Category

Siderurgia

Siderúrgica elimina problemas de oxidação em tubos com pulverização precisa

Por | Caso de Sucesso, Siderurgia | Sem comentários

Uma indústria de tubos de aço enfrentava problemas com a oxidação dos tubos de aço carbono durante a estocagem, pois não contava com um controle de pulverização precisa. 

O processo de aplicação do óleo protetivo consistia em passar cada tubo por esponjas embebidas no líquido. Como essa aplicação não era uniforme, os pontos que ficavam sem cobertura oxidavam, comprometendo a qualidade do produto final. 

A oxidação se tornava um motivo para que os clientes da empresa recusassem o material, gerando prejuízos à siderúrgica. Além disso, com a aplicação irregular, o óleo sujava o chão e colocava os funcionários em risco de quedas.

Leia Mais

Siderúrgica economiza 80 mil dólares com novos bicos de descarepação

Por | Caso de Sucesso, Siderurgia | Sem comentários

Problema: entupimento dos bicos de pulverização de alta pressão

Uma usina de aço totalmente integrada nos EUA fabrica produtos laminados a quente, laminados a frio e revestidos. Como toda siderúrgica, a usina precisa de bicos de descarepação para remover a carepa formada na superfície do aço nas operações de laminação.

Os bicos de pulverização de alta pressão usados anteriormente não proporcionavam uma boa descarepação, entupiam frequentemente e produziam padrões de pulverização desiguais, contribuindo para problemas de qualidade custosos. 

Além disso, os filtros dos bicos colapsavam, caiam e ficavam alojados no manifold de descarepação. Era necessário tempo de manutenção adicional para remover as peças quebradas. 

Como a durabilidade dos bicos era inconstante, não era possível determinar um intervalo apropriado para substituição. Por isso, a usina substituía os bicos prematuramente para evitar problemas de qualidade causados por uma possível pulverização irregular. 

Leia Mais

Siderúrgica aumenta em 30% a velocidade do lingotamento com novo projeto de pulverização

Por | Caso de Sucesso, Siderurgia, Siderurgia | Sem comentários

Vislumbrando o reaquecimento do mercado e a necessidade de aumento de produção, uma siderúrgica nacional iniciou um estudo para desenvolver um projeto de pulverização que viabilizasse o aumento de velocidade do lingotamento contínuo.

Havia limitações do projeto original da máquina e as novas condições do processo exigiam velocidades maiores, a siderúrgica solicitou a ajuda da Spraying Systems para o desenvolvimento de um novo sistema para o resfriamento em zonas.

Leia Mais

Siderúrgica aprimora resfriamento de gases após o desenvolvimento de bicos específicos para o processo

Por | Caso de Sucesso, Siderurgia, Siderurgia | Sem comentários

Uma joint venture binacional da área siderúrgica, voltada à produção de laminados de alta qualidade para as indústrias de óleo & gás, veículos e construção civil, necessitava de uma solução para o resfriamento de gases do sistema EVC, gerado pelos conversores da aciaria de aços longos.  

Nessa etapa de produção, era usado um bico atomizador importado da China com utilização de vapor e nitrogênio de dupla vazão, mas eles causavam problemas, como desgaste prematuro dos bicos, longa parada para troca, alto custo de estabilização e parada da aciaria devido à deficiência no resfriamento dos gases, além de problemas ambientais, como vazamentos para a atmosfera. Outro fator que complicava o processo de resfriamento de gases do cliente era o fato de a fabricante chinesa vender os bicos em conjunto com as lanças, sendo impossível para a siderúrgica comprar apenas os bicos para substituir os que estavam desgastados. 

Leia Mais