Fabricante de fertilizantes usa nova tecnologia para queima de enxofre, reduz tempo de manutenção e aumenta a produtividade

Por 18 de outubro de 2021Caso de Sucesso, Químicos

Uma fabricante de fertilizante, uma das maiores multinacionais em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, usava lanças genéricas e antigas para a queima de enxofre e os bicos incrustavam constantemente. Os bicos também sofriam desgaste a ponto de uma vez por semana ser necessária a parada da produção por 4 horas para realizar a desobstrução. Além disso, a cada 40 dias eles precisavam ser substituídos.

A falha na queima de enxofre reduz a produção de ácido sulfúrico e, consequentemente, compromete a produção de fertilizantes, gerando perdas e reduzindo a lucratividade do negócio.

Empresa desejava lanças e bicos que não demandassem tanta manutenção

O cliente procurava um conjunto de lanças e bicos que não demandasse tanto tempo e trabalho para manutenção. O especialista da Spraying Sysytems recomendou o uso das lanças para queima de enxofre com bicos WhirlJet® CBA.

Ao adotar nova tecnologia para queima de enxofre, empresa aumentou a produtividade

Ao fazer a substituição das lanças antigas pela nova tecnologia da Spraying Systems, a empresa observou aumento da vida útil dos bicos e das lanças e prolongou o tempo de operação sem incrustação. Dessa forma, a fabricante de fertilizantes conseguiu produzir durante quatro meses consecutivos sem a necessidade de parada de manutenção.

Conheça a tecnologia de pulverização desenvolvida para evitar problemas na queima de enxofre

A lança padrão WhirlJet CBA é uma solução desenvolvida pela Spraying Systems para resolver problemas de entupimento dos bicos nas lanças de queima de enxofre sem comprometer a performance da pulverização. A lança CBA pulveriza o mesmo tamanho de gota que a lança padrão BA, porém, com uma grande redução no risco de entupimento, especialmente quando a pressão é reduzida para diminuir a vazão de enxofre. Há nesse modelo uma jaqueta de vapor que ajuda a manter a temperatura do enxofre mesmo quando a vazão é alterada, o que reduz o risco de solidificação e, consequentemente, as incrustações.

Vale destacar que a solução foi desenvolvida para fácil acesso e manutenção: o bico para enxofre CBA é rosqueado dentro da lança pela frente, facilitando o acesso e a troca. Há ainda uma grande variedade de capacidade de vazões (7 a 290 lpm) e o bico está disponível em inox 309 e outros metais fundidos.

queima-enxofre- WhirlJet CBA

A lança padrão WhirlJet CBA é uma solução desenvolvida pela Spraying Systems
para resolver problemas de entupimento dos bicos nas lanças de enxofre sem
comprometer a performance da pulverização. Há nesse modelo uma jaqueta de vapor
que ajuda a manter a temperatura do enxofre mesmo quando a vazão é alterada,
o que reduz o risco de solidificação e, consequentemente, as incrustações.

Quer saber mais detalhes sobre a tecnologia desenvolvida pela Spraying Systems para evitar os problemas de entupimentos nos equipamentos de queima de enxofre? Fale com nossos especialistas!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário