Limpeza da tela do filtro prensa: saiba como usina aumentou faturamento anual

Situação

Uma grande usina de açúcar e etanol usava um chuveiro de alta pressão para limpeza da tela do filtro prensa com bicos autolimpantes. A empresa estava insatisfeita com o sistema porque constantemente precisava fazer parada de produção para desobstruir os bicos que entupiam devido ao travamento da mola interna. A parada para manutenção também apresentava risco para o operador, pois era necessário acessar cada bico individualmente para desobstrução.

Solução

Foi instalado no filtro prensa o Chuveiro com Escova da Spraying Systems. O equipamento conta com uma escova interna que, quando acionada por um volante externo, realiza a limpeza e desobstrução de todos os bicos sem a necessidade de desmontagem ou acesso do operador à máquina.

O Chuveiro com Escova da Spraying Systems conta com escova interna acionada por volante externo, o que facilita a limpeza e desobstrução de todos os bicos sem a necessidade de desmontagem.

Resultados

Com o novo equipamento de limpeza do filtro prensa, a operação registrou uma redução do consumo de água de 4m³/h e, consequente, redução da energia utilizada no bombeamento. Foi estimado um aumento produtivo de 0,1%, que gerará R$ 100 mil/ano com uma produção anual de 2 milhões de toneladas. Além disso, a usina eliminou o risco para o operador uma vez que não há mais necessidade de intervenção manual e a limpeza é acionada por um volante externo. Confira o depoimento em vídeo do cliente.

Conheça mais sobre a solução

O Chuveiro com Escova é um equipamento versátil desenvolvido pela Spraying Systems para contribuir com melhorias em diversos pontos da operação de uma usina de açúcar e etanol: embebição pressurizada de moenda, embebição do filtro prensa, limpeza do filtro prensa e limpeza da peneira rotativa. Quando substitui os sistemas comumente usados na limpeza do filtro prensa (chuveiros de limpeza com coeficiente de variação alto que não distribuem a água uniformemente e geram entupimentos e falhas na pulverização), o equipamento reduz o consumo de água no processo, proporciona maior extração do açúcar e melhora os níveis de recuperação.

Para saber mais sobre o chuveiro com escova e os benefícios que o equipamento proporciona às usinas de açúcar e etanol quando utilizado na limpeza da tela do filtro prensa, fale com nossos especialistas.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário Um comentário

Deixe seu comentário