
Indústrias de diferentes segmentos têm o desafio comum de poupar água. Detalhes operacionais que muitas vezes passam despercebidos podem ser responsáveis pelo desperdício. Escolher bicos com a
vazão certa proporcionam uma economia significativa e é a primeira estratégia que abordamos em uma sequência de conteúdos sobre o assunto. Nesse post, compartilhamos a segunda dica valiosa: trocar bicos desgastados gera economia de água para a sua operação.
Bicos de pulverização são desenvolvidos para funcionar com alta precisão, mas assim como qualquer equipamento se desgastam com o uso e, quando isso acontece, eles pulverizam além do que deveriam.
É importante ter em mente que cada gota pulverizada desnecessariamente é desperdício de água. Vamos fazer uma projeção para entender como isso acontece. Como exemplo, vamos considerar o bico de cone cheio FullJet® H 3/8.
Uma operação que conte com 50 bicos possuirá uma capacidade nominal de aproximadamente 63.500.000 litros por ano.
Se eles estiverem desgastados e pulverizarem 10% acima da capacidade nominal, estamos falando de um desperdício de mais de 6.400.000 litros por ano.
Se for uma pulverização de 20% acima da capacidade nominal, 12.800.000 litros serão desperdiçados por ano.
Se eles estão pulverizando 30% acima da capacidade nominal, mais de 19.000.000 litros de água serão desperdiçados por ano!
É muito desperdício, não? Além do mau uso do recurso, estamos falando de custos significativos. Considerando o valor do litro de água R$ 0,003, trata-se de um custo adicional de mais de R$ 57 mil por ano, sem contar a energia extra para bombear ou aquecer a água ou a necessidade de tratar
esses efluentes.

Como detectar bicos desgastados?
Como falamos no exemplo anterior, são grandes os desperdícios e prejuízos com bicos desgastados. Substitui-los antes que o desgaste ocorra parece o caminho mais fácil de evitar esses inconvenientes,
no entanto, detectar o desgaste dos bicos nos estágios iniciais é muito desafiador.
Uma inspeção visual dos bicos e do padrão de pulverização não revela desgaste até que seja realmente significativo. Provavelmente, você não poderá notá-lo até que os bicos pulverizem muito acima da capacidade.
Portanto, em vez de depender da inspeção visual, a recomendação é que você monitore proativamente toda a pulverização. Separamos algumas dicas de como fazer isso:
Verifique a vazão do bico
Se estiver usando bombas centrífugas:
• Monitore leituras do medidor de vazão para detectar aumentos.
• Outra opção é coletar e medir o spray do bico por um determinado período a uma pressão específica.
• Em seguida, compare essas leituras com as vazões listadas no catálogo do fabricante ou compare-as com as leituras de vazão de bicos novos e ainda não utilizados.
Se estiver usando bombas de deslocamento positivo:
• Monitore a pressão da linha de líquido quanto a diminuições – a vazão permanecerá constante.
Monitore a pressão de pulverização na linha
Se estiver usando bombas centrífugas:
• Monitore os aumentos no volume de líquido pulverizado – a pressão de pulverização provavelmente permanecerá a mesma.
Se estiver usando bombas de deslocamento positivo:
• Monitore o manômetro para ver se há diminuição da pressão – o volume de líquido pulverizado provavelmente permanecerá o mesmo.
Verifique visualmente o padrão de pulverização
Conforme o desgaste aumenta, o padrão de pulverização pode parecer rajado. Procure áreas mais marcadas no centro e nas bordas do jato. Lembre-se de que o desgaste pode estar avançado antes mesmo que você possa vê-lo. Consulte o fabricante do seu bico para detectar o desgaste e o intervalo ideal de substituição.
Alguns fabricantes possuem equipamentos especializados e podem determinar as taxas de desgaste com base nas suas condições operacionais. A substituição do bico pode ser agendada em intervalos adequados para evitar o desperdício de água.
Veja nesse vídeo como é possível observar a diferença de um bico em estado normal e outro desgastado, pulverizando 30% acima da capacidade:
Viu como não trocar bicos desgastados pode resultar em desperdícios significativos de água e dinheiro para a sua operação? Confira também a terceira estratégia para economia de água na indústria, que é a automatização da limpeza de tanques. Se tiver dúvidas sobre como identificar as oportunidades de economia, consulte nossos especialistas.