Category

Caso de Sucesso

Com novos bicos de pulverização, frigorífico aumenta a receita diária

Por | Alimentos, Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma grande empresa internacional de processamento de carne bovina precisava resfriar as carcaças de maneira mais eficiente. O processo, que envolve a pulverização das carcaças com mais de 189 mil litros de água gelada durante um período de 18 a 20 horas, é realizado para evitar a perda e o encolhimento de peso.

O sistema utilizado não fazia a cobertura completa das carcaças e exigia longos períodos de resfriamento. Como resultado, a massa e o tamanho da carcaça eram reduzidos, causando perdas desnecessárias de receita. Além disso, o excesso de névoa gerado pelo sistema de pulverização criava um acúmulo de gelo nos trilhos e na estrutura da instalação. Os bicos exigiam manutenção frequente e monitoramento constante para manter a capacidade de operação e segurança das salas de resfriamento.

O frigorífico buscou um sistema de pulverização melhor para aumentar a eficiência da sala de resfriamento, garantir a cobertura completa da carcaça e diminuir as necessidades de manutenção.

Leia Mais

Limpeza da tela do filtro prensa: saiba como usina aumentou faturamento anual

Por | Açúcar e Etanol, Caso de Sucesso | Sem comentários

Uma grande usina de açúcar e etanol usava um chuveiro de alta pressão para limpeza da tela do filtro prensa com bicos autolimpantes. A empresa estava insatisfeita com o sistema porque constantemente precisava fazer parada de produção para desobstruir os bicos que entupiam devido ao travamento da mola interna. A parada para manutenção também apresentava risco para o operador, pois era necessário acessar cada bico individualmente para desobstrução.

Leia Mais

Siderúrgica aprimora resfriamento de gases após o desenvolvimento de bicos específicos para o processo

Por | Caso de Sucesso, Siderurgia | Sem comentários

Uma joint venture binacional da área siderúrgica, voltada à produção de laminados de alta qualidade para as indústrias de óleo & gás, veículos e construção civil, necessitava de uma solução para o resfriamento de gases do sistema EVC, gerado pelos conversores da aciaria de aços longos.  

Nessa etapa de produção, era usado um bico atomizador importado da China com utilização de vapor e nitrogênio de dupla vazão, mas eles causavam problemas, como desgaste prematuro dos bicos, longa parada para troca, alto custo de estabilização e parada da aciaria devido à deficiência no resfriamento dos gases, além de problemas ambientais, como vazamentos para a atmosfera. Outro fator que complicava o processo de resfriamento de gases do cliente era o fato de a fabricante chinesa vender os bicos em conjunto com as lanças, sendo impossível para a siderúrgica comprar apenas os bicos para substituir os que estavam desgastados. 

Leia Mais

Ao substituir lavador, indústria reduz tempo de parada e consumo de água e energia na limpeza de tanque de corante alimentício

Por | Alimentos, Caso de Sucesso | Sem comentários

Padronizar o método de limpeza em três tanques de corantes alimentícios era uma necessidade de uma empresa global de biociência que desenvolve soluções naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. A solução precisava realizar a limpeza efetiva de um tanque de sedimentação e de dois tanques de acidificação. 

Em cada um dos tanques, a empresa utilizava uma técnica de limpeza diferente: em um deles, havia um lavador de outro fabricante que não fornecia impacto suficiente; em outro tanque, o processo era imersão, e, no terceiro tanque, era utilizado uma lavadora de alta pressão tipo WAP. 

A empresa necessitava de um método que atendesse às exigências sanitárias da Norma 3A. Com a nova solução, o cliente também desejava reduzir os tempos dos ciclos de limpeza e controlar o consumo de água. 

Leia Mais

Com aplicação precisa de químico em papel tissue, fabricante melhora produto e competitividade

Por | Caso de Sucesso, Papel & Celulose | Sem comentários

Uma das maiores fabricantes de celulose da América Latina precisava de uma solução para aplicar um químico no papel tissue para garantir a maciez do produto. Esse processo não era realizado e a empresa estava ficando para trás em relação aos concorrentes. Era preciso introduzir essa etapa na operação com uma solução que fizesse a aplicação precisa e sem desperdício dos químicos, além de não gerar efluentes.

Leia Mais

Sistema automatizado proporciona aplicação uniforme de perfume em detergente em pó e economiza químicos em fabricante de produtos de limpeza

Por | Caso de Sucesso, Químicos | Sem comentários

Uma indústria brasileira de produtos de limpeza aplicava perfume em detergente em pó utilizando tubos perfurados com uma bomba que acionava pulsos temporizados. Os tubos de aplicação da fragrância eram dispostos ao longo de uma esteira por meio da qual o produto era transportado. Com esse método, a empresa observava aplicação do químico em quantidade superior à desejada, que era de 35 litros por hora. Os tubos perfurados pulverizavam de 35 a 43 litros por hora e a aplicação não era uniforme. Dessa forma, o aroma ficava concentrado em algumas partes enquanto faltava em outras e o produto com variação era descartado ou reprocessado, aumentando o gasto energético e o tempo de produção. A empresa precisava de uma solução que resolvesse a questão da uniformidade e do desperdício de produto.

Leia Mais

Lanças hidráulicas para queima de enxofre evitam falhas e paradas na produção de fertilizantes

Por | Caso de Sucesso, Químicos | Sem comentários

Uma empresa fabricante de fertilizantes necessitava de lanças intercambiáveis para queima de enxofre fundido. As lanças utilizadas apresentavam problemas técnicos e funcionais de desgaste como vazamentos de vapor e falhas na pulverização. A empresa estava sujeita a falhas no processo e até mesmo à parada da planta. Além disso, havia ainda o risco aos operadores, já que a lança operava enxofre fundido a altas temperaturas e pressão, além de vapor.

Leia Mais

Empresa voltada para proteção de cultivos agrícolas reduz pela metade o uso de água na limpeza dos misturadores

Por | Caso de Sucesso, Químicos | Sem comentários

Uma empresa de atuação global, especializada em sementes e produtos químicos para o agronegócio, utilizava um lavador movido por fluido para a limpeza dos misturadores. O equipamento, no entanto, não realizava uma higienização satisfatória, havia falhas, alto consumo de água e o lavador travava com frequência.

Leia Mais

Com novos bicos spray para resfriamento de carcaça, frigorífico economiza mais de 10 milhões de litros de água

Por | Alimentos e Bebidas, Caso de Sucesso | Sem comentários

Um frigorífico líder em produtos de carne bovina embalada precisava pulverizar água fria de forma intermitente em carcaças frescas dentro da área inicial de resfriamento de carcaça de sua planta, também conhecida como “caixa quente”.

Esse processo, que normalmente é realizado por cerca de 14 horas, esfria as carcaças, minimiza o encolhimento da peça e ajuda a impedir o crescimento de patógenos. Os bicos usados anteriormente criavam névoa e condensação excessivas, o que fazia com que acumulasse água e congelasse os trilhos e bicos. Os bicos também estavam sendo atingidos por carcaças em movimento ao longo dos trilhos, deslocando os jatos de pulverização do alvo ou danificando os bicos. Esse inconveniente exigia manutenção frequente, reposição e parada da produção.

Mais importante: todas as alterações precisavam ser realizadas mantendo os parâmetros aceitáveis de contração/ondulação. O frigorífico buscou um novo sistema de pulverização que mantivesse o consumo de água dentro das caixas quentes nos níveis existentes ou abaixo dele e eliminasse problemas de acúmulo de água e congelamento. O controle de temperatura das carcaças também os ajudaria a evitar possíveis problemas de conformidade regulatória ou de riscos biológicos relacionados à contaminação ou crescimento bacteriano.

Leia Mais