Precisa melhorar a recuperação de açúcar? Saiba como a pulverização pode contribuir

Por 3 de março de 2021Açúcar e Etanol
pulverização na recuperação de açúcar

A recuperação de açúcar é um dos indicadores de produtividade do setor sucroenergético. Quanto mais uma usina consegue extrair açúcar a partir da matéria-prima, mais eficientes estão seus processos e isso é um ótimo sinal de que a operação está a pleno vapor e de que a lucratividade deve acompanhar esse fluxo.

No entanto, nem sempre a extração é feita em todo o seu potencial. Em muitos desses casos, um sistema adequado de pulverização pode contribuir para melhores resultados não só em relação à recuperação do açúcar em si, mas em outros aspectos desejáveis na produção como redução do consumo de água e de energia elétrica também, o que melhora os custos operacionais e adequa a empresa às metas de sustentabilidade.

Por que o chuveiro com escova é uma solução para melhorar a recuperação de açúcar?

A Spraying Systems tem uma solução de pulverização que atende perfeitamente às necessidades das usinas de açúcar e etanol em diversas etapas do processo produtivo e ajudam a aumentar a extração de açúcar: o Chuveiro com Escova, equipamento versátil, com baixo coeficiente de variação, o que garante uma distribuição uniforme da água. Suas escovas internas deixam os bicos sempre limpos e desentupidos, bastando acionar um volante manual ou automático.

Coeficiente de Variação e a pulverização na recuperação de açúcar

O baixo coeficiente de variação do Chuveiro com Escova, da Spraying Systems, garante a distribuição uniforme da água em diversas etapas do processo produtivo, o que melhora a recuperação do açúcar nas usinas.

O chuveiro com escova é ideal para o uso em operações nas quais a água possui particulados em suspensão, como em processos de limpeza e lavagem de filtros, filtros rotativos, telas e peneiras.

Válvula de pulverização

Suas escovas internas deixam os bicos sempre limpos e desentupidos. Pode ser usado em diversos processos das usinas de açúcar e etanol, contribuindo para aumentar a recuperação de açúcar.

Veja as etapas do processo produtivo de uma usina sucroenergética em que o chuveiro com escova pode ser utilizado e trazer melhores resultados em termos de recuperação de açúcar:

Embebição pressurizada de moenda

Na embebição da moenda, etapa em que se retira açúcar do bagaço moído, muitas usinas utilizam chuveiros de embebição feitos de tubos furados. Esse recurso tem baixa pressão e coeficiente de variação (CV) alto, com distribuição não uniforme da água. Além disso, são recorrentes as queixas pelo constante entupimento dos furos. Em usinas que usam tubos furados nesse processo, é comum o alto consumo de água, alto consumo de vapor e redução da extração, uma vez que o bagaço não é molhado por completo, levando a perdas de produção.

Com o uso do Chuveiro com Escova da Spraying Systems, as escovas internas deixam os bicos sempre limpos e desentupidos automaticamente. Além disso, ao garantir um baixo CV e a distribuição uniforme da água, há o aumento do índice de extração de açúcar. 

Uma usina de açúcar e etanol que tinha sistema de embebição de moenda desuniforme e ineficiente, utilizando tubo furado no processo, pôde observar a diferença ao substitui-los pelo chuveiro com escovas da Spraying Systems, aumentando a extração de 96,5% para 96,8%. Com o ganho de 0,3% na recuperação do açúcar ART nessa etapa, o cliente chegou a um incremento de R$ 400 mil por milhão de tonelada, gerando um payback imediato.

Embebição do filtro rotativo

Para a embebição do filtro rotativo, geralmente são usados bicos de jato cone oco, sem overlap e com falhas no padrão de jato. A falta de precisão dos bicos usados e um chuveiro mal projetado causam falhas na distribuição da água na embebição, que leva à redução na extração do açúcar. É mais um ponto em que o Chuveiro com Escova melhora a extração e a produtividade.

Limpeza do filtro prensa e peneira rotativa

Outro ponto de atenção em relação à produtividade nas usinas de açúcar e etanol está no filtro prensa, já que o acúmulo de material na tela reduz a filtragem e a recuperação do açúcar. Como na peneira rotativa, os equipamentos normalmente utilizados nessa etapa são chuveiros de limpeza com coeficiente de variação alto, gerando distribuição de água não uniforme para limpeza da tela, entupimento e desgastes de bicos.

O bico normalmente usado tem uma mola interna que trava, gerando entupimento e falha na pulverização. A consequência é o alto consumo de água de limpeza devido ao aumento de vazão dos bicos e consequente aumento de vapor para evaporação. Há ainda perda de açúcar e aumento na POL. O Chuveiro com Escova também substitui bem esses chuveiros de limpeza com vantagens.

Uma usina que usava chuveiros comuns no filtro prensa e substituiu pelo chuveiro com escova teve aumento produtivo estimado em 0,1%, o que incrementou em R$ 100 mil anuais o faturamento da empresa considerando a produção de 2 mil toneladas por ano. O payback aconteceu em um mês. Outra usina conseguiu reduzir o consumo de água em 60% e eliminou problemas de infecção na peneira rotativa quando adotou o chuveiro com escova.

Além do Chuveiro com Escova e das claras vantagens do equipamento para o aumento da recuperação de açúcar, a Spraying Systems conta com uma linha de soluções de pulverização para diversos processos em usinas de açúcar e etanol, inclusive para a flexibilização do mix de produção e aumento da rentabilidade.

Nossos especialistas estão à disposição para falar sobre eles e fazer as recomendações tendo em vista as especificidades da sua produção. Consulte-os!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário