Problema: iminência de multa ambiental por excesso de poeira provocada pela movimentação de grãos
Um terminal logístico brasileiro precisava reduzir a emissão de pó no transporte de grãos. Durante o manuseio para o deslocamento da carga em navio após a estocagem, a movimentação dos grãos de milho, soja e rações gerava muita poeira no meio ambiente.
O excesso de pó produzido tornava a empresa passível de multa ambiental, além de prejudicar a qualidade do ar no local de trabalho e arredores.
Solução: redução de 90% do pó com pulverização automática
Para solucionar este problema, a Spraying Systems utilizou cinco unidades do Sistema Modular MSS2012, instalados ao longo das correias transportadoras que ligam os armazéns aos locais de embarque.
O sistema pulveriza automaticamente óleo vegetal ou melaço de soja diluído sobre o material, reduzindo em 90% a formação de pó durante o transporte e a descarga. Além disso, ele controla a vazão e o tempo de ação das pistolas pulverizadoras automáticas, a fim de proporcionar uma cobertura precisa.
O Sistema Modular MSS2012 otimiza o tempo dos bicos atomizadores a ar.
Resultado: ROI de 60% e payback em menos de 8 meses
Com a instalação do Sistema Modular MSS2012, foi possível reduzir a emissão de particulados no transporte de cargas da empresa, que se adequou aos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais.
O terminal logístico obteve um retorno sobre o investimento (ROI) em torno de 60% já no primeiro ano. Além disso, o payback, calculado sobre o valor das multas ambientais, se deu em menos de 8 meses.
Saiba mais sobre soluções para pulverização precisa:
A eficiência de um sistema de controle de poeira em qualquer setor, incluindo o mercado de alimentos, está diretamente relacionada à escolha do tamanho de gota adequado para cada particulado e a consequente escolha do bico de pulverização ideal para produzir o tamanho de gota correto.
Por isso, a Spraying Systems conta com mais de 90 mil tipos de bicos e domina todas as tecnologias de controle de poeira via úmida.
Entre os benefícios de um controle efetivo da emissão de partículas em suspensão estão:
• Redução da perda de material e receita;
• Redução da necessidade de limpeza;
• Redução de paradas para manutenção;
• Redução de acúmulo de material nos equipamentos da planta;
• Diminuição no consumo de água;
• Controle da taxa de umidade máxima;
• Responsabilidade sócio-ambiental.
A Spraying Systems tem um extenso conhecimento na escolha do tamanho de gota adequado para o controle de poluição e na especificação dos bicos pulverizadores para produzir o tamanho de gota desejado.
Quer saber mais sobre as soluções Spraying Systems que eliminam o problema de poluição?
Fale com um de nossos especialistas!