Bicos atomizadores e bicos hidráulicos: entenda a diferença entre eles

Por 23 de setembro de 2020Conceitos de Pulverização

Quando enfatizamos que os bicos de pulverização são equipamentos de extrema importância para a atividade industrial e que a escolha do equipamento adequado fará toda diferença na sua produção, uma das grandes dúvidas que surge é em relação aos dois grandes grupos: bicos atomizadores e bicos hidráulicos. Esse post é para explicar as diferenças entre eles.

Primeiro, é preponderante saber que a função de ambos é quebrar a solução pulverizada em partículas menores, minúsculas em alguns casos. Para chegar ao tamanho de gota ideal para a aplicação na qual serão utilizados, tanto o bico atomizador quanto o bico hidráulico realizarão o processo de atomização, que começa ao forçar o líquido por um bocal.

A primeira grande diferença entre eles é justamente o sistema usado para se chegar nesse objetivo. Os bicos hidráulicos precisam da pressão do fluido para funcionar enquanto os bicos atomizadores utilizam também ar comprimido. A energia potencial do líquido, medida como pressão de líquido para os bicos hidráulicos ou pressão de líquido e ar para os bicos atomizadores, em conjunto com o design do bocal, faz com que o líquido surja primeiro em pequenos ligamentos que se quebrarão em pedaços ainda menores, que são o que chamamos de gotas ou partículas líquidas.

O processo de atomização realizado tanto pelos bicos atomizadores quanto pelos bicos hidráulicos resultará em gotas cujo tamanho dependerá de uma série de fatores.

O tamanho dessas gotas será determinado por uma série de fatores, entre eles, características da solução, viscosidade da solução, design do bico de pulverização, fluxo pelo bico de pulverização e a pressão do ar no caso de bicos atomizadores.

Tamanho da gota e cobertura

Sabemos também que o tamanho da gota produzida pelo bico de pulverização também é um fator fundamental na eficácia da operação. Para algumas aplicações, inclusive, como refrigeração, condicionamento de gás e revestimento de comprimidos, por exemplo, a precisão do tamanho da gota é essencial.

Na escolha do bico, a relação entre tamanho da gota e a área de cobertura precisa ser observada, pois poderá otimizar as aplicações e recursos. Dependendo do bico de pulverização utilizado, você conseguirá uma cobertura maior com o mesmo volume de líquido, como mostra o gráfico abaixo. Vale lembrar que as propriedades do líquido, a vazão do bico e o ângulo de pulverização também são fatores que afetam a cobertura.

O volume de uma gota de 500 µm pode ser reduzida e proporcionar a cobertura de uma área maior.

Os menores tamanhos de gotas são produzidos por bicos atomizadores de ar, que são recomendados para aplicações como revestimentos, resfriamentos, lubrificação e umidificação. Os bicos hidráulicos costumam ser indicados para limpeza, lavagem e quando não pode haver névoa no processo.

É importante conhecer as diferenças básicas entre bicos atomizadores e bicos hidráulicos e entender que não existe uma relação de superioridade de performance entre eles. A escolha por um ou por outro dependerá sempre da atividade e dos objetivos a serem atingidos em determinada etapa da sua produção.

Sempre converse com um especialista sobre as condições e os objetivos antes da tomada de decisão. A equipe da Spraying Systems está disponível para esclarecer suas dúvidas e fazer indicações conforme as especificidades da sua operação.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário