Siderúrgica aprimora resfriamento de gases após o desenvolvimento de bicos específicos para o processo

Problema

Uma joint venture binacional da área siderúrgica, voltada à produção de laminados de alta qualidade para as indústrias de óleo & gás, veículos e construção civil, necessitava de uma solução para o resfriamento de gases do sistema EVC, gerado pelos conversores da aciaria de aços longos.  

Nessa etapa de produção, era usado um bico atomizador importado da China com utilização de vapor e nitrogênio de dupla vazão, mas eles causavam problemas, como desgaste prematuro dos bicos, longa parada para troca, alto custo de estabilização e parada da aciaria devido à deficiência no resfriamento dos gases, além de problemas ambientais, como vazamentos para a atmosfera. Outro fator que complicava o processo de resfriamento de gases do cliente era o fato de a fabricante chinesa vender os bicos em conjunto com as lanças, sendo impossível para a siderúrgica comprar apenas os bicos para substituir os que estavam desgastados. 

Para atender o cliente, a Spraying Systems adaptou o material do bico FloMax®, que pulveriza partículas minúsculas e garantem a efetividade do processo. 

Solução

Um dos aspectos que traria facilidades para o processo seria a nacionalização dos bicos atomizadores utilizados e a ideia apresentada pelos especialistas da Spraying Systems seria a utilização de água e vapor no processo de resfriamento de gases. A linha completa para resfriamento de gases FloMax® tem bicos que pulverizam partículas minúsculas e garantem a efetividade do processo. 

Para adaptação dos bicos FloMax® às necessidades do cliente, a Spraying Systems realizou a troca do material do bico, que foi submetido a um tratamento adequado para atender às condições de operação, à temperatura de 800ºC. Foram feitas, também, mudanças no projeto original em relação à função de fixação do flange para evitar trincas. 

Resultados

Após a substituição dos bicos usados no resfriamento de gases, a siderúrgica observou melhora do tempo de parada do equipamento (elas passaram a acontecer nos períodos programados e não devido a emergências ao longo do processo), redução do tempo e aumento do volume dos gases resfriados, diminuição do consumo de vapor e eliminação do vazamento de gases para a atmosfera. 

Conheça mais sobre a solução

A Spraying Systems oferece soluções completas para o processo de resfriamento de gases, ponto crítico da atividade siderúrgica. Nosso portfólio conta com unidade de pressurização, painel de controle e lanças FloMax® de alto turndown. O diferencial é que esses recursos são possíveis atingir o menor D máx, (Diâmetro máximo) evitando que mesmo as maiores partículas produzidas pela FloMax® apresentem tempo de residência adequado para vaporização completa.  

Para atender o cliente, a Spraying Systems adaptou o material do bico FloMax®, que pulveriza partículas minúsculas e garantem a efetividade do processo. 

Precisa de soluções para aprimorar o resfriamento de gases? Fale com os especialistas da Spraying Systems. Eles podem apontar as melhores soluções em pulverização para a sua empresa. 

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário