Usina aumenta recuperação de etanol em 55,17% com novo chuveiro para lavagem de gases CO²

Situação: uso de tubos furados ocasionava perda de álcool para a atmosfera

Uma usina de etanol, que não contava com chuveiro para lavagem de gases CO², utilizava tubos furados para distribuir água na coluna e capturar as moléculas de álcool provenientes do processo de fermentação.  

Como esse método não fornecia um projeto de pulverização com coeficiente de variação (CV) adequado,
o produto era distribuído de maneira irregular, o que levava à perda de álcool para a atmosfera. 

Solução: chuveiro com CV ideal permitiu a recuperação de etanol

A Spraying Systems propôs a substituição dos tubos furados por um Chuveiro com CV ideal adequado para a lavagem de gases. 

Os bicos de pulverização SpiralJet® utilizados no projeto permitiram a cobertura ideal em todo o diâmetro por onde passavam os gases. O tamanho de gota adequado também auxiliou na retenção das partículas de etanol, permitindo uma maior recuperação deste álcool. 

chuveiro_para_lavagem_gases

Os chuveiros com bicos de pulverização precisa SpiralJet permitiram uma cobertura ideal em todo o diâmetro por onde passam os gases.

Resultado: aumento na recuperação de etanol e payback em 19 dias

Como a usina contava com uma produção diária de 600 m³ de etanol, com a instalação do novo projeto a recuperação passou de 0,58% para 0,90%, um ganho de 0,32%. Considerando-se o valor de R$ 1.800 m³/etanol em uma safra de 180 dias, o cliente obteve um ganho de R$ 622,08 mil, gerando
payback em 19 dias.

antes_depois_chuveiro_lavagem_gases

Saiba mais sobre a solução

O processo de lavagem da coluna de CO² merece bastante atenção dentro de uma usina de açúcar e etanol. Como essa etapa requer uma pulverização excelente, caso não seja realizada de forma eficiente pode comprometer a produtividade da usina. Por isso, a Spraying Systems desenvolveu o Chuveiro com CV ideal, um equipamento versátil que contribui para melhorias em diversos pontos da operação. 

Entre os benefícios dos chuveiros da Spraying Systems para usinas de açúcar e etanol estão:

• Aumento da recuperação de álcool para atmosfera;

• Distribuição uniforme de água – Baixo coeficiente de variação (CV)

• Limpeza automática dos bicos, evitando entupimento;

• Redução no consumo de água;

• Diminuição dos custos de manutenção.

Aumente a recuperação de álcool da sua usina com o chuveiro para lavagem de gases CO² e conte com outras soluções do nosso portfólio para o mercado de açúcar e etanol! Fale com um de nossos especialistas!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário