Usina de açúcar mantém sob controle contaminação bacteriológica em dornas com novos lavadores

Limpeza de dornas de usina era ineficiente no controle microbiológico e precisava de mais antibióticos que o necessário

Uma importante usina de cana-de-açúcar no Brasil usava um modelo ultrapassado de lavador de tanques para a limpeza de suas dornas. Devido à higienização ineficiente, era preciso usar uma grande quantidade de antibióticos para controlar a contaminação. A empresa também enfrentava frequentes travamentos dos bicos, pois a água utilizada para lavagem tem muitos sólidos. Isso causava falhas na limpeza e, consequente, prejuízo na produção.

O novo lavador de dornas precisaria ser eficiente o suficiente para manter sob controle a contaminação microbiológica, evitar paradas e reduzir o tempo de limpeza

Era preciso uma solução que reduzisse os travamentos e paradas durante o processo e que também diminuísse o tempo dedicado à limpeza. A solução proposta pelo especialista da Spraying Systems foi a utilização de novos TankJet® AA290 automáticos nas seis dornas da usina.

O motor do TankJet AA290 é posicionado do lado de fora das dornas e suas engrenagens não entram em contato com os sólidos presentes na água, resultando em uma operação sem travamento e uma maior vida útil do equipamento.

Com lavador automático nas dornas, usina ainda conseguiu economizar mais de R$100 mil por safra

Com os lavadores automáticos em atividade, a usina reduziu o consumo de água e energia de bombeamento, pois a limpeza das dornas passou a acontecer em menos tempo. Além disso, a empresa conseguiu economizar R$ 100 mil por safra com a redução do uso de químicos, que antes eram necessários para evitar a contaminação, quando os antigos lavadores não efetuavam a limpeza a contento. Com todas essas melhorias, o payback aconteceu em apenas 1 safra.

Importante lembrar que mantendo a contaminação sob controle, consegue-se pelo menos 0,3% de ganho no rendimento da fermentação. Ou seja: lavadores são grandes aliados para a fermentação de alta eficiência.

Saiba mais sobre o lavador automático TankJet AA290

O TankJet AA290 é um lavador automático de alto impacto ideal para tanques de processamento de até 30,5 m de diâmetro com resíduos de difícil remoção. O motor posicionado do lado de fora do tanque aumenta a vida útil do equipamento e minimiza falhas. Além disso, a vazão pode ser controlada por meio da escolha dos bicos ou ajustes na pressão de entrada.

contaminação-bacteriológica-dornas-TankJet AA290

Com os lavadores TankJet AA290 instalados em seis dornas, a usina controlou a contaminação bacteriológica e alcançou eficiência fermentativa acima de 91%.

Se você também precisa de limpeza efetiva e controle da contaminação bacteriológica em dornas na sua usina, entre em contato com especialistas da Spraying Systems. Eles podem fazer as melhores recomendações e ainda avaliar outros pontos em que as soluções de pulverização são capazes de aprimorar os seus processos.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário