Redução do scrap em 75% com sistema de pulverização para revestimento em vidro plano

Por 3 de setembro de 2021Caso de Sucesso, Vidros

Fabricante de vidro plano precisava de solução para a redução do scrap

Um fabricante de vidros precisava aplicar uma fina camada de citrato de zinco no vidro plano enquanto ele estava na linha. O revestimento protege o vidro da corrosão e descoloração.

Os desafios foram numerosos. O revestimento em toda a largura da placa de vidro precisava ser uniforme para garantir a qualidade do produto. O entupimento frequente dos bicos estava causando altas taxas de refugo. A consistência no volume de aplicação era crítica, embora as variações da espessura do vidro exigissem diferentes vazões e as velocidades da linha variassem muito.

Reduzir os custos operacionais também era desejável. O sistema existente usava bicos atomizadores a ar e a solução de citrato de zinco era desperdiçada. Também era necessário um equipamento para eliminar névoa gerada e a manutenção diária levava muito tempo.

Sistema de pulverização substituiu bicos atomizadores na aplicação de citrato de zinco

Um sistema de pulverização AutoJet® com 12 bicos de pulverização elétricos PulsaJet® forneceu a flexibilidade e precisão necessárias. Alimentado por um Controlador de Pulverização AutoJet 2250, o sistema ajusta com precisão a vazão da solução de citrato de zinco com Controle de Pulverização Precisa (PSC). A pressão de pulverização permanece constante, permitindo que o ângulo de pulverização ideal seja mantido, apesar das mudanças na vazão. Isso garante uma cobertura uniforme em toda a largura da placa.

É possível mudar a frequência e o ciclo de trabalho de cada bico instantaneamente, ajustando a vazão conforme mudanças de velocidade na linha, mantendo o volume correto de revestimento. Os bicos também podem ser ativados individualmente para atender a diferentes larguras de placas.

Além da precisão de pulverização, o Sistema de Pulverização AutoJet é fácil de operar e manter. O sistema não requer ar comprimido e, assim, eliminou problemas de entupimento e névoa. Os bicos são montados em um manifold de 3.800 mm de largura que pode ser facilmente removido da linha de produção para manutenção rápida.

O sistema mistura a água e a solução de citrato de zinco sob demanda, eliminando a necessidade de armazenar o revestimento pré-misturado. Uma unidade opcional de osmose reversa, que produz água desmineralizada e descalcificada sem o uso de ácido clorídrico e hidróxido de sódio, está disponível.

redução-scrap-sistema-pulverização-precisa-vidros-planos

O Sistema de Pulverização AutoJet garantiu a qualidade do vidro plano, fornecendo revestimento uniforme em toda a largura da placa de vidro, independentemente da velocidade da linha, largura ou espessura do produto.

A taxa de refugo diminuiu em 75%

O Sistema de Pulverização AutoJet garantiu a qualidade do produto, fornecendo revestimento uniforme em toda a largura da placa de vidro, independentemente da velocidade da linha, largura ou espessura do produto. Foram eliminados os problemas de entupimento, os altos custos do uso de ar comprimido e a necessidade de equipamento para suprimir a névoa.

A taxa de refugo para a linha de vidro diminuiu em 75% e o consumo da solução de citrato de zinco foi reduzido em mais de 60%. O tempo de manutenção no sistema de pulverização diminuiu de uma hora por dia para apenas três horas por mês. Esses fatores combinados proporcionaram o payback em menos de um mês após a implementação da solução.

Saiba mais sobre a solução:

Cada bico PulsaJet cobre 300 mm e pode ser ativado individualmente ou em grupos para revestir uniformemente as placas de vidro de qualquer largura.

Os Controladores de Pulverização AutoJet fornecem controle fácil de bicos e tempos de ciclo de até 18.000 ciclos por minuto.

O Controle de Pulverização Precisa (PSC) envolve ligar e desligar os bicos de pulverização muito rapidamente para controlar a vazão. Esse ciclo ocorre tão rapidamente que o fluxo aparenta ser constante. O PSC requer o uso de bicos acionados eletricamente e um controlador de pulverização AutoJet.

Os benefícios do Controle de Pulverização Precisa:

• Obtenha uma ampla gama de vazões em um único bico a uma pressão constante. Ajustando o ciclo de trabalho e a frequência do ciclo em vez de alterar a pressão para aumentar a vazão, o ângulo de pulverização e o tamanho da gota permanecem consistentes.

• A vazão pode ser alterada quase instantaneamente.

• Redução do entupimento. O PSC pode manter vazões muito baixas com orifícios de pulverização maiores.

redução-scrap-pulverização-precisa

Precisa de uma solução para redução do scrap na sua operação? Fale com os especialistas da Spraying Systems.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário