Sistema de pulverização precisa é a solução para revestimento uniforme na indústria

Por 28 de abril de 2022Pulverização Geral

Se você está lubrificando moldes, formas, ferramentas ou equipamentos, aplicando ingredientes ou coberturas em produtos alimentícios ou revestimentos protetivos, produtos químicos ou umidade em matérias-primas ou produtos acabados, sabe que obter revestimento uniforme e sem desperdício de produto na operação é um desafio.

Fabricantes e processadores muitas vezes lutam para aplicar a quantidade adequada de revestimento. Aplicar muito ou pouco cria vários problemas, incluindo:

• Desperdício de produtos químicos, lubrificantes e ingredientes caros.
• Problemas de qualidade do produto, incluindo: aparência alterada e/ou sabor, falha na aplicação de desmoldante e eficácia reduzida de antimicrobianos e químicos.
• Altas taxas de refugo e retrabalho caro.
• Ambientes de trabalho sujos e inseguros.

Infelizmente, muitos desses problemas são aceitos pelas empresas como parte do processo. No entanto, existe uma alternativa que pode minimizar ou eliminar o retrabalho, desperdícios e a sujeira associados à maioria das operações de revestimento.

Controle de Pulverização Precisa é a chave para o revestimento superior e consistente

O Precision Spray Control (PSC) oferece precisão e consistência excepcionais com o mínimo de desperdício, garantindo que a quantidade adequada de revestimento seja uniformemente aplicada exatamente no alvo e em nenhum outro lugar.

O que é o Controle de Pulverização Precisa (PSC)?

O PSC usa um controlador de pulverização para ligar e desligar rapidamente os bicos acionados eletricamente, controlando a vazão. As alterações na vazão são baseadas em condições operacionais como a velocidade da linha e as mudanças são feitas instantaneamente para garantir uma aplicação adequada.

Os benefícios incluem:

revestimento-uniforme-sem-desperdício-beneficios

Como funciona o Controle de Pulverização Precisa?

revestimento-uniforme-sem-desperdício-bicos-pulverizando

O PSC usa um controlador de pulverização AutoJet® para ligar e desligar rapidamente os bicos PulsaJet® acionados eletricamente controlando a vazão. Esse ciclo é tão rápido que o fluxo geralmente parece constante.

Com os bicos tradicionais, os ajustes da vazão exigem uma mudança na pressão. Alterar a pressão também altera o ângulo/cobertura de pulverização do
bico e o tamanho da gota.

Com o PSC, a pressão permanece constante, permitindo alterações na vazão sem alterações no desempenho da pulverização. O controlador de pulverização ajusta automaticamente a vazão para compensar as mudanças nas condições de operação e as variações na velocidade da linha. Normalmente, sensores são integrados ao sistema para acionar a pulverização dos bicos somente quando necessário.

Confira esse vídeo sobre o funcionamento
do Controle de Pulverização Precisa em diferentes aplicações.

O Controle de Pulverização Precisa é ideal para o seu processo?

Se as suas operações envolvem revestimento, lubrificação ou aplicação de algum produto, a resposta é provavelmente sim.

O PSC é ideal para uso com uma ampla gama de fluidos / materiais em dezenas de indústrias. Aqui estão alguns exemplos:

• Pulverização de óleo, manteiga, aromatizantes e coberturas para produtos alimentícios. Dependendo da viscosidade do revestimento, o calor pode ser necessário para garantir o desempenho ideal. Contate um especialista para orientação.

• Aplicação de desmoldantes.

• Aplicação de antimicrobianos e inibidores de mofo.

• Pulverização de produtos anti-inflamáveis, inibidores de corrosão, adesivos, corantes, fragrâncias, cera e muito mais.

Saiba detalhadamente como o Controle de Pulverização Precisa (PSC) melhora os processos de revestimento

revestimento-uniforme-sem-desperdício-consumo-reduzido

Redução do consumo de químicos/ de ingredientes

A maioria dos fabricantes fica chocada ao descobrir quanto material de revestimento é desperdiçado e ao saber quanto pode economizar. O PSC pode reduzir o uso de revestimento em até 70% e gerar economias de milhares de reais anualmente. A aplicação excessiva e a nebulização são as principais causas de revestimentos desperdiçados. A aplicação excessiva ocorre quando:

• Mais revestimento é aplicado no alvo do que o necessário.
• O revestimento é aplicado nas áreas ao redor do alvo.
• O revestimento é pulverizado continuamente em vez de intermitentemente quando necessário.

A nebulização, que normalmente resulta do uso de ar comprimido para atomizar o revestimento, também pode ser uma grande fonte de desperdício.

O Controle de Pulverização Precisa elimina o desperdício de revestimento com:

• Ajuste automático da vazão, garantindo que a quantidade exata de revestimento seja aplicada e nem uma gota a mais.

• Aplicação do revestimento diretamente no alvo, fornecendo uma cobertura de pulverização precisa e consistente.

revestimento-uniforme-sem-desperdício-pulverização-intermitente

• Aplicação do revestimento somente quando e onde for necessário. Por exemplo, se você tiver produtos em um transportador, o revestimento deve ser aplicado somente quando os produtos estiverem posicionados corretamente sob os bicos. Não há necessidade de pulverizar continuamente, mesmo que os produtos estejam próximos uns dos outros. O PSC permite que os bicos sejam ligados e desligados muito rapidamente e ativados para pulverizar somente quando necessário.

evestimento-uniforme-sem-desperdício-controle-zona

• Adicionar controle de zona a um sistema PSC é outra maneira de reduzir o desperdício. Se a largura do produto variar, o controle de zona permite que os bicos sejam desligados e ligados conforme necessário.

revestimento-uniforme-sem-desperdício-qualidade-produto

Minimização de desperdício e retrabalho

A aplicação inconsistente de revestimentos e ingredientes pode causar estragos na qualidade do produto. Em alguns casos, os produtos podem ser retrabalhados, mas muitas vezes o produto rejeitado é descartado.

O retrabalho e o desperdício são caros. Se o problema de revestimento não for detectado antes da remessa do produto, o impacto negativo poderá ser ainda maior. Por exemplo, se um inibidor de corrosão não for aplicado uniformemente à tira de aço e o problema não for detectado, o aço provavelmente será devolvido às custas do produtor e a satisfação do cliente poderá despencar, prejudicando a continuidade dos negócios.

Veja como o PSC elimina o revestimento inconsistente:

• O ajuste automático da vazão garante que a quantidade adequada de revestimento seja sempre aplicada – mesmo com variações na velocidade da linha ou da máquina ou mudanças em outras condições de operação.

• As inconsistências inerentes à aplicação manual de revestimentos, tecnologias de imersão ou escovação e uso de pressão para ajustar a vazão são eliminadas.

Alguns fabricantes relataram resultados como estes desde a implementação de um sistema PSC:

revestimento-uniforme-ambiente-trabalho-seguro-limpo

Ambiente de trabalho mais seguro e limpo

Uma das maiores ameaças à segurança do trabalhador são os riscos de quedas causados por óleos, lubrificantes e outros revestimentos pingando e sendo derramados no chão durante a aplicação.

O PSC elimina o excesso de spray que torna equipamentos e pisos escorregadios. Outro fator que coloca em risco a segurança do trabalhador é a nebulização. O PSC pode melhorar drasticamente a qualidade do ar, reduzindo a nebulização. Em muitas operações, os bicos hidráulicos acionados eletricamente podem substituir os bicos atomizadores de ar. Com o PSC, os bicos hidráulicos acionados eletricamente podem produzir gotas muito pequenas.

As gotas são ligeiramente maiores que as gotas produzidas pelos bicos atomizadores de ar, mas fornecem a mesma cobertura e melhor, sem usar ar comprimido. O resultado é a aplicação precisa de revestimentos com mínima nebulização. Veja:

Diferença de nebulização e retorno do spray entre um bico hidráulico acionado
eletricamente e um bico atomizador de pulverização tradicional com a mesma vazão.

Uma empresa de alimentos relatou uma melhoria de 90% na qualidade do ar após a instalação de um sistema PSC.

Benefícios adicionais do Controle de Pulverização Precisa

Além de reduzir o uso de revestimentos caros, minimizar o desperdício e melhorar a segurança do trabalhador, o PSC ajuda os fabricantes a reduzirem o tempo de inatividade e os custos operacionais das seguintes formas:

• Ao eliminar o excesso de pulverização e reduzir a nebulização, o tempo de inatividade e o trabalho de manutenção também são reduzidos.

• Ao automatizar o processo de revestimento, elimina-se a necessidade de mão de obra para aplicação manual ou ajuste de vazão.

• Ao eliminar o uso de ar comprimido em algumas operações, pode ser possível gerar economia de energia significativa.

Se você quer saber mais sobre o Controle de Pulverização Precisa e como o sistema pode garantir aplicação de revestimento uniforme e sem desperdício na sua operação, fale com nossos especialistas.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário