialistas da Spraying Systems

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário