Empresa eleva padrão de qualidade com novo método de desinfecção de cascas de ovos

Problema: Métodos falhos provocavam desperdício de peróxido de hidrogênio

Uma granja de ovos canadense de grande porte necessitava implementar uma nova maneira de desinfecção das cascas. Os clientes da empresa exigiam a aplicação de maneira uniforme de 0,8ml a 0,9 ml de peróxido de hidrogênio em toda a superfície dos 1,5 milhões de ovos processados semanalmente.

A primeira tentativa da granja foi usar pulverizadores manuais para cobrir os ovos conforme eles passavam pela esteira. Num segundo momento, a companhia tentou pulverizar com um manifold composto de bicos hidráulicos. 

Ambos os métodos resultaram em excesso de pulverização e nebulização, desperdiçando peróxido de hidrogênio e colocando em risco a saúde dos colaboradores. Além disso, nenhum dos processos realizados resultou numa cobertura uniforme e completa dos ovos. 

Solução: implementação de sistema com bicos automáticos

A Spraying Systems ajudou a empresa a resolver o problema com 12 bicos automáticos
AA250AUH e 2 Sistemas de Pulverização AutoJet®

Cada modelo do AutoJet 1550+ controla 6 bicos instalados num manifold na largura da esteira, que movimenta os ovos em 12 fileiras. À medida que cada fileira de ovos se aproxima do manifold, um sensor fotoelétrico aciona a pulverização controlada de peróxido  de hidrogênio nos 6 primeiros bicos. 

Um segundo sensor ativa o segundo conjunto de bicos assim que os ovos são rolados, garantindo uma cobertura completa e uniforme. Os bicos somente pulverizam quando os ovos passam pelo manifold, portanto, o excesso de pulverização, nebulização e desperdício de produto foram praticamente eliminados. 

sistema_1550+_para_desinfeccao_cascas_ovos

Com o AutoJet 1550+, a pulverização de peróxido de
hidrogênio é controlada por bicos automáticos.

Resultados: clientes satisfeitos e payback em menos de nove meses

A granja implementou com sucesso a sanitização dos ovos demandada por seus clientes, garantindo a cobertura completa das cascas. O Sistema Modular AutoJet 1550+ aplicou o peróxido de hidrogênio de forma mais eficiente do que os processos alternativos, que usavam 30% a mais de produto.

O sistema também eliminou completamente a possibilidade de os ovos serem rejeitados por cobertura incompleta de peróxido de hidrogênio. Considerando as economias combinadas das soluções, o payback foi de menos de nove meses.

Saiba mais sobre a solução:

O Sistema Modular AutoJet 1550+ vem pronto para uso e inclui todo o necessário para operar bicos de pulverização automáticos. Esse sistema de pulverização automatizado autossuficiente fornece controle completo do bico, garantindo precisão de pulverização com o mínimo de desperdício do líquido pulverizado. 

Já os bicos automáticos AA250AUH são compactos, leves, elétricos e fornecem pulverização precisa em operações de alta velocidade e baixa capacidade, com vazões de até 1,8 lpm.

bicos_e_sistema_modular_1550+_para_desinfeccao_cascas_ovos

O Sistema Modular AutoJet 1550+ fornece controle completo do bico, garantindo precisão de pulverização com o mínimo de desperdício.

Quer saber mais sobre as soluções Spraying Systems para desinfecção de cascas de ovos e outras soluções do nosso portfólio para o mercado de alimentos e bebidas? Fale com um de nossos especialistas!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário