Siderúrgica elimina problemas de oxidação em tubos com pulverização precisa

Por 3 de agosto de 2021Caso de Sucesso, Siderurgia

Problema: aplicação imprecisa de óleo em tubos de aço de carbono provocava oxidação

Uma indústria de tubos de aço enfrentava problemas com a oxidação dos tubos de aço carbono durante a estocagem, pois não contava com um controle de pulverização precisa. 

O processo de aplicação do óleo protetivo consistia em passar cada tubo por esponjas embebidas no líquido. Como essa aplicação não era uniforme, os pontos que ficavam sem cobertura oxidavam, comprometendo a qualidade do produto final. 

A oxidação se tornava um motivo para que os clientes da empresa recusassem o material, gerando prejuízos à siderúrgica. Além disso, com a aplicação irregular, o óleo sujava o chão e colocava os funcionários em risco de quedas.

Solução: pistolas automáticas para aplicação uniforme do óleo protetivo

A fábrica recorreu à Spraying Systems para avaliar o processo, e os especialistas recomendaram ao cliente uma solução de pulverização: a implementação do Sistema AutoJet® 1550+ equipado com pistolas PulsaJet®. 

Essas pistolas automáticas, aliadas ao Controle de Pulverização Precisa (PSC), garantem que os revestimentos sejam aplicados de forma consistente, uniforme e com o mínimo de desperdício, mesmo quando a velocidade da linha altera. O sistema também utiliza um sensor fotoelétrico, que indica que os bicos devem pulverizar somente quando o produto estiver presente, evitando desperdício.

pistolas_pulsajet_para_controle_pulverizacao_precisa

As pistolas PulsaJet® garantem a aplicação uniforme do óleo protetivo.

Resultado: tubos sem oxidação por mais de 15 dias

Com a implementação do controle de pulverização AutoJet® 1550+ em conjunto com os bicos PulsaJet®, o cliente pôde observar economia na aplicação de óleo protetivo e aumento da produtividade, pois o processo se tornou mais ágil e contínuo. Os tubos, que antes oxidavam poucos dias após serem estocados, permaneceram sem danos por mais de 15 dias. 

Além disso, o payback aconteceu em 90 dias, considerando apenas a eliminação do retrabalho do material oxidado, e a satisfação dos clientes melhorou. Com o novo sistema, os riscos para os funcionários também foram eliminados, já que a área de aplicação ficou totalmente protegida.

Saiba‌ ‌mais‌ ‌sobre‌ ‌a‌ ‌solução:‌

O Sistema Modular AutoJet® 1550+ é um sistema de pulverização automático desenvolvido para garantir a colocação precisa do líquido pulverizado com o mínimo desperdício. 

Usado em conjunto com os bicos automáticos PulsaJet®, o sistema proporciona cobertura ideal, permitindo ao operador escolher seu nível de controle: apenas pressão do líquido, pressão do líquido e pressão de atomização ou pressão do líquido, de atomização e de ar ventilado. 

Outra característica do AutoJet 1550+ é a capacidade de operar bicos de pulverização tanto por acionamento elétrico quanto por acionamento pneumático.

sistema_de_pulverizacao_autojet

O AutoJet® 1550+ proporciona cobertura ideal, permitindo ao operador escolher seu nível de controle.

Quer saber mais sobre as soluções Spraying Systems para controle de pulverização precisa e outras soluções do nosso portfólio para a indústria siderúrgica? Fale com um de nossos especialistas!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário