Trocar os bicos desgastados: estratégia para a economia de água na indústria

Indústrias de diferentes segmentos têm o desafio comum de poupar água. Detalhes operacionais que muitas vezes passam despercebidos podem ser responsáveis pelo desperdício. Escolher bicos com a
vazão certa proporcionam uma economia significativa e é a primeira estratégia que abordamos em uma sequência de conteúdos sobre o assunto. Nesse post, compartilhamos a segunda dica valiosa: trocar bicos desgastados gera economia de água para a sua operação. 

Bicos de pulverização são desenvolvidos para funcionar com alta precisão, mas assim como qualquer equipamento se desgastam com o uso e, quando isso acontece, eles pulverizam além do que deveriam.
É importante ter em mente que cada gota pulverizada desnecessariamente é desperdício de água. Vamos fazer uma projeção para entender como isso acontece. Como exemplo, vamos considerar o bico de cone cheio FullJet® H 3/8. 

Uma operação que conte com 50 bicos possuirá uma capacidade nominal de aproximadamente 63.500.000 litros por ano.

Se eles estiverem desgastados e pulverizarem 10% acima da capacidade nominal, estamos falando de um desperdício de mais de 6.400.000 litros por ano.

Se for uma pulverização de 20% acima da capacidade nominal, 12.800.000 litros serão desperdiçados por ano.

Se eles estão pulverizando 30% acima da capacidade nominal, mais de 19.000.000 litros de água serão desperdiçados por ano!

É muito desperdício, não? Além do mau uso do recurso, estamos falando de custos significativos. Considerando o valor do litro de água R$ 0,003, trata-se de um custo adicional de mais de R$ 57 mil por ano, sem contar a energia extra para bombear ou aquecer a água ou a necessidade de tratar
esses efluentes.

trocar-bicos-desgastados-economia-água-gráfico-bicos-acima-capacidade

Como detectar bicos desgastados?

Como falamos no exemplo anterior, são grandes os desperdícios e prejuízos com bicos desgastados. Substitui-los antes que o desgaste ocorra parece o caminho mais fácil de evitar esses inconvenientes,
no entanto, detectar o desgaste dos bicos nos estágios iniciais é muito desafiador.

Uma inspeção visual dos bicos e do padrão de pulverização não revela desgaste até que seja realmente significativo. Provavelmente, você não poderá notá-lo até que os bicos pulverizem muito acima da capacidade.

Portanto, em vez de depender da inspeção visual, a recomendação é que você monitore proativamente toda a pulverização. Separamos algumas dicas de como fazer isso:

Verifique a vazão do bico

Se estiver usando bombas centrífugas:

• Monitore leituras do medidor de vazão para detectar aumentos.

• Outra opção é coletar e medir o spray do bico por um determinado período a uma pressão específica. 

• Em seguida, compare essas leituras com as vazões listadas no catálogo do fabricante ou compare-as com as leituras de vazão de bicos novos e ainda não utilizados.

Se estiver usando bombas de deslocamento positivo:

• Monitore a pressão da linha de líquido quanto a diminuições – a vazão permanecerá constante.

Monitore a pressão de pulverização na linha

Se estiver usando bombas centrífugas:

• Monitore os aumentos no volume de líquido pulverizado – a pressão de pulverização provavelmente permanecerá a mesma.

Se estiver usando bombas de deslocamento positivo:

• Monitore o manômetro para ver se há diminuição da pressão – o volume de líquido pulverizado provavelmente permanecerá o mesmo.

Verifique visualmente o padrão de pulverização

Conforme o desgaste aumenta, o padrão de pulverização pode parecer rajado. Procure áreas mais marcadas no centro e nas bordas do jato. Lembre-se de que o desgaste pode estar avançado antes mesmo que você possa vê-lo. Consulte o fabricante do seu bico para detectar o desgaste e o intervalo ideal de substituição.

Alguns fabricantes possuem equipamentos especializados e podem determinar as taxas de desgaste com base nas suas condições operacionais. A substituição do bico pode ser agendada em intervalos adequados para evitar o desperdício de água.

Veja nesse vídeo como é possível observar a diferença de um bico em estado normal e outro desgastado, pulverizando 30% acima da capacidade:

Viu como não trocar bicos desgastados pode resultar em desperdícios significativos de água e dinheiro para a sua operação? Confira também a terceira estratégia para economia de água na indústria, que é a automatização da limpeza de tanques. Se tiver dúvidas sobre como identificar as oportunidades de economia, consulte nossos especialistas.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário