Ao substituir lavador, indústria reduz tempo de parada e consumo de água e energia na limpeza de tanque de corante alimentício

Problema

Padronizar o método de limpeza em três tanques de corantes alimentícios era uma necessidade de uma empresa global de biociência que desenvolve soluções naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. A solução precisava realizar a limpeza efetiva de um tanque de sedimentação e de dois tanques de acidificação. 

Em cada um dos tanques, a empresa utilizava uma técnica de limpeza diferente: em um deles, havia um lavador de outro fabricante que não fornecia impacto suficiente; em outro tanque, o processo era imersão, e, no terceiro tanque, era utilizado uma lavadora de alta pressão tipo WAP. 

A empresa necessitava de um método que atendesse às exigências da Norma Sanitária 3A. Com a nova solução, o cliente também desejava reduzir os tempos dos ciclos de limpeza e controlar o consumo de água. 

Solução

Após avaliação da situação e tendo em conta as demandas do cliente, o especialista Spraying Systems recomendou o uso dos lavadores TankJet® 27500, que têm bicos rotativos movidos pelo fluído e resistentes aos químicos mais pesados, realizando uma higienização primorosa. O modelo de lavador indicado atende às necessidades do cliente em relação ao tamanho de conexão, vazão, material de fabricação e também atende à Norma 3A. 

Resultados

Com a adoção dos novos lavadores como processo padrão de limpeza dos tanques de corantes alimentícios, o consumo de água tornou-se controlável e o processo de higienização mais rápido. O processo de imersão com água e químico levava mais de 70 minutos. Com os lavadores, o tempo do ciclo reduziu para 15 minutos. O consumo de água foi reduzido em 50% e o uso de químico diminuiu em até 20% porque o lavador já proporciona uma limpeza com impacto adequado. 

Conheça mais sobre a solução

Os lavadores TankJet® 27500 possuem bicos rotativos feitos de PTFE (politetrafluoroetileno), um material resistente à corrosão e químicos. Eles são ideais para recipientes que processam químicos e alimentos, produtos farmacêuticos e papel. Eles são movidos pela força do fluido de limpeza e realizam higienização e enxágue eficientes, sendo apropriados para os sistemas CIP. Os ângulos de pulverização variam de 180º a 360º e podem ser usados para limpar áreas específicas ou todo interior do tanque.

Os lavadores TankJet® 27500 são ideais para recipientes que processam químicos, alimentos e produtos farmacêuticos, pois possuem bicos rotativos feitos de um material resistente à corrosão.

Quer conhecer melhor as soluções para a limpeza de tanques? Fale com os especialistas da Spraying Systems. Eles podem apontar o melhor lavador para a sua empresa.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário