Fabricante economiza US$3mil por mês com troca de sistema de pulverização de snacks

Problema: pulverização irregular gerava desperdício de insumos e baixa qualidade do produto final

Um fabricante americano de salgadinhos assados gourmet, que não contava com um sistema de pulverização de snacks, necessitava aplicar uma cobertura precisa de óleo de girassol em batatas chips antes de elas irem ao forno. A uniformidade é essencial para manter tanto a aparência quanto o gosto agradável do salgadinho.

A empresa contava com um sistema caseiro que injetava ar na linha de líquido antes de ser atomizado, usando um bico hidráulico. O sistema exigia manutenção diária e produzia um jato de forma irregular, resultando em desperdício de óleo e em baixa qualidade do produto. 

Solução: sistema de pulverização modular garante cobertura uniforme e elimina desperdícios

A Spraying Systems apresentou ao fabricante as pistolas atomizadoras controladas pelo Sistema de Pulverização Modular AutoJet® Modelo 1550+. O sistema ajusta facilmente a vazão do líquido e, junto com as pistolas atomizadas com mistura externa, mantém um revestimento uniforme de óleo de girassol nos snacks. 

De fácil operação, o 1550+ é equipado com uma bomba de ar com duplo diafragma que, de maneira eficiente, move o óleo viscoso do tanque de alimentação para as duas pistolas atomizadoras ¼  JAUCO, utilizadas para cobrir toda a área da esteira transportadora. O ciclo é de até 180 pulsos por minuto e os bicos dispõem de uma agulha autolimpante para evitar o entupimento.

A vazão é facilmente ajustada e o conjunto de bicos atomizadores com mistura externa proporciona uma cobertura uniforme das batatas ao longo do transportador.

Resultado: melhor qualidade do produto final e payback em menos de três meses

O sistema de pulverização modular AutoJet melhorou a qualidade e a quantidade das batatas produzidas. A cobertura de pulverização ficou consistente e uniforme, resultando em melhor aparência do produto e menor taxa de rejeição. 

Além disso, menos óleo foi utilizado na cobertura e as paradas para manutenção foram reduzidas significativamente: as quase duas horas de trabalho por dia gastas na manutenção do sistema de pulverização anterior foram eliminadas.

A empresa pôde, ainda, aumentar sua produção, gerando uma economia de mais de US$3.000 por mês.
O investimento no sistema foi recuperado em menos de três meses.

Saiba mais sobre a solução:

O Sistema Modular AutoJet 1550+ vem pronto para uso e inclui todo o necessário para operar bicos de pulverização automáticos. Esse sistema de pulverização automatizado autossuficiente fornece controle completo do bico garantindo precisão de pulverização  com o mínimo de desperdício do líquido pulverizado. 

sistema_pulverização_de_snacks_autojet

O Sistema Modular AutoJet é equipado com uma bomba com duplo diafragma
e utilizou duas pistolas atomizadoras ¼  JAUCO que dispõem de uma agulha autolimpante para evitar o entupimento.

Quer saber mais sobre as soluções Spraying Systems para sistema de pulverização de snacks
e outras soluções do nosso portfólio para o mercado de alimentos e bebidas?
Fale com um de nossos especialistas!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário