Pulverização na indústria de panificação: como melhorar os processos produtivos?

Por 12 de março de 2021Alimentos, Panificação

A pulverização na indústria de panificação tem o potencial de melhorar significativamente os processos produtivos do setor. Há uma série de soluções que envolvem tecnologia de ponta e trazem eficiência e fluidez a diversos gargalos da operação, reduzindo custos, evitando desperdícios de matéria-prima e paradas desnecessárias para a manutenção, garantindo a qualidade do produto que chega ao consumidor, além de boas condições de trabalho aos colaboradores na fábrica.

Diversas etapas dentro do processo de panificação podem se beneficiar de bicos e sistemas de pulverização adequados, fizemos um apanhado de todas elas nesse post.

Limpeza dos tanques e esteiras

A higiene é um aspecto inegociável na indústria de alimentos de forma geral. É muito comum que as panificadoras tenham tanques de massas e outras misturas em seus processos produtivos e eles precisam ser higienizados com rigor. Muitas indústrias ainda utilizam a limpeza manual, mas o método não é 100% eficaz, toma muito tempo, gasta muita água, além de demandar mão de obra dedicada à tarefa e expor o colaborador a riscos. Outra solução comumente adotada é encher e esvaziar o tanque, um processo custoso e igualmente ineficaz.

Para resolver a questão da limpeza nos tanques, os lavadores automáticos garantem alto impacto e cobertura total das superfícies. Além da higienização adequada, eles deixam o processo mais ágil, evitam riscos para o trabalhador e consomem menos água e químicos. Os lavadores TankJet® da Spraying Systems atendem bem às demandas da indústria alimentícia, incluindo a panificação.

Os lavadores automáticos garantem alto impacto e cobertura total da superfície, garantindo um processo ágil, com baixo consumo de água e químicos e segurança da mão de obra. Esse é o TankJet®, da Spraying Systems. A linha tem modelos que atendem bem às demandas da panificação.

Outro ponto de atenção na indústria de panificação é a higiene nas esteiras que conduzem os alimentos às diversas etapas de produção. Elas também devem estar perfeitamente limpas de modo a evitar contaminação. A tecnologia traz uma solução completa para a limpeza de esteiras. O Sistema Rotativo para Limpeza de Esteiras, da Spraying Systems, é um equipamento desenvolvido especificamente com essa finalidade. Ele tem três bicos que giram com a ação do motor, realizando rotação para ambos os lados com sobreposições por toda largura da esteira, garantindo uma cobertura completa. 

O equipamento ainda tem outras vantagens como economia de água e design simples e seguro o que facilita a manutenção e previne acidentes. Mais um bônus: com o sistema, também é possível controlar o fluxo e o padrão do jato com a substituição dos bicos.

O Sistema Rotativo para Limpeza de Esteiras é um equipamento desenvolvido para a limpeza de transportadores de alimentos. A solução consome pouca água e tem fácil manutenção.

Sem névoa na aplicação de ingredientes

Um dilema comum na panificação é a formação de névoas na aplicação de ingredientes como antimofo. Nessa etapa, é comum que as empresas utilizem equipamentos movidos a ar comprimido e eles costumam desperdiçar produto e formar névoa, o que é prejudicial para a saúde do colaborador e para o ambiente, que fica sujo. A tecnologia também resolve esse problema. A pistola PulsaJet®, da Spraying Systems, realiza a pulverização automática com controle de vazão por PWM (Pulse With Modulation), evitando essa situação.

A PulsaJet® garante uma pulverização precisa do produto com operação elétrica e taxa de vazão que pode ser alterada. O controle de vazão reduz entupimentos, elimina a nebulização, o risco de inalação de produtos químicos pelo colaborador e pulverização em excesso. 

Outra etapa em que a PulsaJet® pode ser utilizada é no corte de pão, tarefa que geralmente é feita manualmente para liberar os gases da massa e dar efeito visual. Com o uso da tecnologia, são eliminados os riscos e limitações de uma operação manual.

A pistola PulsaJet® garante uma pulverização precisa do produto com operação elétrica e taxa de vazão que pode ser alterada. O controle de vazão reduz entupimentos, elimina a nebulização, o risco de inalação de produtos químicos pelo colaborador.

Fim do desperdício na aplicação de desmoldantes

Se no processo produtivo também há aplicação de desmoldantes nas bandejas, a tecnologia de pulverização eletrostática deve garantir o fim desses problemas. O Sistema Eletrostático AccuJet® foi desenvolvido com base no princípio de que os opostos se atraem: o revestimento líquido negativamente carregado é atraído para um alvo neutro aterrado, o que garante eficiência de transferência (acima de 90%) e o excesso de pulverização é praticamente eliminado, evitando formação de névoa e sujeira no ambiente. A tecnologia também elimina o entupimento de bicos e é de fácil manutenção. Além disso, com o revestimento uniforme da forma, o equipamento também contribui para a qualidade do produto final.

O Sistema Eletrostático AccuJet® usa a tecnologia eletrostática para aplicação de desmoldantes, garantindo revestimento uniforme, eliminando a formação de névoa e sujeira no ambiente.

Aplicação uniforme e sem desperdício de líquidos viscosos

Há muitos líquidos viscosos envolvidos na atividade de panificação – chocolates, óleos e manteigas – e a aplicação deles costuma ser um desafio. A solução em pulverização para garantir aplicação precisa e sem desperdício do produto no alvo é o AccuCoat®, equipamento com tanques, linhas de distribuição, filtros encamisados e aquecidos, ajuste automático às alterações de velocidade e a possibilidade de predefinir os comandos da linha.

O AccuCoat® é a solução em pulverização para garantir a aplicação precisa de líquidos viscosos no alvo e sem desperdícios.

Umidificação do ambiente

Um aspecto importante dentro da indústria de panificação é a umidificação do ar. É fundamental cuidar dessas condições para possibilitar a formação do glúten, controlar a consistência e a temperatura da massa, umedecer o amido, possibilitar a ação das enzimas e controlar a maciez do pão. O MiniFogger® é um equipamento portátil capaz de pulverizar partículas minúsculas de água (menores que 7 µm), garantir a umidificação do ar no ambiente sem risco de formação de poças no chão. Vale destacar que o equipamento ainda economiza energia e é de fácil instalação e manutenção.

O MiniFogger® é um equipamento portátil capaz de pulverizar partículas minúsculas de água, garantir a umidificação do ar no ambiente sem risco de formação de poças no chão.

Quer conhecer melhor as soluções e tecnologias para a pulverização na indústria de panificação?
Fale com nossos especialistas. Eles podem apontar os equipamentos ideias para as suas necessidades.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário