Category

Aplicações

Tudo o que você precisa saber sobre pulverização para resfriar e condicionar gases

Por | Conceitos de Pulverização, Resfriamento de Gases | Sem comentários

A tecnologia de pulverização é uma das maneiras mais eficazes para condicionar e resfriar gases. De fato, avanços recentes na tecnologia de atomização e a introdução de bicos atomizadores a ar de alta eficiência a tornam uma solução ainda melhor do que era há alguns anos. Usuários em uma ampla variedade de indústrias, incluindo a fabricação de cimento, estão vivenciando ganhos de eficiência, reduções no tempo de manutenção e menor consumo de energia com o uso destes novos bicos atomizadores a ar para resfriamento de gases.seus processos produtivos. A mineração é uma delas. Contar com bons sistemas de controle de pó é fundamental para garantir segurança, saúde e bem-estar aos trabalhadores, controlar a poluição atmosférica e evitar multas ambientais que, além de grandes prejuízos financeiros, podem provocar danos irreversíveis à reputação da empresa.

Há no mercado soluções que fazem o controle efetivo de partículas em suspensão, reduzem a necessidade de limpeza, as paradas para manutenção, o acúmulo de material nos equipamentos da planta, o consumo de água e ainda controlam a taxa de umidade máxima.

Como especialistas no assunto e com um portfólio completo de sistemas de pulverização para controle de pó, preparamos esse material para orientar nas escolhas e apresentar as tecnologias de ponta disponíveis para atender às diversas necessidades da indústria.

Leia Mais

Farmacêutica resolve problemas de limpeza de tanque e reduz tempo de parada em 80%

Por | Caso de Sucesso, Farmacêutico, Farmacêutico, Lavagem de Tanques | Sem comentários

Uma empresa brasileira de soluções farmacêuticas precisava resolver problemas de limpeza tanque de processamento. São dois tanques na operação, cada um com 1900mm de diâmetro e 2790mm de altura. A limpeza era feita anteriormente usando spray balls, mas o processo consumia água em excesso e era demorado. A farmacêutica precisava encontrar um método alternativo de limpeza que reduzisse o uso de água e diminuísse o tempo de parada, ao mesmo tempo que mantivesse o alto padrão de limpeza exigido para a aplicação.

Leia Mais

Inovações em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos

Por | Alimentos, Pulverização Geral | Sem comentários

O que há de mais inovador em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos? Separamos os pontos mais relevantes da entrevista que o engenheiro da Spraying Systems Austrália, Kerry McPhail, concedeu ao portal Food & Beverage Industry News, abordando os tipos de soluções de spray que funcionam melhor para várias aplicações.

A tecnologia de pulverização é uma parte essencial das operações de fabricação de alimentos e bebidas. É usada para tudo, desde limpar tanques, passando por aplicação de coberturas como óleo e aromatizantes, até higienização de embalagens para vitaminas, por exemplo.

Leia Mais

Ao substituir lavador, indústria reduz tempo de parada e consumo de água e energia na limpeza de tanque de corante alimentício

Por | Alimentos, Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso, Lavagem de Tanques | Sem comentários

Padronizar o método de limpeza em três tanques de corantes alimentícios era uma necessidade de uma empresa global de biociência que desenvolve soluções naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. A solução precisava realizar a limpeza efetiva de um tanque de sedimentação e de dois tanques de acidificação. 

Em cada um dos tanques, a empresa utilizava uma técnica de limpeza diferente: em um deles, havia um lavador de outro fabricante que não fornecia impacto suficiente; em outro tanque, o processo era imersão, e, no terceiro tanque, era utilizado uma lavadora de alta pressão tipo WAP. 

A empresa necessitava de um método que atendesse às exigências sanitárias da Norma 3A. Com a nova solução, o cliente também desejava reduzir os tempos dos ciclos de limpeza e controlar o consumo de água. 

Leia Mais

Empresa voltada para proteção de cultivos agrícolas reduz pela metade o uso de água na limpeza dos misturadores

Por | Caso de Sucesso, Lavagem de Tanques, Químicos, Químicos | Sem comentários

Uma empresa de atuação global, especializada em sementes e produtos químicos para o agronegócio, utilizava um lavador movido por fluido para a limpeza dos misturadores. O equipamento, no entanto, não realizava uma higienização satisfatória, havia falhas, alto consumo de água e o lavador travava com frequência.

Leia Mais

Usina do setor sucroenergético reduz de 30 para 10 minutos o tempo de limpeza de dornas ao adotar lavador pneumático

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso, Lavagem de Tanques | Sem comentários

Uma grande empresa do setor sucroenergético, que produz e comercializa etanol, açúcar e energia limpa usando biomassa de cana-de-açúcar, enfrentava dificuldades com a limpeza de dornas, que por serem antigas, continham serpentinas dentro. A higienização era deficiente e precisava ser complementada com antibióticos para evitar a infecção no caldo de fermentação. A empresa desejava uma solução para reduzir o tempo de limpeza das dornas utilizando a menor quantidade de água possível.

Leia Mais
sistemas de pulverização para resfriamento de gases

Por que investir em sistemas de pulverização para resfriamento de gases?

Por | Conceitos de Pulverização, Mineração, Petroquímica, Resfriamento de Gases, Siderurgia | Sem comentários

A etapa de resfriamento de gases é muito crítica para siderurgias, mineradoras, fábricas de cimento, incineradoras e outras Indústrias cujos processos envolvem emissão de gases para a atmosfera. Quando não é realizado de maneira eficiente, o resfriamento de gases traz altos custos energéticos e de manutenção, com trocas constantes de mangas e filtros, atrapalhando o fluxo de produção. Usando os sistemas de pulverização adequados nessa etapa, a empresa conseguirá observar claramente alguns benefícios. Vamos entender por quê.

Leia Mais

Tudo o que você precisa saber sobre pulverização: da escolha até a manutenção

Por | Aplicações, Conceitos de Pulverização, Manutenção, Pulverização Geral | Sem comentários

Bicos e sistemas de pulverização são muito mais do que simples detalhes na atividade industrial. Profissionais envolvidos em qualquer operação que os utilizem poderão constatar que a escolha adequada e os cuidados constantes com eles garantem produtividade, economia de água, energia e insumos, segurança dos trabalhadores e qualidade do produto final.

Com experiência acumulada em mais de 80 anos e tendo levado soluções a mais de 200 diferentes segmentos de indústrias, elaboramos esse post com o objetivo de compartilhar com você tudo sobre pulverização, abordando desde a escolha dos bicos de pulverização até a manutenção, para que você possa fazer o melhor uso possível dos seus equipamentos.

Leia Mais

Como garantir a segurança e combater explosões na movimentação de materiais?

Por | Açúcar e Etanol, Mineração, Prevenção a incêndios, Siderurgia | Sem comentários

Durante a movimentação de materiais particulados em esteiras transportadoras, as empresas lidam com a condição que, mediante uma combinação de fatores, torna a poeira capaz de incendiar e explodir, por isso a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – regularizou a obrigatoriedade de usos de chuveiros automáticos com a NBR 16913.

A adoção de um equipamento adequado proporciona condições de operação e ambiente de trabalho mais seguros, uma vez que o chuveiro automático entra em operação mediante focos de calor evitando que a combinação dos fatores “calor + acúmulo de poeira = incêndio”, podendo ocasionar até explosões.

A Spraying Systems com sua expertise em tamanho de gotas desenvolve soluções apropriadas para diversas atividades industriais, inclusive para controle da poeira gerada no processo de movimentação de materiais, um dos fatores responsáveis por gerar incêndios.

Leia Mais

Por que o bico é importante no seu processo?

Por | Aplicações, Conceitos de Pulverização, Pulverização Geral | Sem comentários

Como especialistas no assunto, podemos afirmar que escolher bicos de pulverização adequados para a operação é muito mais do que um toque final, mas um grande diferencial competitivo para a indústria, pois eles estão diretamente associados à economia de tempo, recursos e qualidade do produto final. Um projeto de pulverização deve começar pela escolha do bico pulverizador.

Leia Mais