Siderúrgica economiza 80 mil dólares com novos bicos de descarepação

Por 29 de junho de 2021Caso de Sucesso, Siderurgia

Problema: entupimento dos bicos de pulverização de alta pressão

Uma usina de aço totalmente integrada nos EUA fabrica produtos laminados a quente, laminados a frio e revestidos. Como toda siderúrgica, a usina precisa de bicos de descarepação para remover a carepa formada na superfície do aço nas operações de laminação.

Os bicos de pulverização de alta pressão usados anteriormente não proporcionavam uma boa descarepação, entupiam frequentemente e produziam padrões de pulverização desiguais, contribuindo para problemas de qualidade custosos. 

Além disso, os filtros dos bicos colapsavam, caiam e ficavam alojados no manifold de descarepação. Era necessário tempo de manutenção adicional para remover as peças quebradas. 

Como a durabilidade dos bicos era inconstante, não era possível determinar um intervalo apropriado para substituição. Por isso, a usina substituía os bicos prematuramente para evitar problemas de qualidade causados por uma possível pulverização irregular. 

Solução para garantir melhor desempenho dos bicos de descarepação

Os bicos DescaleJet® Pro foram a solução proposta pela Spraying Systems. Para garantir que os bicos DescaleJet® Pro fornecessem o desempenho necessário, um teste de impacto 3D foi realizado no laboratório da Spraying Systems. 

Além disso, foi utilizado o exclusivo software DescaleWare® para determinar o posicionamento ideal dos bicos no manifold com base nas condições operacionais da usina. 

Bicos_de_descarepacao_descalejet_pro

O DescaleJet® Pro passou por um teste de impacto 3D para assegurar o desempenho necessário.

A análise do teste e do software mostrou que os bicos DescaleJet® Pro proporcionariam uma melhora de 15% no impacto em relação aos bicos utilizados anteriormente, e uma cobertura mais uniforme, especialmente nas zonas críticas de sobreposição.

A usina instalou 28 bicos DescaleJet® Pro no manifold inferior da linha. O manifold de descarepação opera a 131 bar, proporcionando um padrão de alto impacto em 30°. Os bicos possuem uma conexão roscada e orifícios de carbeto de tungstênio autoalinhados para uma fácil manutenção e longa durabilidade. 

Bicos_de_descarepacao_descalejet_pro

Os bicos DescaleJet® Pro possuem uma conexão roscada e orifícios de carbeto de tungstênio autoalinhados para uma fácil manutenção e longa durabilidade.

Resultados: maior impacto dos bicos, tiras mais limpas e menos problemas de qualidade

O desempenho superior dos bicos DescaleJet® Pro foi evidente imediatamente após a instalação. O maior impacto dos bicos resultou em tiras mais limpas e menos problemas de qualidade. 

Os bicos DescaleJet® Pro apresentaram uma vida útil 30% maior em relação aos bicos utilizados anteriormente e desgaste consistente permitindo manutenção programada com antecedência. Os filtros agora são eficazes, evitam os contaminantes e permanecem nos bicos, eliminando problemas de padrão na pulverização e tempo de parada de manutenção não programada. 

Graficos_desempenho_bicos_de_descarepacao_descalejet_pro

O DescaleJet® Pro apresentou vida útil 30% maior em relação aos bicos utilizados anteriormente.

Como o custo dos bicos DescaleJet® Pro é comparável aos bicos antigos, as economias se somaram rapidamente. A usinaeconomizou 80 mil dólares no primeiro ano graças a uma combinação de qualidade melhorada na tira e diminuição no tempo de manutenção. 

Conheça melhor o Descalejet® Pro 

Os bicos DescaleJet® Pro estão disponíveis em uma variedade de setups e tamanhos para atender a qualquer necessidade de instalação. Seu material especial, utilizado de carbeto de tungstênio, reduz o desgaste e prolonga a durabilidade.

Bicos_de_descarepacao_descalejet_pro

O material especial do DescaleJet® Pro reduz o desgaste e prolonga a durabilidade.

Além disso, os bicos DescaleJet® proporcionam uma descarepação sem faixas devido à distribuição uniforme de impacto. Bicos de outros fabricantes com padrões de pulverização sem uniformidade causam faixas e excesso de resfriamento. 

Vale ressaltar que a linha DescaleJet® evoluiu e os clientes podem também contar com o DescaleJet® Pro+. Nesse modelo de bico mais recente, um novo design patenteado otimiza a estabilidade da vazão, o que resulta em maior impacto e superfícies suaves e sem faixas. 

A nova linha oferece larga cobertura, vida útil mais longa e uma ampla variedade de conexões de corpos e de acessórios estabilizadores. Além disso, ele é de fácil integração intercambiável nas linhas de descarepação atuais.

Quer saber mais sobre as soluções Spraying Systems para bicos de descarepação? Fale com um de nossos especialistas!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário