Category

Siderurgia

Siderúrgica aumenta em 30% a velocidade do lingotamento com novo projeto de pulverização

Por | Caso de Sucesso, Siderurgia, Siderurgia | Sem comentários

Vislumbrando o reaquecimento do mercado e a necessidade de aumento de produção, uma siderúrgica nacional iniciou um estudo para desenvolver um projeto de pulverização que viabilizasse o aumento de velocidade do lingotamento contínuo.

Havia limitações do projeto original da máquina e as novas condições do processo exigiam velocidades maiores, a siderúrgica solicitou a ajuda da Spraying Systems para o desenvolvimento de um novo sistema para o resfriamento em zonas.

Leia Mais

Como ter mais impacto e diminuir o consumo de água na descarepação?

Por | Siderurgia | Sem comentários

A indústria siderúrgica está em constante busca de melhoria nos processos. A Spraying Systems tem investido no aperfeiçoamento das nossas soluções para essa etapa tão crítica, pois sabemos que o spray escolhido para o processo será fundamental para os resultados. Lançamos o DescaleJet®, evoluímos para o DescaleJet® Pro e hoje evoluímos para o DescaleJet® Pro+.

Leia Mais

Siderúrgica aprimora resfriamento de gases após o desenvolvimento de bicos específicos para o processo

Por | Caso de Sucesso, Siderurgia, Siderurgia | Sem comentários

Uma joint venture binacional da área siderúrgica, voltada à produção de laminados de alta qualidade para as indústrias de óleo & gás, veículos e construção civil, necessitava de uma solução para o resfriamento de gases do sistema EVC, gerado pelos conversores da aciaria de aços longos.  

Nessa etapa de produção, era usado um bico atomizador importado da China com utilização de vapor e nitrogênio de dupla vazão, mas eles causavam problemas, como desgaste prematuro dos bicos, longa parada para troca, alto custo de estabilização e parada da aciaria devido à deficiência no resfriamento dos gases, além de problemas ambientais, como vazamentos para a atmosfera. Outro fator que complicava o processo de resfriamento de gases do cliente era o fato de a fabricante chinesa vender os bicos em conjunto com as lanças, sendo impossível para a siderúrgica comprar apenas os bicos para substituir os que estavam desgastados. 

Leia Mais

Otimizando o resfriamento secundário no lingotamento contínuo

Por | Siderurgia | Sem comentários

O resfriamento secundário no lingotamento contínuo é um processo importante. Os bicos de pulverização nessa parte do processo afetam diretamente a solidificação e a qualidade do produto. À medida que as velocidades de lingotamento aumentam e diferentes tipos de aço são produzidos, a flexibilidade e a eficiência do sistema de resfriamento secundário tornam-se ainda mais importantes. Os bicos de pulverização hidráulicos de cone cheio são usados em todos os tipos de máquinas de lingotamento. Eles precisam ser robustos para lidar com o ambiente e manter o desempenho consistente de resfriamento na faixa variação de operação da máquina.

Leia Mais
sistemas de pulverização para resfriamento de gases

Por que investir em sistemas de pulverização para resfriamento de gases?

Por | Conceitos de Pulverização, Mineração, Petroquímica, Resfriamento de Gases, Siderurgia | Sem comentários

A etapa de resfriamento de gases é muito crítica para siderurgias, mineradoras, fábricas de cimento, incineradoras e outras Indústrias cujos processos envolvem emissão de gases para a atmosfera. Quando não é realizado de maneira eficiente, o resfriamento de gases traz altos custos energéticos e de manutenção, com trocas constantes de mangas e filtros, atrapalhando o fluxo de produção. Usando os sistemas de pulverização adequados nessa etapa, a empresa conseguirá observar claramente alguns benefícios. Vamos entender por quê.

Leia Mais

Como garantir a segurança e combater explosões na movimentação de materiais?

Por | Açúcar e Etanol, Mineração, Prevenção a incêndios, Siderurgia | Sem comentários

Durante a movimentação de materiais particulados em esteiras transportadoras, as empresas lidam com a condição que, mediante uma combinação de fatores, torna a poeira capaz de incendiar e explodir, por isso a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – regularizou a obrigatoriedade de usos de chuveiros automáticos com a NBR 16913.

A adoção de um equipamento adequado proporciona condições de operação e ambiente de trabalho mais seguros, uma vez que o chuveiro automático entra em operação mediante focos de calor evitando que a combinação dos fatores “calor + acúmulo de poeira = incêndio”, podendo ocasionar até explosões.

A Spraying Systems com sua expertise em tamanho de gotas desenvolve soluções apropriadas para diversas atividades industriais, inclusive para controle da poeira gerada no processo de movimentação de materiais, um dos fatores responsáveis por gerar incêndios.

Leia Mais

Como a pulverização precisa pode ajudar você a atingir suas metas de sustentabilidade?

Por | Açúcar e Etanol, Alimentos, Automotivo, Bebidas, Conceitos de Pulverização, Farmacêutico, Higiene & Beleza, Indústria em geral, Madeira, Mineração, Panificação, Papel & Celulose, Petroquímica, Pulverização Geral, Químicos, Siderurgia, Sustentabilidade | Sem comentários

Nosso compromisso com a sustentabilidade vai além das nossas operações, nosso objetivo é ajudar todos os clientes a alcançarem suas metas de sustentabilidade. Seja reduzindo o consumo de água e energia, utilizando menos matéria-prima, reduzindo scrap, ou ainda diminuindo os riscos e melhorando a segurança dos colaboradores. E tudo isso aliado a retornos financeiros.

Leia Mais

Como escolher o bico de pulverização adequado?

Por | Açúcar e Etanol, Alimentos, Automotivo, Bebidas, Conceitos de Pulverização, Farmacêutico, Higiene & Beleza, Indústria em geral, Madeira, Mineração, Panificação, Papel & Celulose, Petroquímica, Pulverização Geral, Químicos, Resfriamento de Gases, Siderurgia, Spray Dry, Sustentabilidade | 6 Comentários

Bicos são mais do que um detalhe para a indústria. Eles estão diretamente associados à economia de tempo, recursos e qualidade do produto final. Isso significa que um sistema de pulverização com bicos de alta tecnologia pode trazer diferenciais competitivos para o seu negócio. A indústria de panificação, por exemplo, poupa matéria-prima se fizer aplicações precisas de coberturas em seus produtos. Uma fabricante de leite em pó ganha em produtividade e qualidade ao conseguir transformar o leite em pó em grãos de tamanho uniforme com densidade desejada.

Leia Mais