Soluções de pulverização para farmacêuticas resolvem problemas na limpeza de tanques e no revestimento de comprimidos

O rigor e a vigilância em relação à produção da indústria farmacêutica são grandes. Não é para menos. Qualquer desconformidade no processo, além de comprometer a segurança dos produtos e, consequentemente, dos consumidores, gera perdas, retrabalho, tem reflexos econômicos, impactos em produtividade e no pior dos casos arranhões à imagem da marca. Há algumas soluções de pulverização para farmacêuticas que eliminam alguns problemas que podem surgir na produção.

Limpeza dos tanques na indústria farmacêutica

Um dos pontos de atenção no processo produtivo das farmacêuticas é a limpeza dos tanques. Quando feita com recursos inapropriados, além de não garantir a higienização adequada, a etapa consome muita água e demanda longas paradas de manutenção.

Muitas empresas ainda utilizam Spray Balls no processo. O fato é que esse recurso não é o ideal em toda operação, pois há resíduos que ele é incapaz de remover. É bom ressaltar que os Spray Balls são lavadores estacionários com baixíssimo impacto e que promovem mais um enxágue do tanque do que uma limpeza completa. Dependendo do material processado no tanque, pensando em custo-benefício, convém trocar os lavadores estacionários por um automático.

Lavadores automáticos como o TankJet® AA190, da Spraying Systems, limpam com eficiência tanques de médio e grande porte. Com alto impacto, redução do tempo de limpeza e reduzido consumo de água, é uma boa alternativa ao Spray Ball.

Os lavadores automáticos, por sua vez, têm alto impacto e conseguem fazer a cobertura completa de todas as superfícies do tanque, proporcionando um ciclo rápido de limpeza e baixo consumo de água. Uma farmacêutica brasileira que fez essa substituição, utilizando o TankJet ® AA190, da Spraying Systems, conseguiu reduzir o consumo de água, reduzir em 80% o tempo de limpeza e ter o payback do investimento em duas semanas com a economia observada.

Se você quer saber mais sobre limpeza de tanques na indústria e as vantagens dos lavadores automáticos em comparação ao Spray Balls, confira esses posts já publicados aqui no nosso blog.

Elimine problemas no revestimento de comprimidos

Outro ponto delicado da produção em uma farmacêutica é o revestimento de comprimidos. Trata-se de uma etapa essencial, pois é aí que os comprimidos são selados para proteger o estômago dos pacientes dos princípios ativos do produto ou para o alongamento do tempo de dissipação do medicamento.

É importante que o revestimento seja uniforme, mas há uma série de problemas que costumam acontecer nessa parte do processo, como entupimento e incrustração, soluções suspensas que entopem as linhas de líquidos e espessura de revestimento ou pulverização inconsistente.

Alguns problemas podem ser eliminados com equipamentos de alta eficiência e tecnologia como bicos de pulverização e manifolds com design anti-inscrustração e com recirculação, sistemas de pulverização integrados aos sistemas de bombeamento de líquido que, por sua vez, estão associados a um software de controle e contam com bombas peristálticas de baixa pulsação capazes de eliminar a distribuição dead leg, sensores de pressão que detectam variações que podem indicar entupimento e circuito de limpeza dos bicos, das linhas e sistema de purgação.

A Spraying Systems tem um sistema que preenche esses requisitos.
Trata-se do manifold 5400 equipado com os bicos automáticos VMAU, que proporcionam controle independente dos líquidos, atomização do ar e controle da ventilação, assegurando a pulverização uniforme dos comprimidos e o ajuste preciso do tamanho das gotas. Além disso, o design modular do manifold e dos bicos permite a manutenção rápida e fácil, quando necessário.

O manifold 5400 equipado com os bicos automáticos VMAU é capaz de solucionar problemas no revestimento de compridos por proporcionar controle independente dos líquidos, atomização do ar e controle da ventilação, assegurando pulverização uniforme e ajuste preciso do tamanho das gotas.

Uma farmacêutica internacional adotou a solução para melhorar o revestimento de comprimidos. O retrabalho foi reduzido em mais de 15%.
A empresa observou também redução do tempo de vistoria e triagem dos comprimidos e das horas dedicadas à manutenção. A estimativa é de uma redução de 30 minutos por lote de comprimidos para limpeza e alinhamento dos bicos. Todos esses fatores juntos contribuíram para uma economia anual de US$ 25 mil e o payback aconteceu em aproximadamente 10 meses.

Quer saber mais sobre as soluções de pulverização para farmacêuticas? Nossos especialistas ficarão felizes de conhecer os seus processos e fazer as recomendações. Entre em contato!

Spraying Systems

Autor Spraying Systems

Mais posts de Spraying Systems

Deixe seu comentário