Uma multinacional do setor de grãos e cereais enfrentava dificuldades no descarregamento de grãos no tombador devido ao acúmulo persistente nos chassis dos treminhões, resultando em perdas significativas e problemas ambientais. Após análises e testes locais, a solução proposta pela Spraying Systems, que consistia na instalação de bicos de ar com juntas ajustáveis, resolveu o problema, aumentando a produtividade em 40%, reduzindo o tempo de parada e as perdas de grãos. Com um retorno sobre o investimento (ROI) de R$ 70.000 em apenas um mês, a eficácia da solução foi comprovada, destacando-se como uma oportunidade de sucesso para enfrentar desafios semelhantes.
Multinacional americana precisava de mais controle na aplicação de cola em papel higiênico de folha dupla
Uma multinacional americana fabricante de produtos de cuidados pessoais com itens de consumo baseados em papel no portfólio precisava ajustar a linha de produção do papel higiênico de folha dupla.O processo de aplicação de cola era feito com equipamentos que não garantiam controle da aplicação, acarretando problemas como a variação de volume de cola no produto.
Para garantir solubilidade do achocolatado em pó, empresa precisa pulverizar lecitina
Uma fabricante de achocolatado em pó precisava fazer a aplicação de lecitina no produto para garantir a solubilidade da mistura na hora do preparo. As pistolas atomizadoras usadas pulverizavam a substância sem o controle preciso da temperatura. Com as oscilações, a qualidade final do produto era prejudicada. O achocolatado formava grumos e gerava reclamações dos clientes devido à solubilidade ineficiente.
Uma empresa brasileira de beneficiamento de óleo e produção de biodiesel, precisava secar biodiesel com teor de umidade inferior a 200 ppm de acordo com as atuais exigências da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biodiesel (ANP).
Para atender a essa exigência, a empresa precisou diminuir a quantidade produzida, já que sofria com um gargalo no processo por conta dos bicos que utilizava para secagem que não tinham as características para a correta evaporação do teor de água presente no combustível.
A empresa utilizava apenas um terço da capacidade produtiva devido ao modelo de secagem de biodiesel utilizado.
Superfícies dos tanques de mistura de especiarias e temperos precisavam ser completamente limpas
Um produtor líder de especiarias e temperos precisava limpar completamente as superfícies internas de seus tanques de mistura entre os lotes. A limpeza dos resíduos de pó dos misturadores era realizada manualmente por colaboradores com o auxílio de mangueiras de alta pressão e escovas, mas o resultado era insatisfatório.
O processo gerava uma despesa significativa com mão de obra, uma vez que três lotes por turno estavam sendo produzidos durante três turnos por dia. O tempo de inatividade da produção também resultava em uma considerável perda de receita.
Empresa de alimentos precisa de alternativa aos spray balls para limpeza de tanques
Uma empresa fabricante de sorvetes, alimentos congelados e produtos lácteos refrigerados usava spray balls para limpar 44 tanques de emulsão de sorvete. O método de lavagem levava 45 minutos e era realizado em quatro etapas: água de reuso, soda, enxágue e sanitizante. Era necessária a contratação de caminhões-pipas devido ao volume de água demandado para a higienização e, em decorrência desse processo, um grande volume de efluentes também era gerado.
A empresa procurava uma solução que reduzisse o consumo de água e melhorasse a eficiência do processo.
Empresa precisava de solução alternativa para a limpeza dos fornos de secagem
Um grande produtor de cereais para café da manhã precisava executar a limpeza total dos fornos de secagem de cereais. Para isso, eram utilizados manifolds com bicos de alta pressão atuando sobre a esteira do transportador do forno secador entre as bateladas.
No entanto, como a limpeza era ineficiente, era necessário que um operador finalizasse com pistola manual de alta pressão. Esse processo demorava mais de duas horas e ainda gerava preocupação com a segurança do operador, que permanecia em uma escada durante toda a atividade. Além do tempo excessivo investido no processo manual, frequentemente sobravam migalhas, o que comprometia a qualidade das bateladas subsequentes e causava grandes prejuízos.
Problema: pulverização irregular gerava desperdício de insumos e baixa qualidade do produto final
Um fabricante americano de salgadinhos assados gourmet, que não contava com um sistema de pulverização de snacks, necessitava aplicar uma cobertura precisa de óleo de girassol em batatas chips antes de elas irem ao forno. A uniformidade é essencial para manter tanto a aparência quanto o gosto agradável do salgadinho.
Problema: aplicação manual de desmoldante gerava desperdício e risco à segurança
Uma empresa familiar de tradicionais produtos de panificação precisava reduzir o consumo de desmoldante na sua linha de biscoitos. Para prevenir que os biscoitos grudassem na esteira durante o assamento, a esteira plana necessitava ser revestida uniformemente com desmoldante, mas a panificadora não contava com um sistema de pulverização.
O método até então utilizado para aplicação do desmoldante era muito trabalhoso e gerava grande desperdício. O processo consistia em operadores usando toalhas para passar o produto na esteira transportadora, o que requeria uma quantidade excessiva de agente desmoldante, gerava desordem e ainda colocava em risco a segurança dos colaboradores.
Uma fabricante de fertilizante, uma das maiores multinacionais em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, usava lanças genéricas e antigas para a queima de enxofre e os bicos incrustavam constantemente. Os bicos também sofriam desgaste a ponto de uma vez por semana ser necessária a parada da produção por 4 horas para realizar a desobstrução. Além disso, a cada 40 dias eles precisavam ser substituídos.
A falha na queima de enxofre reduz a produção de ácido sulfúrico e, consequentemente, compromete a produção de fertilizantes, gerando perdas e reduzindo a lucratividade do negócio.