Category

Conceitos de Pulverização

Tudo o que você precisa saber sobre pulverização para resfriar e condicionar gases

Por | Conceitos de Pulverização, Resfriamento de Gases | Sem comentários

A tecnologia de pulverização é uma das maneiras mais eficazes para condicionar e resfriar gases. De fato, avanços recentes na tecnologia de atomização e a introdução de bicos atomizadores a ar de alta eficiência a tornam uma solução ainda melhor do que era há alguns anos. Usuários em uma ampla variedade de indústrias, incluindo a fabricação de cimento, estão vivenciando ganhos de eficiência, reduções no tempo de manutenção e menor consumo de energia com o uso destes novos bicos atomizadores a ar para resfriamento de gases.seus processos produtivos. A mineração é uma delas. Contar com bons sistemas de controle de pó é fundamental para garantir segurança, saúde e bem-estar aos trabalhadores, controlar a poluição atmosférica e evitar multas ambientais que, além de grandes prejuízos financeiros, podem provocar danos irreversíveis à reputação da empresa.

Há no mercado soluções que fazem o controle efetivo de partículas em suspensão, reduzem a necessidade de limpeza, as paradas para manutenção, o acúmulo de material nos equipamentos da planta, o consumo de água e ainda controlam a taxa de umidade máxima.

Como especialistas no assunto e com um portfólio completo de sistemas de pulverização para controle de pó, preparamos esse material para orientar nas escolhas e apresentar as tecnologias de ponta disponíveis para atender às diversas necessidades da indústria.

Leia Mais

Pulverização para controle de pó: conheça o que há de mais inovador e eficiente

Por | Conceitos de Pulverização, Mineração | Sem comentários

Diversas atividades industriais geram poeira em seus processos produtivos. A mineração é uma delas. Contar com bons sistemas de controle de pó é fundamental para garantir segurança, saúde e bem-estar aos trabalhadores, controlar a poluição atmosférica e evitar multas ambientais que, além de grandes prejuízos financeiros, podem provocar danos irreversíveis à reputação da empresa.

Há no mercado soluções que fazem o controle efetivo de partículas em suspensão, reduzem a necessidade de limpeza, as paradas para manutenção, o acúmulo de material nos equipamentos da planta, o consumo de água e ainda controlam a taxa de umidade máxima.

Como especialistas no assunto e com um portfólio completo de sistemas de pulverização para controle de pó, preparamos esse material para orientar nas escolhas e apresentar as tecnologias de ponta disponíveis para atender às diversas necessidades da indústria.

Leia Mais
pulverização na recuperação de açúcar

Precisa melhorar a recuperação de açúcar? Saiba como a pulverização pode contribuir

Por | Açúcar e Etanol, Conceitos de Pulverização | Sem comentários

A recuperação de açúcar é um dos indicadores de produtividade do setor sucroenergético. Quanto mais uma usina consegue extrair açúcar a partir da matéria-prima, mais eficientes estão seus processos e isso é um ótimo sinal de que a operação está a pleno vapor e de que a lucratividade deve acompanhar esse fluxo.

No entanto, nem sempre a extração é feita em todo o seu potencial. Em muitos desses casos, um sistema adequado de pulverização pode contribuir para melhores resultados não só no em relação à recuperação do açúcar em si, mas em outros aspectos desejáveis na produção como redução do consumo de água e de energia elétrica também, o que melhora os custos operacionais e adequa a empresa às metas de sustentabilidade.

Leia Mais
sistemas de pulverização para resfriamento de gases

Por que investir em sistemas de pulverização para resfriamento de gases?

Por | Conceitos de Pulverização, Mineração, Petroquímica, Resfriamento de Gases, Siderurgia | Sem comentários

A etapa de resfriamento de gases é muito crítica para siderurgias, mineradoras, fábricas de cimento, incineradoras e outras Indústrias cujos processos envolvem emissão de gases para a atmosfera. Quando não é realizado de maneira eficiente, o resfriamento de gases traz altos custos energéticos e de manutenção, com trocas constantes de mangas e filtros, atrapalhando o fluxo de produção. Usando os sistemas de pulverização adequados nessa etapa, a empresa conseguirá observar claramente alguns benefícios. Vamos entender por quê.

Leia Mais

Tudo o que você precisa saber sobre pulverização: da escolha até a manutenção

Por | Aplicações, Conceitos de Pulverização, Manutenção, Pulverização Geral | Sem comentários

Bicos e sistemas de pulverização são muito mais do que simples detalhes na atividade industrial. Profissionais envolvidos em qualquer operação que os utilizem poderão constatar que a escolha adequada e os cuidados constantes com eles garantem produtividade, economia de água, energia e insumos, segurança dos trabalhadores e qualidade do produto final.

Com experiência acumulada em mais de 80 anos e tendo levado soluções a mais de 200 diferentes segmentos de indústrias, elaboramos esse post com o objetivo de compartilhar com você tudo sobre pulverização, abordando desde a escolha dos bicos de pulverização até a manutenção, para que você possa fazer o melhor uso possível dos seus equipamentos.

Leia Mais

Como identificar problemas no bico de pulverização?

Por | Conceitos de Pulverização, Indústria em geral, Manutenção | 2 Comentários

Todos os equipamentos em funcionamento na indústria estão sujeitos a desgastes, os bicos de pulverização, peças mecânicas de precisão, não são diferentes. Evidentemente, problemas nos bicos de pulverização devido ao desgaste natural pelo uso podem aparecer e gerar situações indesejadas, como paradas imprevistas ou prolongadas, comprometendo a produtividade.

Algumas inconformidades nos bicos de pulverização são muito fáceis de serem detectadas, especialmente quando os impactos do funcionamento irregular são observados no controle de qualidade ou quando demandam tempo de manutenção maior do que o idealmente necessário. Outros sintomas de que há algo errado costumam ficar camuflados, mas, como especialistas no assunto, enfatizamos que os inconvenientes de ter bicos funcionando com performance comprometida uma hora aparecem. Por isso, o quanto antes você puder detectá-los, melhor.

Leia Mais

Secagem de levedura: dobre a capacidade pela metade do investimento em uma torre

Por | Açúcar e Etanol, Conceitos de Pulverização | Sem comentários

A secagem de levedura costuma ser uma etapa complexa nas usinas de açúcar e etanol. Os equipamentos comumente utilizados, os evaporadores tubulares convencionais (contínuos ou em bateladas) com circulação forçada e filme ascendente ou descendente, são bem-sucedidos com uma variedade de materiais. Porém, eles não são eficazes para líquidos sensíveis ao calor, viscosos, incrustantes, com presença de sólidos e com alto ponto de ebulição, como é o caso da levedura.

O equipamento costuma gerar alguns problemas operacionais com os quais você possivelmente já se deparou como a degradação das proteínas, devido ao longo tempo de residência, incrustação da superfície de transferência de calor, entupimento ou obstrução dos tubos, baixo coeficiente de transferência de calor e perda de carga devido à alta viscosidade.

Para obter alta concentração, total termólise e desalcoolização econômica e eficiente de leveduras, é importante usar nessa etapa o que a tecnologia traz de melhor no sentido de eliminar esses inconvenientes ao longo do processo.

Leia Mais

Conheça os acessórios de pulverização que otimizam a sua produção

Por | Conceitos de Pulverização | Sem comentários

Como especialistas no assunto, sempre reforçamos a importância dos bicos e sistemas de pulverização para a atividade industrial. A manutenção adequada deles é um aspecto básico muito importante, mas há ainda outro elemento que contribui muito para a boa performance dos equipamentos que você tem na sua operação: os acessórios de pulverização.

Sabendo da importância dos acessórios para a otimização das soluções de pulverização, a Spraying Systems conta com uma ampla gama deles no portfólio. Entre outros benefícios, eles facilitam a instalação e permitem o monitoramento e controle das atividades. Conheça detalhadamente os acessórios capazes de turbinar seus sistemas de pulverização.

Leia Mais

Bicos atomizadores e bicos hidráulicos: entenda a diferença entre eles

Por | Conceitos de Pulverização | Sem comentários

Quando enfatizamos que os bicos de pulverização são equipamentos de extrema importância para a atividade industrial e que a escolha do equipamento adequado fará toda diferença na sua produção, uma das grandes dúvidas que surge é em relação aos dois grandes grupos: bicos atomizadores e bicos hidráulicos. Esse post é para explicar as diferenças entre eles.

Primeiro, é preponderante saber que a função de ambos é quebrar a solução pulverizada em partículas menores, minúsculas em alguns casos. Para chegar ao tamanho de gota ideal para a aplicação na qual serão utilizados, tanto o bico atomizador quanto o bico hidráulico realizarão o processo de atomização, que começa ao forçar o líquido por um bocal.

A primeira grande diferença entre eles é justamente o sistema usado para se chegar nesse objetivo. Os bicos hidráulicos precisam da pressão do fluido para funcionar enquanto os bicos atomizadores utilizam também ar comprimido. A energia potencial do líquido, medida como pressão de líquido para os bicos hidráulicos ou pressão de líquido e ar para os bicos atomizadores, em conjunto com o design do bocal, faz com que o líquido surja primeiro em pequenos ligamentos que se quebrarão em pedaços ainda menores, que são o que chamamos de gotas ou partículas líquidas.

Leia Mais

Por que é fundamental cuidar da manutenção do bico de pulverização?

Por | Conceitos de Pulverização, Manutenção, Sem categoria | Sem comentários

Já explicamos aqui no blog a importância da escolha dos bicos adequados para a sua operação. Agora, nesse post, vamos tratar de outro assunto que fará toda a diferença para a fluidez da sua produção: a manutenção do bico de pulverização.

Mesmo que você tenha acertado na escolha dos bicos e sistemas de pulverização, é necessário saber que a manutenção é indispensável para o alto desempenho deles. Ao longo do tempo, os bicos, como qualquer outro equipamento que é usado com frequência, sofrem desgastes por diversos fatores como entupimento, abrasão, corrosão e até manutenção indevida.

Leia Mais