Sistema spray reduz 90% de emissão de pó no transporte de grãos

Problema: iminência de multa ambiental por excesso de poeira provocada pela movimentação de grãos

Um terminal logístico brasileiro precisava reduzir a emissão de pó no transporte de grãos. Durante o manuseio para o deslocamento da carga em navio após a estocagem, a movimentação dos grãos de milho, soja e rações gerava muita poeira no meio ambiente.

O excesso de pó produzido tornava a empresa passível de multa ambiental, além de prejudicar a qualidade do ar no local de trabalho e arredores.  

Solução: redução de 90% do pó com pulverização automática

Para solucionar este problema, a Spraying Systems utilizou cinco unidades do Sistema Modular MSS2012, instalados ao longo das correias transportadoras que ligam os armazéns aos locais de embarque. 

O sistema pulveriza automaticamente óleo vegetal ou melaço de soja diluído sobre o material, reduzindo em 90% a formação de pó durante o transporte e a descarga. Além disso, ele controla a vazão e o tempo de ação das pistolas pulverizadoras automáticas, a fim de proporcionar uma cobertura precisa.

sistema_modular_reduz_emissao_po_em_descarga_de_graos

O Sistema Modular MSS2012 otimiza o tempo dos bicos atomizadores a ar.

Resultado: ROI de 60% e payback em menos de 8 meses 

Com a instalação do Sistema Modular MSS2012, foi possível reduzir a emissão de particulados no transporte de cargas da empresa, que se adequou aos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais.

O terminal logístico obteve um retorno sobre o investimento (ROI) em torno de 60% já no primeiro ano. Além disso, o payback, calculado sobre o valor das multas ambientais, se deu em menos de 8 meses.

Saiba mais sobre soluções para pulverização precisa:

A eficiência de um sistema de controle de poeira em qualquer setor, incluindo o mercado de alimentos, está diretamente relacionada à escolha do tamanho de gota adequado para cada particulado e a consequente escolha do bico de pulverização ideal para produzir o tamanho de gota correto.

Por isso, a Spraying Systems conta com mais de 90 mil tipos de bicos e domina todas as tecnologias de controle de poeira via úmida.

Entre os benefícios de um controle efetivo da emissão de partículas em suspensão estão:

• Redução da perda de material e receita;

• Redução da necessidade de limpeza;

• Redução de paradas para manutenção;

• Redução de acúmulo de material nos equipamentos da planta;

• Diminuição no consumo de água;

• Controle da taxa de umidade máxima;

• Responsabilidade sócio-ambiental.

A Spraying Systems tem um extenso conhecimento na escolha do tamanho de gota adequado para o controle de poluição e na especificação dos bicos pulverizadores para produzir o tamanho de gota desejado.

Quer saber mais sobre as soluções Spraying Systems que eliminam o problema de poluição?
Fale com um de nossos especialistas!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário