Category

Caso de Sucesso

Fabricante de latas aumenta receita em US$ 4,2 milhões ao ano com sistema de pulverização

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso, Embalagens | Sem comentários

Um fabricante de latas que buscava expandir seus negócios internacionalmente precisava de um sistema de pulverização que aplicasse uma película protetiva no exterior das latas para evitar que o material sofresse corrosão durante a exportação.

Anteriormente, somente o interior das latas era protegido, pois todos os embarques eram domésticos e a exposição a condições ambientais adversas, como água salgada, era mínima. Sem uma solução eficiente, a empresa não conseguia atender o vasto mercado internacional.

Leia Mais

Sistema spray reduz 90% de emissão de pó no transporte de grãos

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Um terminal logístico brasileiro precisava reduzir a emissão de pó no transporte de grãos. Durante o manuseio para o deslocamento da carga em navio após a estocagem, a movimentação dos grãos de milho, soja e rações gerava muita poeira no meio ambiente.

O excesso de pó produzido tornava a empresa passível de multa ambiental, além de prejudicar a qualidade do ar no local de trabalho e arredores.  

Leia Mais

Cervejaria reduz 58% no consumo de água para lavagem de tanques ‌ ‌

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Um‌ ‌fabricante‌ ‌de‌ ‌cervejas‌ ‌utilizava‌ ‌spray‌ ‌balls (lavadores‌ ‌estacionários) para‌ ‌a‌ ‌limpeza‌ ‌de‌ ‌33‌ ‌tanques‌ ‌em‌ ‌sua‌ ‌planta.‌ Cada‌ ‌spray‌ ‌ball‌ ‌consumia‌ ‌aproximadamente‌ ‌40‌ ‌mil‌ ‌litros‌ de‌ ‌água‌ ‌por‌ ‌hora‌ ‌e‌ ‌1.200‌ ‌litros‌ ‌de‌ ‌produtos‌ ‌químicos.‌ ‌O‌ ‌desejo‌ ‌do‌ ‌cliente‌ ‌era‌ ‌contar com um ‌sistema‌ ‌de‌ ‌lavagem‌ de ‌tanques‌ ‌que‌ ‌pudesse‌ ‌melhorar‌ a‌ ‌qualidade‌ ‌da‌ ‌higienização‌, assim como ‌reduzir‌ ‌o‌ consumo‌ ‌de‌ ‌água‌ ‌e‌ ‌químicos.‌ ‌ ‌

Leia Mais

Usina eleva produtividade em 115 toneladas com flautas para centrífuga com CV ideal

Por | Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma usina enfrentava problemas com a lavagem de açúcar em suas dez centrífugas. Entre as falhas no processo estavam a dissolução excessiva pelo derretimento dos cristais formados e a irregularidade na coloração do açúcar cristal produzido. As flautas para centrífugas, utilizadas para lavagem e separação do mel, eram produzidas internamente e careciam de: conhecimento de pulverização precisa, coeficiente de variação (CV), posicionamento correto dos bicos, distribuição uniforme da água e capacidade adequada para o processo de produção.

Leia Mais

Produtor de salgadinhos poupa 1,8 bilhão de litros de água com novos bicos de pulverização

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Meta de sustentabilidade: reduzir 25% do uso de água até 2025

Quando um dos principais produtores de salgadinhos, que possui forte compromisso com a sustentabilidade, recorreu à Spraying Systems em busca de oportunidades de economia, ninguém poderia imaginar que a solução que levaria a empresa a poupar US$ 10 milhões estaria nos bicos de pulverização.

A fabricante tinha como meta de sustentabilidade reduzir o consumo de água em 25% até 2025. Afinal, a indústria de processamento de alimentos é uma das que apresentam maior consumo de água, recurso usado durante o processamento e na limpeza e sanitização.

Leia Mais

Siderúrgica economiza 80 mil dólares com novos bicos de descarepação

Por | Caso de Sucesso, Siderurgia | Sem comentários

Problema: entupimento dos bicos de pulverização de alta pressão

Uma usina de aço totalmente integrada nos EUA fabrica produtos laminados a quente, laminados a frio e revestidos. Como toda siderúrgica, a usina precisa de bicos de descarepação para remover a carepa formada na superfície do aço nas operações de laminação.

Os bicos de pulverização de alta pressão usados anteriormente não proporcionavam uma boa descarepação, entupiam frequentemente e produziam padrões de pulverização desiguais, contribuindo para problemas de qualidade custosos. 

Além disso, os filtros dos bicos colapsavam, caiam e ficavam alojados no manifold de descarepação. Era necessário tempo de manutenção adicional para remover as peças quebradas. 

Como a durabilidade dos bicos era inconstante, não era possível determinar um intervalo apropriado para substituição. Por isso, a usina substituía os bicos prematuramente para evitar problemas de qualidade causados por uma possível pulverização irregular. 

Leia Mais

Empresa melhora qualidade de drageados com sistema de aplicação precisa de coberturas viscosas

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema: baixa produtividade com processo manual de revestimento

Uma fabricante de confeitos, que não contava com um sistema de aplicação precisa de coberturas viscosas, revestia produtos, como amêndoas, de forma manual: o chocolate era aquecido e derramado diretamente na drageadeira utilizando-se uma caneca.

Leia Mais

Sistema de lavagem de minérios reduz 67% de finos no granulado

Por | Caso de Sucesso, Mineração | Sem comentários

Uma mineradora que fornece minério de ferro para o mercado interno e externo e tem alta produção enfrentava problemas em relação ao minério granulado, um de seus principais produtos. O granulado é transportado por 3 km até o local de embarque e o percurso provocava desgastes no minério, aumentando o percentual de finos e diminuindo sua qualidade. 

O granulado, que devia conter de 4% a 8% de finos para atender aos padrões de qualidade, apresentava de 10% a 12%. Para minimizar o problema, antes do embarque, a empresa fazia o repeneiramento e posterior lavagem do minério granulado, de modo a garantir que o teor de finos estivesse dentro dos parâmetros adequados.

Apesar disso, o sistema de lavagem de minério utilizado não estava respondendo de maneira eficiente, pois, além do alto volume de água consumido, os bicos de pulverização ficavam constantemente obstruídos e os jatos não cobriam de maneira uniforme toda a área da peneira.

Leia Mais

Sistema de Pulverização reduz 40% de aplicação de cola em rabicho de papel

Por | Caso de Sucesso, Papel & Celulose, Papel e Celulose | Sem comentários

A aplicação de cola em rabicho na indústria papeleira é uma etapa complexa, pois exige que o insumo seja aplicado sobre o material na quantidade ideal para evitar a colagem de várias folhas, causando incômodo ao cliente final.

Uma empresa brasileira fabricante de papel utilizava no processo bicos que sofriam constantemente com entupimentos, e um tanque pressurizado que exigia abastecimento manual. A falta de controle no processo resultava na baixa qualidade final do produto, perda de produção e, consequentemente, de faturamento.

Leia Mais

Multinacional de alimentos economiza energia na limpeza de bandejas

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso, Panificação | Sem comentários

Uma multinacional alimentícia encontrava-se com três grandes problemas no processo de produção de pães.

• As bandejas eram limpas por intermédio de um soprador de ar sem controle, fazendo com que girassem na esteira e alterassem suas posições iniciais. 

• O processo apresentava um alto consumo de energia. 

• A limpeza não era uniforme, deixando migalhas de pães nas bandejas.

Leia Mais