Com novos bicos spray para resfriamento de carcaça, frigorífico economiza mais de 10 milhões de litros de água

Um frigorífico líder em produtos de carne bovina embalada precisava pulverizar água fria de forma intermitente em carcaças frescas dentro da área inicial de resfriamento de carcaça de sua planta, também conhecida como “câmara quente”.

Esse processo, que normalmente é realizado por cerca de 14 horas, esfria as carcaças, minimiza o encolhimento da peça e ajuda a impedir o crescimento de patógenos. Os bicos usados anteriormente criavam névoa e condensação excessivas, o que fazia com que acumulasse água e congelasse os trilhos e bicos. Os bicos também estavam sendo atingidos por carcaças em movimento ao longo dos trilhos, deslocando os jatos de pulverização do alvo ou danificando os bicos. Esse inconveniente exigia manutenção frequente, reposição e parada da produção.

Mais importante: todas as alterações precisavam ser realizadas mantendo os parâmetros aceitáveis de contração/ondulação. O frigorífico buscou um novo sistema de pulverização que mantivesse o consumo de água dentro das câmaras quentes nos níveis existentes ou abaixo dele e eliminasse problemas de acúmulo de água e congelamento. O controle de temperatura das carcaças também os ajudaria a evitar possíveis problemas de conformidade regulatória ou de riscos biológicos relacionados à contaminação ou crescimento bacteriano.

Solução

A Spraying Systems forneceu para teste o UniJet®, um bico de pulverização cone oco de ângulo amplo. Esse produto forneceu consistentemente uma faixa estreita de tamanhos de gotas, minimizou a nebulização e proporcionou uma transferência ideal de água para as carcaças. Os engenheiros notaram imediatamente uma redução no acúmulo de gelo nos trilhos, tirando qualquer preocupação com a possível contaminação das carcaças.

Não houve alterações significativas no peso da carcaça devido ao encolhimento ou inchaço pela aplicação de água. A fase seguinte do teste, que modificou uma câmara quente inteira para monitorar problemas de controle de qualidade, também foi bem-sucedida com uma notável redução de nebulização e sem encolhimento. Sem alterar o espaçamento do manifold, os bicos de pulverização foram adicionados diretamente aos locais existentes, eliminando os cotovelos usados na configuração anterior dos bicos. O passo seguinte da empresa foi instalar esta solução eficaz em 15 câmaras quentes adicionais.

Bicos de pulverização UniJet®, frequentemente usados no resfriamento de carcaças, fornecem um padrão de pulverização de cone oco de ângulo amplo com um anel espesso.

Resultados

Os bicos de pulverização de cone oco UniJet® tiveram um desempenho excepcional para o processador de carne bovina, resfriando consistentemente as carcaças sem nebulização. Isso resultou em nenhuma perda de peso de seu produto e maior segurança alimentar. Com um total de 10.200 bicos instalados em 16 câmaras quentes, a empresa economizou 5% (10.220.611 litros) em água resfriada no primeiro ano. Essa redução resultou em uma economia de energia de 5% no uso do resfriador. Enquanto os bicos originais estavam sendo substituídos a uma taxa de 3.000 a 4.000 por ano, apenas cinco dos novos bicos precisavam ser substituídos nos primeiros três meses devido a danos causados pela carcaça em movimento e pelo acúmulo de gelo. Essas reduções, combinadas com a eliminação da necessidade de limpar os trilhos e remover o acúmulo de gelo entre os turnos, reduziram a manutenção nos bicos de refrigeração para quase zero. A economia anual total de até US$ 25 mil resultou em um payback de aproximadamente 17 meses do investimento da empresa. O sucesso do projeto de substituição dos bicos de pulverização desta planta levou o frigorífico a trocar os bicos em mais locais.

Conheça melhor a solução

Os bicos de pulverização UniJet®, frequentemente usados no resfriamento de carcaças, fornecem um padrão de pulverização de cone oco de ângulo amplo com um anel espesso.

Frigorífico seguiu a recomendação do especialista Spraying e testou o bico de pulverização UniJet®, que forneceu consistentemente uma faixa estreita de tamanhos de gotas, minimizou a nebulização e proporcionou uma transferência ideal de água para as carcaças.

Quer conhecer melhor as soluções para o resfriamento de carcaça? Fale com os especialistas da Spraying Systems. Eles podem apontar os melhores bicos e sistemas de pulverização para o seu frigorífico.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário