Category

Caso de Sucesso

Fabricante de biscoitos reduz em 25% consumo de desmoldante com novo sistema de pulverização

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema: aplicação manual de desmoldante gerava desperdício e risco à segurança

Uma empresa familiar de tradicionais produtos de panificação precisava reduzir o consumo de desmoldante na sua linha de biscoitos. Para prevenir que os biscoitos grudassem na esteira durante o assamento, a esteira plana necessitava ser revestida uniformemente com desmoldante, mas a panificadora não contava com um sistema de pulverização.

O método até então utilizado para aplicação do desmoldante era muito trabalhoso e gerava grande desperdício. O processo consistia em operadores usando toalhas para passar o produto na esteira transportadora, o que requeria uma quantidade excessiva de agente desmoldante, gerava desordem e ainda colocava em risco a segurança dos colaboradores.

Leia Mais

Fabricante de fertilizantes usa nova tecnologia para queima de enxofre, reduz tempo de manutenção e aumenta a produtividade

Por | Caso de Sucesso, Químicos | Sem comentários

Uma fabricante de fertilizante, uma das maiores multinacionais em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, usava lanças genéricas e antigas para a queima de enxofre e os bicos incrustavam constantemente. Os bicos também sofriam desgaste a ponto de uma vez por semana ser necessária a parada da produção por 4 horas para realizar a desobstrução. Além disso, a cada 40 dias eles precisavam ser substituídos.
A falha na queima de enxofre reduz a produção de ácido sulfúrico e, consequentemente, compromete a produção de fertilizantes, gerando perdas e reduzindo a lucratividade do negócio.

Leia Mais

Empresa eleva padrão de qualidade com novo método de desinfecção de cascas de ovos

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema: Métodos falhos provocavam desperdício de peróxido de hidrogênio

Uma granja de ovos canadense de grande porte necessitava implementar uma nova maneira de desinfecção das cascas. Os clientes da empresa exigiam a aplicação de maneira uniforme de 0,8ml a 0,9 ml de peróxido de hidrogênio em toda a superfície dos 1,5 milhões de ovos processados semanalmente.

A primeira tentativa da granja foi usar pulverizadores manuais para cobrir os ovos conforme eles passavam pela esteira. Num segundo momento, a companhia tentou pulverizar com um manifold composto de bicos hidráulicos.

Ambos os métodos resultaram em excesso de pulverização e nebulização, desperdiçando peróxido de hidrogênio e colocando em risco a saúde dos colaboradores. Além disso, nenhum dos processos realizados resultou numa cobertura uniforme e completa dos ovos.

Leia Mais

Usina de açúcar mantém sob controle contaminação bacteriológica em dornas com novos lavadores

Por | Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Limpeza de dornas de usina era ineficiente no controle microbiológico e precisava de mais antibióticos que o necessário

Uma importante usina de cana-de-açúcar no Brasil usava um modelo ultrapassado de lavador de tanques para a limpeza de suas dornas. Devido à higienização ineficiente, era preciso usar uma grande quantidade de antibióticos para controlar a contaminação. A empresa também enfrentava frequentes travamentos dos bicos, pois a água utilizada para lavagem tem muitos sólidos. Isso causava falhas na limpeza e, consequente, prejuízo na produção.

Leia Mais

Alimentícia aumenta capacidade produtiva de secagem com bicos SprayDry®

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema: desgaste excessivo dos bicos demandava substituições frequentes

Uma indústria alimentícia precisava aumentar sua capacidade produtiva de secagem. Os bicos utilizados nas torres pertenciam a outro fabricante e se desgastavam rapidamente. Esse problema demandava substituições frequentes, o que era extremamente inconveniente para a empresa.

Leia Mais

Usina aumenta recuperação de etanol em 55,17% com novo chuveiro para lavagem de gases CO²

Por | Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Situação: uso de tubos furados ocasionava perda de álcool para a atmosfera
Uma usina de etanol, que não contava com chuveiro para lavagem de gases CO², utilizava tubos furados para distribuir água na coluna e capturar as moléculas de álcool provenientes do processo de fermentação.
Como esse método não fornecia um projeto de pulverização com coeficiente de variação (CV) adequado, o produto era distribuído de maneira irregular, o que levava à perda de álcool para a atmosfera.

Leia Mais

Redução do scrap em 75% com sistema de pulverização para revestimento em vidro plano

Por | Caso de Sucesso, Vidros | Sem comentários

Fabricante de vidro plano precisava de solução para a redução do scrap
Um fabricante de vidros precisava aplicar uma fina camada de citrato de zinco no vidro plano enquanto ele estava na linha. O revestimento protege o vidro da corrosão e descoloração.
Os desafios foram numerosos. O revestimento em toda a largura da placa de vidro precisava ser uniforme para garantir a qualidade do produto. O entupimento frequente dos bicos estava causando altas taxas de refugo. A consistência no volume de aplicação era crítica, embora as variações da espessura do vidro exigissem diferentes vazões e as velocidades da linha variassem muito.
Reduzir os custos operacionais também era desejável. O sistema existente usava bicos atomizadores a ar e a solução de citrato de zinco era desperdiçada. Também era necessário um equipamento para eliminar névoa gerada e a manutenção diária levava muito tempo.

Leia Mais

Fabricante de queijos aumenta qualidade final e economiza 60% em inibidor de mofo

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema: bicos inadequados geravam queda de qualidade e desperdício de produto
Um fabricante de queijos notou que os bicos hidráulicos utilizados para a pulverização de inibidor de mofo realizavam uma cobertura inconsistente nos queijos que passavam pela esteira, e isso acarretava problemas de qualidade.

Além disso, como o bico pulverizava o produto de forma contínua, uma quantidade significativa
de antimofo era desperdiçada no espaço entre as peças de queijos, gerando problemas de manutenção e segurança.

Leia Mais

Fabricante de ração melhora qualidade do produto e economiza insumos com aplicação precisa de gordura e aroma

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma fabricante nacional de rações para cães e gatos precisava de uma nova solução para aplicação de gordura e aroma nos produtos. Os bicos atomizadores que eram utilizados nessa etapa apresentavam problemas como descontrole de aplicação, sujidade no misturador, entupimentos e formação de névoa. Essa situação resultava em irregularidades no produto final como manchas e falta de aderência do aroma.

Leia Mais

Panificadora obtém aumento do shelf life de panetones com sistema de pulverização de antimofo

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma panificadora brasileira buscava uma solução que promovesse o aumento do shelf life de seus panetones, já que a empresa recebia um elevado índice de reclamações sobre o emboloramento do produto após alguns dias de armazenamento.

Como a aplicação do antimofo era feita com bicos inadequados, além das reclamações, a empresa recebia diversas solicitações para devolução do produto, acarretando perdas financeiras.

Solução: controle na aplicação do produto com sistema modular
A Spraying Systems ofereceu o Sistema Modular AutoJet® 1550+ em conjunto com a pistola PulsaJet® para controle do volume aplicado e correta distribuição do antimofo no produto fabricado. Dessa forma, a empresa pôde manter a qualidade final do produto.

Leia Mais