Se você está lubrificando moldes, formas, ferramentas ou equipamentos, aplicando ingredientes ou coberturas em produtos alimentícios ou revestimentos protetivos, produtos químicos ou umidade em matérias-primas ou produtos acabados, sabe que obter revestimento uniforme e sem desperdício de produto na operação é um desafio.
Fabricantes e processadores muitas vezes lutam para aplicar a quantidade adequada de revestimento. Aplicar muito ou pouco cria vários problemas, incluindo:
• Desperdício de produtos químicos, lubrificantes e ingredientes caros.
• Problemas de qualidade do produto, incluindo: aparência alterada e/ou sabor, falha na aplicação de desmoldante e eficácia reduzida de antimicrobianos e químicos.
• Altas taxas de refugo e retrabalho caro.
• Ambientes de trabalho sujos e inseguros.
Infelizmente, muitos desses problemas são aceitos pelas empresas como parte do processo. No entanto, existe uma alternativa que pode minimizar ou eliminar o retrabalho, desperdícios e a sujeira associados à maioria das operações de revestimento.
Controle de Pulverização Precisa é a chave para o revestimento superior e consistente
O Precision Spray Control (PSC) oferece precisão e consistência excepcionais com o mínimo de desperdício, garantindo que a quantidade adequada de revestimento seja uniformemente aplicada exatamente no alvo e em nenhum outro lugar.
O que é o Controle de Pulverização Precisa (PSC)?
O PSC usa um controlador de pulverização para ligar e desligar rapidamente os bicos acionados eletricamente, controlando a vazão. As alterações na vazão são baseadas em condições operacionais como a velocidade da linha e as mudanças são feitas instantaneamente para garantir uma aplicação adequada.
Os benefícios incluem:
Como funciona o Controle de Pulverização Precisa?
O PSC usa um controlador de pulverização AutoJet® para ligar e desligar rapidamente os bicos PulsaJet® acionados eletricamente controlando a vazão. Esse ciclo é tão rápido que o fluxo geralmente parece constante.
Com os bicos tradicionais, os ajustes da vazão exigem uma mudança na pressão. Alterar a pressão também altera o ângulo/cobertura de pulverização do
bico e o tamanho da gota.
Com o PSC, a pressão permanece constante, permitindo alterações na vazão sem alterações no desempenho da pulverização. O controlador de pulverização ajusta automaticamente a vazão para compensar as mudanças nas condições de operação e as variações na velocidade da linha. Normalmente, sensores são integrados ao sistema para acionar a pulverização dos bicos somente quando necessário.
Confira esse vídeo sobre o funcionamento
do Controle de Pulverização Precisa em diferentes aplicações.
O Controle de Pulverização Precisa é ideal para o seu processo?
Se as suas operações envolvem revestimento, lubrificação ou aplicação de algum produto, a resposta é provavelmente sim.
O PSC é ideal para uso com uma ampla gama de fluidos / materiais em dezenas de indústrias. Aqui estão alguns exemplos:
• Pulverização de óleo, manteiga, aromatizantes e coberturas para produtos alimentícios. Dependendo da viscosidade do revestimento, o calor pode ser necessário para garantir o desempenho ideal. Contate um especialista para orientação.
• Aplicação de desmoldantes.
• Aplicação de antimicrobianos e inibidores de mofo.
• Pulverização de produtos anti-inflamáveis, inibidores de corrosão, adesivos, corantes, fragrâncias, cera e muito mais.
Saiba detalhadamente como o Controle de Pulverização Precisa (PSC) melhora os processos de revestimento
Redução do consumo de químicos/ de ingredientes
A maioria dos fabricantes fica chocada ao descobrir quanto material de revestimento é desperdiçado e ao saber quanto pode economizar. O PSC pode reduzir o uso de revestimento em até 70% e gerar economias de milhares de reais anualmente. A aplicação excessiva e a nebulização são as principais causas de revestimentos desperdiçados. A aplicação excessiva ocorre quando:
• Mais revestimento é aplicado no alvo do que o necessário.
• O revestimento é aplicado nas áreas ao redor do alvo.
• O revestimento é pulverizado continuamente em vez de intermitentemente quando necessário.
A nebulização, que normalmente resulta do uso de ar comprimido para atomizar o revestimento, também pode ser uma grande fonte de desperdício.
O Controle de Pulverização Precisa elimina o desperdício de revestimento com:
• Ajuste automático da vazão, garantindo que a quantidade exata de revestimento seja aplicada e nem uma gota a mais.
• Aplicação do revestimento diretamente no alvo, fornecendo uma cobertura de pulverização precisa e consistente.
• Aplicação do revestimento somente quando e onde for necessário. Por exemplo, se você tiver produtos em um transportador, o revestimento deve ser aplicado somente quando os produtos estiverem posicionados corretamente sob os bicos. Não há necessidade de pulverizar continuamente, mesmo que os produtos estejam próximos uns dos outros. O PSC permite que os bicos sejam ligados e desligados muito rapidamente e ativados para pulverizar somente quando necessário.
• Adicionar controle de zona a um sistema PSC é outra maneira de reduzir o desperdício. Se a largura do produto variar, o controle de zona permite que os bicos sejam desligados e ligados conforme necessário.
Minimização de desperdício e retrabalho
A aplicação inconsistente de revestimentos e ingredientes pode causar estragos na qualidade do produto. Em alguns casos, os produtos podem ser retrabalhados, mas muitas vezes o produto rejeitado é descartado.
O retrabalho e o desperdício são caros. Se o problema de revestimento não for detectado antes da remessa do produto, o impacto negativo poderá ser ainda maior. Por exemplo, se um inibidor de corrosão não for aplicado uniformemente à tira de aço e o problema não for detectado, o aço provavelmente será devolvido às custas do produtor e a satisfação do cliente poderá despencar, prejudicando a continuidade dos negócios.
Veja como o PSC elimina o revestimento inconsistente:
• O ajuste automático da vazão garante que a quantidade adequada de revestimento seja sempre aplicada – mesmo com variações na velocidade da linha ou da máquina ou mudanças em outras condições de operação.
• As inconsistências inerentes à aplicação manual de revestimentos, tecnologias de imersão ou escovação e uso de pressão para ajustar a vazão são eliminadas.
Alguns fabricantes relataram resultados como estes desde a implementação de um sistema PSC:
Ambiente de trabalho mais seguro e limpo
Uma das maiores ameaças à segurança do trabalhador são os riscos de quedas causados por óleos, lubrificantes e outros revestimentos pingando e sendo derramados no chão durante a aplicação.
O PSC elimina o excesso de spray que torna equipamentos e pisos escorregadios. Outro fator que coloca em risco a segurança do trabalhador é a nebulização. O PSC pode melhorar drasticamente a qualidade do ar, reduzindo a nebulização. Em muitas operações, os bicos hidráulicos acionados eletricamente podem substituir os bicos atomizadores de ar. Com o PSC, os bicos hidráulicos acionados eletricamente podem produzir gotas muito pequenas.
As gotas são ligeiramente maiores que as gotas produzidas pelos bicos atomizadores de ar, mas fornecem a mesma cobertura e melhor, sem usar ar comprimido. O resultado é a aplicação precisa de revestimentos com mínima nebulização. Veja:
Diferença de nebulização e retorno do spray entre um bico hidráulico acionado
eletricamente e um bico atomizador de pulverização tradicional com a mesma vazão.
Uma empresa de alimentos relatou uma melhoria de 90% na qualidade do ar após a instalação de um sistema PSC.
Benefícios adicionais do Controle de Pulverização Precisa
Além de reduzir o uso de revestimentos caros, minimizar o desperdício e melhorar a segurança do trabalhador, o PSC ajuda os fabricantes a reduzirem o tempo de inatividade e os custos operacionais das seguintes formas:
• Ao eliminar o excesso de pulverização e reduzir a nebulização, o tempo de inatividade e o trabalho de manutenção também são reduzidos.
• Ao automatizar o processo de revestimento, elimina-se a necessidade de mão de obra para aplicação manual ou ajuste de vazão.
• Ao eliminar o uso de ar comprimido em algumas operações, pode ser possível gerar economia de energia significativa.