Como escolher o sistema de pulverização para controle de poeira? Confira as dicas!

Por 7 de junho de 2021Mineração

Seu processo produtivo gera poeira e você já sabe que precisa escolher um sistema de pulverização para proporcionar um ambiente mais adequado à saúde dos seus colaboradores, evitar a poluição atmosférica e multas ambientais. Em algumas atividades, como a mineração, esse é um ponto crítico.

Mas, entre as infinitas opções disponíveis no mercado, qual deles escolher?  Primeiro, é preciso entender os tipos de sistemas de controle de pó:

Seco: usado em processos em que o material do processo não tolera água. Nesses casos, o equipamento empregado é o filtro cartucho.

Úmido: o bico da aplicação fará toda a diferença no controle do pó e a escolha do modelo ideal dependerá de fatores como:

∙ Tamanho de gota

∙ Distribuição

∙ Velocidade 

∙ Padrão

∙ Ângulo de pulverização

∙ Vazão e pressão da água

Apresentamos aqui os prós e contras das diversas soluções utilizadas para controle de pó de via úmida:

pulverização-controle-pó-água-solução-água

Água

As vantagens do uso da água são os baixos custos, simplicidade para projetar e operar e efeito da deriva limitado. Por outro lado, não é uma solução que funciona para todos materiais, pois alguns são sensíveis ou repelem a água, sendo necessário um maior volume de água. Além disso, é comum haver excesso de umidade e são recomendadas reaplicações quando a água evapora.

pulverização-controle-pó-água-solução-agentes-surfactantes

Agentes surfactantes

No geral, os agentes surfactantes são mais eficientes que o uso da água isoladamente e ainda reduzem o consumo de água na operação. No entanto, pode haver contaminação do material e nem todos aceitam surfactantes. É importante destacar também os altos custos envolvidos tanto em operação quanto em manutenção.

pulverização-controle-pó-água-solução-espuma

Espuma

A espuma apresenta alta eficiência quando há o contato adequado com o material. Outro aspecto positivo é a pouca alteração da umidade. Como desvantagem, podemos apontar a contaminação do material com a espuma, a necessidade de ar comprimido na aplicação e também os altos custos com investimento, operação e manutenção.

pulverização-controle-pó-água-solução-adesivo

Adesivos

A grande vantagem do uso dos adesivos é a eliminação da necessidade de reaplicações. Podemos mencionar, também, a eficiência nos múltiplos pontos de transferência. Os inconvenientes são os problemas de produção, danos aos bicos e equipamentos e altos custos com investimento, operação e manutenção.

pulverização-controle-pó-hidráulica

Hidráulica

Instalação simples, baixos custos operações, eliminação da necessidade de utilização do ar comprimido e as diversas possibilidades de padrão de jato (oco, cheio ou leque) são as vantagens da solução hidráulica para o controle de pó. Entre as desvantagens, vale mencionar o alto consumo de energia e desgaste da bomba para manter a operação em alta pressão e a qualidade crítica da água (pequenos orifícios são propensos á obstrução e demandam mais manutenção). É recomendada para utilização em áreas fechadas, com pouca turbulência.

pulverização-controle-pó-pneumática

Pneumática

Já os sistemas de controle de pó pneumáticos são caracterizados pela produção de gotas menores, causam menos entupimento e baixos custos operacionais e utilizar diversos padrões de jato (cone oco, cheio ou leque). Na lista de desvantagens, os gastos com ar comprimido e a injeção de ar adicional na área (o que pode causar mais poeira). Assim como a solução hidráulica, a pneumática é recomendada para utilização em áreas fechadas, com pouca turbulência.

Como vimos, são vários os aspectos que devem ser considerados na escolha da solução de controle de pó a ser utilizada, entre eles, se a área é aberta ou fechada ou ou tipo de material da operação.
Em dúvida sobre qual seria a solução ideal de pulverização para o controle de poeira na sua operação? Fale com os especialistas Spraying Systems. Também temos um post sobre o que há de mais inovador em termos de controle de pó.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário