Tudo sobre tecnologia de pulverização para panificação

Por 16 de dezembro de 2021Alimentos, Mercados, Panificação

Diversas etapas da atividade produtiva de uma panificadora podem ser beneficiadas com o que há de
mais moderno e eficiente em tecnologia de pulverização para panificação. Da aplicação de desmoldante nas formas ao corte de pão, passando pela umidificação do ambiente, um aspecto importante para esse tipo de produção, há uma solução de pulverização que pode melhorar significativamente os processos.

tecnologia-pulverização-panificação-etapas

Enumeramos aqui as aplicações mais típicas das panificadoras e como as tecnologias de pulverização podem melhorar cada etapa:

#1 Aplicação de desmoldante

É comum que a massa assada chamusque na superfície e grude nas paredes das formas.
Aplicar desmoldantes nas formas antes com solução pra distribuição precisa poupa ingredientes e aumenta a vida útil das formas de duas a quatro vezes.

#2 Oleamento

Após a mistura da farinha com a água e os ingredientes, a massa resultante é transferida para um sistema de formação. Como a massa fica pegajosa, ela tende a grudar nos funis e dificultar a passagem. Uma fina película de óleo pode ser pulverizada sobre a parede do funil para auxiliar a passagem da massa.

Uma fabricante de pão de hambúrguer conseguiu reduzir desperdícios e eliminar contaminação na aplicação de óleo desmoldante usando o sistema de pulverização AutoJet®.

#3 Antimofo

O tempo de prateleira (o famoso shelf life) de massas alimentícias embaladas é limitado pelo elevado teor de água que permite o crescimento de fungos e bactérias. Para contornar o problema e aumentar em até cinco vezes a vida útil do produto, as panificadoras costumam utilizar uma quantidade controlada de álcool diluído como conservante, o que demanda equipamentos capazes de realizar uma aplicação extremamente precisa.

Uma fabricante de panetones, por exemplo, usando o mesmo sistema mencionado na etapa de oleamento, o AutoJet, conseguiu aumentar o shelf life dos produtos, o que diminuiu os índices de devoluções e reclamações do produto e fortaleceu a marca.

#4 Óleo e Flavorizante

É comum a aplicação de óleo sobre os biscoitos salgados para realçar o sabor, permitir que o sal grude e evitar rachaduras. Como excesso de óleo causa manchas e e pouco óleo prejudica o sabor, é preciso fazer uma aplicação cuidadosa. Os manifolds PulsaJet® são capazes de fazer a aplicação precisa ao longo de uma esteira larga de correia.

#5 Gel e xaropes

Xaropes de açúcar e mel, ingredientes muito utilizados pelas panificadoras, são altamente viscosos em temperatura ambientes. Um sistema de pulverização totalmente revestido, aquecido desde o reservatório até os bicos pulverizadores, garante uma aplicação uniforme e precisa.

#6 Decoração

O chocolate é usado como decoração em bolos e os desenhos de base podem ser seguidos por conjuntos leves de bicos montados em um braço robótico. Uma análise de imagem permite que a aplicação seja feita mesmo em bolos colocados aleatoriamente na esteira.

#7 Glacês de chocolate

Panificadores podem querer revestir a superfície de cima de grandes bolos sem revestir as laterais.
Contar com um sistema de pulverização com temperatura controlada permite a aplicação de uma fina camada sem excesso de pulverização.

#8 Aplicação de gordura

Snacks têm camadas de umidade diferentes, afetando o shelf life. Uma barreira de gordura pode ser aplicada para impedir a migração indesejada. Para depositar uma película fina, um sistema de pulverização combina controle de temperatura e dosagem precisa.

#9 Corte de pão

Pães são cortados para facilitar a liberação de gases durante o cozimento. É também um fator decorativo comum em pães. A operação manual tem riscos e limitações. O corte pode ser feito por um pulverizador de jato fino, que proporciona uma operação mais segura e aumenta o volume de produção.

#10 Banho de ovo e cobertura de açúcar

Bolos e doces são geralmente cobertos com uma calda para aumentar seu apelo visual após o cozimento. Nosso sistema de pulverização AccuCoat garante uma aplicação bem distribuída, dando a cor e brilho certos ao produto. O ROI pode ser obtido em menos de 1 ano, com economia de ingredientes, limpeza
e produtos rejeitados.

#11 Adesão de sementes

Conseguir que grãos ou sementes grudem na massa antes do cozimento requer um leve umedecimento da superfície. A pulverização controlada de água ou uma leve solução de “cola” garante a correta aderência de sementes e grãos de cereais.

#12 Umidificação

A umidade em salas de preparo de massa e fornos precisa ser controlada. Sistemas de pulverização específicos garantem a dispersão de uma névoa fina e o controle preciso da umidade. Para garantir a palatabilidade de alguns produtos assados, pode ser necessário ajustar a sua umidade após passar pelo forno e antes do embalo. Ademais, uma pulverização precisa garante uma distribuição uniforme e a dosagem correta, melhorando o sabor.

O controle preciso da umidade ainda evita que o chão do ambiente fique molhado, evitando acidentes de trabalho.

Quer conhecer em detalhes os produtos do nosso portfólio desenvolvidos com o melhor da tecnologia de pulverização para aperfeiçoar processos na panificação? Fale com nossos especialistas.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário