Category

Caso de Sucesso

Fabricante de achocolatado em pó melhora qualidade do produto com sistema aquecido para aplicação de lecitina

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Para garantir solubilidade do achocolatado em pó, empresa precisa pulverizar lecitina

Uma fabricante de achocolatado em pó precisava fazer a aplicação de lecitina no produto para garantir a solubilidade da mistura na hora do preparo. As pistolas atomizadoras usadas pulverizavam a substância sem o controle preciso da temperatura. Com as oscilações, a qualidade final do produto era prejudicada. O achocolatado formava grumos e gerava reclamações dos clientes devido à solubilidade ineficiente.

Leia Mais

Com bicos precisos para a secagem, refinaria de biodiesel adequa-se à ANP e aumenta produtividade

Por | Caso de Sucesso, Petroquímica | Sem comentários

Uma empresa brasileira de beneficiamento de óleo e produção de biodiesel, precisava secar biodiesel com teor de umidade inferior a 200 ppm de acordo com as atuais exigências da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biodiesel (ANP).

Para atender a essa exigência, a empresa precisou diminuir a quantidade produzida, já que sofria com um gargalo no processo por conta dos bicos que utilizava para secagem que não tinham as características para a correta evaporação do teor de água presente no combustível.

A empresa utilizava apenas um terço da capacidade produtiva devido ao modelo de secagem de biodiesel utilizado.

Leia Mais

Tempo de limpeza de tanque reduzido em 75% em fabricante de ingredientes alimentícios

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Superfícies dos tanques de mistura de especiarias e temperos precisavam ser completamente limpas

Um produtor líder de especiarias e temperos precisava limpar completamente as superfícies internas de seus tanques de mistura entre os lotes. A limpeza dos resíduos de pó dos misturadores era realizada manualmente por colaboradores com o auxílio de mangueiras de alta pressão e escovas, mas o resultado era insatisfatório.
O processo gerava uma despesa significativa com mão de obra, uma vez que três lotes por turno estavam sendo produzidos durante três turnos por dia. O tempo de inatividade da produção também resultava em uma considerável perda de receita.

Leia Mais

Ao trocar spray balls por lavadores fluid-driven, fabricante de sorvetes reduz em 65% consumo de água

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Empresa de alimentos precisa de alternativa aos spray balls para limpeza de tanques

Uma empresa fabricante de sorvetes, alimentos congelados e produtos lácteos refrigerados usava spray balls para limpar 44 tanques de emulsão de sorvete. O método de lavagem levava 45 minutos e era realizado em quatro etapas: água de reuso, soda, enxágue e sanitizante. Era necessária a contratação de caminhões-pipas devido ao volume de água demandado para a higienização e, em decorrência desse processo, um grande volume de efluentes também era gerado.
A empresa procurava uma solução que reduzisse o consumo de água e melhorasse a eficiência do processo.

Leia Mais

Fabricante de cereais usa lavador de tanque para limpeza de fornos de secagem e melhora a produção

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Empresa precisava de solução alternativa para a limpeza dos fornos de secagem

Um grande produtor de cereais para café da manhã precisava executar a limpeza total dos fornos de secagem de cereais. Para isso, eram utilizados manifolds com bicos de alta pressão atuando sobre a esteira do transportador do forno secador entre as bateladas.
No entanto, como a limpeza era ineficiente, era necessário que um operador finalizasse com pistola manual de alta pressão. Esse processo demorava mais de duas horas e ainda gerava preocupação com a segurança do operador, que permanecia em uma escada durante toda a atividade. Além do tempo excessivo investido no processo manual, frequentemente sobravam migalhas, o que comprometia a qualidade das bateladas subsequentes e causava grandes prejuízos.

Leia Mais

Fabricante economiza US$3mil por mês com troca de sistema de pulverização de snacks

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema: pulverização irregular gerava desperdício de insumos e baixa qualidade do produto final

Um fabricante americano de salgadinhos assados gourmet, que não contava com um sistema de pulverização de snacks, necessitava aplicar uma cobertura precisa de óleo de girassol em batatas chips antes de elas irem ao forno. A uniformidade é essencial para manter tanto a aparência quanto o gosto agradável do salgadinho.

Leia Mais

Fabricante de biscoitos reduz em 25% consumo de desmoldante com novo sistema de pulverização

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema: aplicação manual de desmoldante gerava desperdício e risco à segurança

Uma empresa familiar de tradicionais produtos de panificação precisava reduzir o consumo de desmoldante na sua linha de biscoitos. Para prevenir que os biscoitos grudassem na esteira durante o assamento, a esteira plana necessitava ser revestida uniformemente com desmoldante, mas a panificadora não contava com um sistema de pulverização.

O método até então utilizado para aplicação do desmoldante era muito trabalhoso e gerava grande desperdício. O processo consistia em operadores usando toalhas para passar o produto na esteira transportadora, o que requeria uma quantidade excessiva de agente desmoldante, gerava desordem e ainda colocava em risco a segurança dos colaboradores.

Leia Mais

Fabricante de fertilizantes usa nova tecnologia para queima de enxofre, reduz tempo de manutenção e aumenta a produtividade

Por | Caso de Sucesso, Químicos | Sem comentários

Uma fabricante de fertilizante, uma das maiores multinacionais em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, usava lanças genéricas e antigas para a queima de enxofre e os bicos incrustavam constantemente. Os bicos também sofriam desgaste a ponto de uma vez por semana ser necessária a parada da produção por 4 horas para realizar a desobstrução. Além disso, a cada 40 dias eles precisavam ser substituídos.
A falha na queima de enxofre reduz a produção de ácido sulfúrico e, consequentemente, compromete a produção de fertilizantes, gerando perdas e reduzindo a lucratividade do negócio.

Leia Mais

Empresa eleva padrão de qualidade com novo método de desinfecção de cascas de ovos

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Problema: Métodos falhos provocavam desperdício de peróxido de hidrogênio

Uma granja de ovos canadense de grande porte necessitava implementar uma nova maneira de desinfecção das cascas. Os clientes da empresa exigiam a aplicação de maneira uniforme de 0,8ml a 0,9 ml de peróxido de hidrogênio em toda a superfície dos 1,5 milhões de ovos processados semanalmente.

A primeira tentativa da granja foi usar pulverizadores manuais para cobrir os ovos conforme eles passavam pela esteira. Num segundo momento, a companhia tentou pulverizar com um manifold composto de bicos hidráulicos.

Ambos os métodos resultaram em excesso de pulverização e nebulização, desperdiçando peróxido de hidrogênio e colocando em risco a saúde dos colaboradores. Além disso, nenhum dos processos realizados resultou numa cobertura uniforme e completa dos ovos.

Leia Mais

Usina de açúcar mantém sob controle contaminação bacteriológica em dornas com novos lavadores

Por | Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Limpeza de dornas de usina era ineficiente no controle microbiológico e precisava de mais antibióticos que o necessário

Uma importante usina de cana-de-açúcar no Brasil usava um modelo ultrapassado de lavador de tanques para a limpeza de suas dornas. Devido à higienização ineficiente, era preciso usar uma grande quantidade de antibióticos para controlar a contaminação. A empresa também enfrentava frequentes travamentos dos bicos, pois a água utilizada para lavagem tem muitos sólidos. Isso causava falhas na limpeza e, consequente, prejuízo na produção.

Leia Mais