Com novos bicos de pulverização, frigorífico aumenta a receita diária

Problema

Uma grande empresa internacional de processamento de carne bovina precisava resfriar as carcaças de maneira mais eficiente. O processo, que envolve a pulverização das carcaças com mais de 189 mil litros de água gelada durante um período de 18 a 20 horas, é realizado para evitar a perda e o encolhimento de peso.

O sistema utilizado não fazia a cobertura completa das carcaças e exigia longos períodos de resfriamento. Como resultado, a massa e o tamanho da carcaça eram reduzidos, causando perdas desnecessárias de receita. Além disso, o excesso de névoa gerado pelo sistema de pulverização criava um acúmulo de gelo nos trilhos e na estrutura da instalação. Os bicos exigiam manutenção frequente e monitoramento constante para manter a capacidade de operação e segurança das salas de resfriamento.

O frigorífico buscou um sistema de pulverização melhor para aumentar a eficiência da sala de resfriamento, garantir a cobertura completa da carcaça e diminuir as necessidades de manutenção.

Solução

A Spraying Systems converteu uma das 11 câmaras frias do frigorífico com bicos ProMax® QuickJet®. Uma combinação de bicos de pulverização de cone cheio e jato leque agora é usada para fornecer uma cobertura de água completa e sem névoa nas carcaças para um resfriamento eficaz.

Uma análise terceirizada validou que o tempo de resfriamento havia diminuído e o consumo de água e o acúmulo de gelo nos trilhos e nos equipamentos de refrigeração foram significativamente reduzidos. Também foi verificado que a perda de peso da carcaça foi mínima durante o processo de resfriamento.

Com os bicos ProMax® QuickJet® foi possível converter 11 câmaras frias do frigorífico e ter um resfriamento eficaz da carne bovina.

Resultados

Com o tempo de resfriamento reduzido pela metade, uma queda significativa no consumo de água e um aumento no rendimento do produto devido à redução no encolhimento das carcaças, as 10 salas de resfriamento restantes também foram convertidas com bicos ProMax® QuickJet®. A empresa agora processa uma média de 1.750 bois por dia, com cada carcaça pesando aproximadamente 204 kg.

O aumento de 2% no rendimento da produção e a diminuição de 44% no consumo de água resultaram em um aumento diário da receita de quase US$ 30 mil. Além disso, o novo sistema aprimora os esforços de sustentabilidade do frigorífico, economizando um total de 16,2 milhões de litros de água por ano. O payback estimado para a conversão com bicos ProMax® QuickJet® foi inferior a três semanas.

Conheça mais sobre a solução

Os bicos de pulverização QuickJet® requerem um rápido giro manual para remover as pontas de pulverização. Nenhuma ferramenta é necessária. Esses bicos de troca rápida são ideais para áreas onde a manutenção é realizada com frequência.

O design do bico de cone cheio garante que o líquido continue a girar quando entrar no orifício. O líquido quebra quando sai da abertura do bico formando um padrão de cone bem definido. As pontas de pulverização planas fornecem gotas de tamanho uniforme que são distribuídas igualmente por todo o padrão de pulverização.

Os bicos de pulverização QuickJet® são ideais para áreas onde a manutenção é realizada com frequência.

Precisa de soluções para resfriamento? Fale com os especialistas da Spraying Systems. Eles podem apontar os melhores bicos para a sua empresa.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário 2 Comentários

Deixe seu comentário