Category

Aplicações

Guia prático para a escolha de edutores

Por | Pulverização Geral | Sem comentários

Em algumas atividades industriais, os edutores são peças fundamentais para a operação. O equipamento funciona com o efeito Venturi – fenômeno que ocorre quando o ar flui em maior velocidade ao circular por uma passagem mais estreita, criando assim uma pressão negativa e ocasionando um vácuo parcial que impulsionará o fluido a altas velocidades. O edutor é uma das maneiras mais eficientes de se bombear ou mover líquidos e sólidos em tanques abertos ou fechados ou ainda bombear gases, substituindo com performance superior outras soluções comumente utilizadas para essa finalidade como canos abertos, agitadores de líquidos e bombas.

Leia Mais

Automatizar e otimizar a limpeza de tanques: estratégia para economia de água na indústria

Por | Conceitos de Pulverização, Pulverização Geral, Sustentabilidade | Sem comentários

Na sequência de posts que preparamos sobre estratégias para economia de água na indústria, tratamos da escolha de bicos com a vazão certa e da troca de bicos desgastados. A terceira solução é automatizar e otimizar a limpeza de tanques, misturadores, bombonas e outros equipamentos da fábrica.
Se a sua operação conta com trabalhadores limpando manualmente os tanques ou usa o método de encher e esvaziar, a substituição por lavadores automatizados é uma oportunidade de economizar possivelmente milhões de litros de água por ano. Se o equipamento automatizado já estiver em uso e ainda assim o consumo de água parecer excessivo, consulte especialistas no assunto. Pode haver novos equipamentos disponíveis capazes de gerar melhores resultados.

Leia Mais

Trocar os bicos desgastados: estratégia para a economia de água na indústria

Por | Conceitos de Pulverização, Pulverização Geral, Sustentabilidade | Sem comentários

Indústrias de diferentes segmentos têm o desafio comum de poupar água. Detalhes operacionais que muitas vezes passam despercebidos podem ser responsáveis pelo desperdício. Escolher bicos com a vazão certa proporcionam uma economia significativa e é a primeira estratégia que abordamos em uma sequência de conteúdos sobre o assunto. Nesse post, compartilhamos a segunda dica valiosa: trocar bicos desgastados gera economia de água para a sua operação.
Bicos de pulverização são desenvolvidos para funcionar com alta precisão, mas assim como qualquer equipamento se desgastam com o uso e, quando isso acontece, eles pulverizam além do que deveriam. É importante ter em mente que cada gota pulverizada desnecessariamente é desperdício de água. Vamos fazer uma projeção para entender como isso acontece. Como exemplo, vamos considerar o bico de cone cheio FullJet® H 3/8.

Leia Mais

Bicos de pulverização com a vazão certa: estratégia de economia de água na indústria

Por | Conceitos de Pulverização, Pulverização Geral, Sustentabilidade | Sem comentários

Reduzir o consumo de água é o desafio de todas as indústrias. Fabricantes de alimentos, papel e celulose, químicos e metais primários são grandes consumidoras de água em seus processos produtivos e precisam estar ainda mais atentas.
Embora muitas empresas foquem no tratamento e reuso como solução tanto econômica quanto ambiental, um olhar atento para outros pontos da operação também contribui para resultados expressivos. Como especialistas no assunto, podemos afirmar que é comum que uma economia significativa de água seja observada em decorrência da escolha de bicos de pulverização do tamanho certo e esse é o primeiro assunto de uma sequência de três posts em que tratamos de estratégias para economia de água envolvendo soluções de pulverização. As outras duas são a troca de bicos desgastados e a automatização da limpeza de tanques. Vale a pena conferir!

Leia Mais

Tudo o que você precisa saber sobre pulverização para resfriar e condicionar gases

Por | Conceitos de Pulverização, Resfriamento de Gases | Sem comentários

A tecnologia de pulverização é uma das maneiras mais eficazes para condicionar e resfriar gases. De fato, avanços recentes na tecnologia de atomização e a introdução de bicos atomizadores a ar de alta eficiência a tornam uma solução ainda melhor do que era há alguns anos. Usuários em uma ampla variedade de indústrias, incluindo a fabricação de cimento, estão vivenciando ganhos de eficiência, reduções no tempo de manutenção e menor consumo de energia com o uso destes novos bicos atomizadores a ar para resfriamento de gases.seus processos produtivos. A mineração é uma delas. Contar com bons sistemas de controle de pó é fundamental para garantir segurança, saúde e bem-estar aos trabalhadores, controlar a poluição atmosférica e evitar multas ambientais que, além de grandes prejuízos financeiros, podem provocar danos irreversíveis à reputação da empresa.

Há no mercado soluções que fazem o controle efetivo de partículas em suspensão, reduzem a necessidade de limpeza, as paradas para manutenção, o acúmulo de material nos equipamentos da planta, o consumo de água e ainda controlam a taxa de umidade máxima.

Como especialistas no assunto e com um portfólio completo de sistemas de pulverização para controle de pó, preparamos esse material para orientar nas escolhas e apresentar as tecnologias de ponta disponíveis para atender às diversas necessidades da indústria.

Leia Mais

Farmacêutica resolve problemas de limpeza de tanque e reduz tempo de parada em 80%

Por | Caso de Sucesso, Farmacêutico, Farmacêutico, Lavagem de Tanques | Sem comentários

Uma empresa brasileira de soluções farmacêuticas precisava resolver problemas de limpeza tanque de processamento. São dois tanques na operação, cada um com 1900mm de diâmetro e 2790mm de altura. A limpeza era feita anteriormente usando spray balls, mas o processo consumia água em excesso e era demorado. A farmacêutica precisava encontrar um método alternativo de limpeza que reduzisse o uso de água e diminuísse o tempo de parada, ao mesmo tempo que mantivesse o alto padrão de limpeza exigido para a aplicação.

Leia Mais

Inovações em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos

Por | Alimentos, Pulverização Geral | Sem comentários

O que há de mais inovador em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos? Separamos os pontos mais relevantes da entrevista que o engenheiro da Spraying Systems Austrália, Kerry McPhail, concedeu ao portal Food & Beverage Industry News, abordando os tipos de soluções de spray que funcionam melhor para várias aplicações.

A tecnologia de pulverização é uma parte essencial das operações de fabricação de alimentos e bebidas. É usada para tudo, desde limpar tanques, passando por aplicação de coberturas como óleo e aromatizantes, até higienização de embalagens para vitaminas, por exemplo.

Leia Mais

Ao substituir lavador, indústria reduz tempo de parada e consumo de água e energia na limpeza de tanque de corante alimentício

Por | Alimentos, Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso, Lavagem de Tanques | Sem comentários

Padronizar o método de limpeza em três tanques de corantes alimentícios era uma necessidade de uma empresa global de biociência que desenvolve soluções naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. A solução precisava realizar a limpeza efetiva de um tanque de sedimentação e de dois tanques de acidificação. 

Em cada um dos tanques, a empresa utilizava uma técnica de limpeza diferente: em um deles, havia um lavador de outro fabricante que não fornecia impacto suficiente; em outro tanque, o processo era imersão, e, no terceiro tanque, era utilizado uma lavadora de alta pressão tipo WAP. 

A empresa necessitava de um método que atendesse às exigências sanitárias da Norma 3A. Com a nova solução, o cliente também desejava reduzir os tempos dos ciclos de limpeza e controlar o consumo de água. 

Leia Mais

Empresa voltada para proteção de cultivos agrícolas reduz pela metade o uso de água na limpeza dos misturadores

Por | Caso de Sucesso, Lavagem de Tanques, Químicos, Químicos | Sem comentários

Uma empresa de atuação global, especializada em sementes e produtos químicos para o agronegócio, utilizava um lavador movido por fluido para a limpeza dos misturadores. O equipamento, no entanto, não realizava uma higienização satisfatória, havia falhas, alto consumo de água e o lavador travava com frequência.

Leia Mais

Usina do setor sucroenergético reduz de 30 para 10 minutos o tempo de limpeza de dornas ao adotar lavador pneumático

Por | Açúcar e Etanol, Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso, Lavagem de Tanques | Sem comentários

Uma grande empresa do setor sucroenergético, que produz e comercializa etanol, açúcar e energia limpa usando biomassa de cana-de-açúcar, enfrentava dificuldades com a limpeza de dornas, que por serem antigas, continham serpentinas dentro. A higienização era deficiente e precisava ser complementada com antibióticos para evitar a infecção no caldo de fermentação. A empresa desejava uma solução para reduzir o tempo de limpeza das dornas utilizando a menor quantidade de água possível.

Leia Mais