Com bicos precisos para a secagem, refinaria de biodiesel adequa-se à ANP e aumenta produtividade

Por 22 de dezembro de 2021Caso de Sucesso, Petroquímica

Uma empresa brasileira de beneficiamento de óleo e produção de biodiesel, precisava secar biodiesel com teor de umidade inferior a 200 ppm de acordo com as atuais exigências da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biodiesel (ANP).

Para atender a essa exigência, a empresa precisou diminuir a quantidade produzida, já que sofria com um gargalo no processo por conta dos bicos que utilizava para secagem que não tinham as características para a correta evaporação do teor de água presente no combustível.

A empresa utilizava apenas um terço da capacidade produtiva devido ao modelo de secagem de biodiesel utilizado.

Bicos que pulverizam gotas menores do que os gerados pelos bicos de cone oco-padrão solucionaram o problema

Os especialistas da Spraying Systems consultados ofereceram a linha de bicos WhirlJet® In-Line, que pulveriza com tamanho de gotas menor do que os gerados pelos bicos de cone-oco padrão, além de garantir a uniformidade da distribuição.

Com bicos precisos para secagem, foi possível chegar a um teor de umidade 35% abaixo do estabelecido

Com o novo modelo de bico WhirlJet In-Line utilizado, foi possível atingir um teor de umidade no processo de 130ppm, 35% abaixo do limite estabelecido, enquadrando a empresa na legislação vigente. Com os ajustes no uso do vácuo, também foi possível eliminar o gargalo no processo, dobrando a produção diária em relação ao panorama anterior.

A otimização do processo como um todo, gerou uma redução de 25% na temperatura do biodiesel dentro do secador, proporcionando ganho energético e redução nos custos operacionais.

Saiba mais sobre o WhirlJet In-Line

O WhirlJet é um modelo de bico desenvolvido para a passagem de ar dentro da câmara de turbilhonamento onde gira em círculos em alta velocidade.

A rotação manda o líquido para longe do centro em direção às bordas. Dessa forma, o líquido sai do orifício em padrão de cone vazio. Disponível em diferentes versões, garante distribuição uniforme e opera com pressões maiores que 500 psi (35 bar).

bicos-secagem-biodiesel-WhirlJet

O WhirlJet é um modelo de bico desenvolvido para a passagem de ar dentro da câmara de turbilhonamento onde gira em círculos em alta velocidade, produzindo orifício em padrão de cone vazio.

Se você precisa encontrar bicos precisos para a secagem de biodiesel ou outros pontos de soluções de pulverização para outras etapas produtivas da indústria petroquímica, consulte nossos especialistas.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário