Vislumbrando o reaquecimento do mercado e a necessidade de aumento de produção, uma siderúrgica nacional iniciou um estudo para desenvolver um projeto de pulverização que viabilizasse o aumento de velocidade do lingotamento contínuo.
Havia limitações do projeto original da máquina e as novas condições do processo exigiam velocidades maiores, a siderúrgica solicitou a ajuda da Spraying Systems para o desenvolvimento de um novo sistema para o resfriamento em zonas.
Solução: novo projeto de pulverização para o lingotamento contínuo
O projeto original da máquina limitava o aumento de velocidade de lingotamento porque não comportava o acréscimo de vazão necessário para o novo processo de resfriamento. A perda de carga do circuito hidráulico estava no limite do projeto e não era possível adicionar a vazão necessária para a nova relação de massa de aço lingotado por minuto. A Spraying Systems avaliou o projeto original dos manifolds e bicos de resfriamento e desenvolveu um novo manifold e um novo modelo de bico da linha FullJet® com a vazão e pressão necessárias para as novas condições.
No desenvolvimento do projeto, foram consideradas as novas características de pulverização: maior vazão, novas áreas de cobertura e distribuição, novo padrão de gota e maior área de passagem para evitar entupimento.
Resultados para a siderúrgica
Com os novos bicos, a siderúrgica conseguiu aumentar a velocidade de lingotamento em 30%, padronizou o mesmo modelo de bico e resfriamento e diminuiu o entupimento. Foi possível reduzir as perdas de carga do projeto original da máquina com intervenções mínimas e utilizando-se ao máximo o potencial de resfriamento do bico.
Para um novo cenário de aumento de produtividade, a siderúrgica agora conta com a possibilidade de aumentar a quantidade de corridas por dia e ainda a interligação direta do lingotamento com a laminação, economizando custo do reaquecimento do material em forno.
Saiba mais sobre a solução:
Os bicos de resfriamento FullJet® foram desenvolvidos especialmente para atender às necessidades das siderúrgicas. Eles garantem uma distribuição mais uniforme do que bicos de cone cheio, o que contribui para um resfriamento consistente e controlado. O ângulo da pulverização não é afetado pelas mudanças de pressão na operação, permitindo uma variação mais ampla nas velocidades de lingotamento. Além disso, com o uso de diferentes tamanhos dos bicos HHCC, é possível obter a vazão necessária para o processo.
Os bicos FullJet®, utilizados no novo projeto de pulverização para lingotamento contínuo de siderúrgica, proporcionou vazão e pressão necessárias para as novas condições.
Precisa também de um projeto de pulverização para melhorar o lingotamento contínuo na sua siderúrgica? Entre em contato com os nossos especialistas.