Uma multinacional do setor de grãos e cereais enfrentava dificuldades no descarregamento de grãos no tombador devido ao acúmulo persistente nos chassis dos treminhões, resultando em perdas significativas e problemas ambientais. Após análises e testes locais, a solução proposta pela Spraying Systems, que consistia na instalação de bicos de ar com juntas ajustáveis, resolveu o problema, aumentando a produtividade em 40%, reduzindo o tempo de parada e as perdas de grãos. Com um retorno sobre o investimento (ROI) de R$ 70.000 em apenas um mês, a eficácia da solução foi comprovada, destacando-se como uma oportunidade de sucesso para enfrentar desafios semelhantes.
Carnes industrializadas e embutidos são produtos sensíveis que exigem das fabricantes atenção máxima no processo de produção, embalagem e distribuição. Para garantir a boa conservação e a qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor, a indústria deve ser cautelosa na etapa de aplicação de antimicrobiano.
Resumidamente, os agentes antimicrobianos são substâncias químicas e naturais que inibem o crescimento de microrganismos. Aplicá-los em carnes industrializadas e embutidos que passam por processo de esterilização traz benefícios como a melhoria da segurança alimentar, o aumento do prazo
de validade do produto, a possibilidade de comunicação de rótulo limpo, a melhoria na satisfação do consumidor final, além da redução das inspeções e dos custos operacionais.
Diversas etapas da atividade produtiva de uma panificadora podem ser beneficiadas com o que há de mais moderno e eficiente em tecnologia de pulverização para panificação. Da aplicação de desmoldante nas formas ao corte de pão, passando pela umidificação do ambiente, um aspecto importante para esse tipo de produção, há uma solução de pulverização que pode melhorar significativamente os processos.
Uma grande empresa internacional de processamento de carne bovina precisava resfriar as carcaças de maneira mais eficiente. O processo, que envolve a pulverização das carcaças com mais de 189 mil litros de água gelada durante um período de 18 a 20 horas, é realizado para evitar a perda e o encolhimento de peso.
O sistema utilizado não fazia a cobertura completa das carcaças e exigia longos períodos de resfriamento. Como resultado, a massa e o tamanho da carcaça eram reduzidos, causando perdas desnecessárias de receita. Além disso, o excesso de névoa gerado pelo sistema de pulverização criava um acúmulo de gelo nos trilhos e na estrutura da instalação. Os bicos exigiam manutenção frequente e monitoramento constante para manter a capacidade de operação e segurança das salas de resfriamento.
O frigorífico buscou um sistema de pulverização melhor para aumentar a eficiência da sala de resfriamento, garantir a cobertura completa da carcaça e diminuir as necessidades de manutenção.
O que há de mais inovador em tecnologia de pulverização para fabricantes de alimentos? Separamos os pontos mais relevantes da entrevista que o engenheiro da Spraying Systems Austrália, Kerry McPhail, concedeu ao portal Food & Beverage Industry News, abordando os tipos de soluções de spray que funcionam melhor para várias aplicações.
A tecnologia de pulverização é uma parte essencial das operações de fabricação de alimentos e bebidas. É usada para tudo, desde limpar tanques, passando por aplicação de coberturas como óleo e aromatizantes, até higienização de embalagens para vitaminas, por exemplo.
Padronizar o método de limpeza em três tanques de corantes alimentícios era uma necessidade de uma empresa global de biociência que desenvolve soluções naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. A solução precisava realizar a limpeza efetiva de um tanque de sedimentação e de dois tanques de acidificação.
Em cada um dos tanques, a empresa utilizava uma técnica de limpeza diferente: em um deles, havia um lavador de outro fabricante que não fornecia impacto suficiente; em outro tanque, o processo era imersão, e, no terceiro tanque, era utilizado uma lavadora de alta pressão tipo WAP.
A empresa necessitava de um método que atendesse às exigências sanitárias da Norma 3A. Com a nova solução, o cliente também desejava reduzir os tempos dos ciclos de limpeza e controlar o consumo de água.
Um frigorífico líder em produtos de carne bovina embalada precisava pulverizar água fria de forma intermitente em carcaças frescas dentro da área inicial de resfriamento de carcaça de sua planta, também conhecida como “caixa quente”.
Esse processo, que normalmente é realizado por cerca de 14 horas, esfria as carcaças, minimiza o encolhimento da peça e ajuda a impedir o crescimento de patógenos. Os bicos usados anteriormente criavam névoa e condensação excessivas, o que fazia com que acumulasse água e congelasse os trilhos e bicos. Os bicos também estavam sendo atingidos por carcaças em movimento ao longo dos trilhos, deslocando os jatos de pulverização do alvo ou danificando os bicos. Esse inconveniente exigia manutenção frequente, reposição e parada da produção.
Mais importante: todas as alterações precisavam ser realizadas mantendo os parâmetros aceitáveis de contração/ondulação. O frigorífico buscou um novo sistema de pulverização que mantivesse o consumo de água dentro das caixas quentes nos níveis existentes ou abaixo dele e eliminasse problemas de acúmulo de água e congelamento. O controle de temperatura das carcaças também os ajudaria a evitar possíveis problemas de conformidade regulatória ou de riscos biológicos relacionados à contaminação ou crescimento bacteriano.
Uma empresa brasileira, de reputação consolidada no setor alimentício e pertencente ao grupo líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e aves, precisava de uma solução para um novo processo em sua produção: aplicação precisa de uma substância química antimicrobiana em fatias de presunto, peito de peru e mortadela, com o objetivo de aumentar o prazo de validade dos produtos em 45 dias.
A pulverização na indústria de panificação tem o potencial de melhorar significativamente os processos produtivos do setor. Há uma série de soluções que envolvem tecnologia de ponta e trazem eficiência e fluidez a diversos gargalos da operação, reduzindo custos, evitando desperdícios de matéria-prima e paradas desnecessárias para a manutenção, garantindo a qualidade do produto que chega ao consumidor, além de boas condições de trabalho aos colaboradores na fábrica.
Diversas etapas dentro do processo de panificação podem se beneficiar de bicos e sistemas de pulverização adequados, fizemos um apanhado de todas elas nesse post.
Uma empresa brasileira, de reputação consolidada no setor alimentício e pertencente ao grupo líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e aves, precisava de uma solução para um novo processo em sua produção: aplicação precisa de uma substância química antimicrobiana em fatias de presunto, peito de peru e mortadela, com o objetivo de aumentar o prazo de validade dos produtos em 45 dias.