Pistolas automáticas VMAU melhoram o processo de revestimento de comprimidos em empresa de nutracêuticos

Situação

Uma empresa de nutracêuticos estava insatisfeita com a demora na produção e falta de homogeneidade do revestimento de comprimidos. As dificuldades estavam associadas aos constantes entupimentos dos bicos originais da máquina revestidora utilizada.

Solução

Para resolver o problema, a empresa consultou a Spraying Systems e aceitou fazer um teste com as inovadoras pistolas automáticas VMAU. Uma das características da pistola é o controle independente para o líquido, o ar atomizador e o ar de controle do ângulo do jato, permitindo assim um ajuste fino da vazão, do tamanho de gota e do ângulo de jato. Além disso, o design patenteado de fácil montagem e desmontagem da pistola é modular, permitindo uma série de configurações, inclusive antientupimento. A Spraying Systems orientou a equipe técnica do cliente nos testes de ajuste fino até conseguir a configuração ideal para atingir os objetivos de produção e qualidade.

Os bicos VMAU são recomendados para o revestimento de comprimidos.  Entre suas características está o controle independente para o líquido, o ar atomizador e o ar de controle do ângulo do jato, permitindo assim um ajuste fino da vazão, do tamanho de gota e do ângulo de jato.

Resultados

O tempo de produção foi reduzido de 400 minutos por batelada para 170 minutos devido à diminuição no entupimento e das consequentes paradas para limpeza. O ajuste fino de atomização e ar de controle do ângulo do jato permitiu diminuir o entupimento ao eliminar a névoa gerada dentro da revestidora que incrustava no centro e nas laterais dos bicos. Além disso, houve ganho adicional devido à programação de acionamento da exclusiva agulha dentro do bico para a limpeza do orifício de atomização. A qualidade do revestimento também melhorou com a eliminação das faixas brancas nos comprimidos. Essas mudanças permitiram com que a empresa atingisse a meta de fazer uma batelada sem pausas para limpeza devido ao entupimento.

Conheça mais sobre a solução

Os bicos VMAU de aspersão variável são de acionamento pneumático e atomização a ar. Eles têm duas entradas de líquido, o que permite a recirculação do fluido aspergido. O controle independente do líquido, do ar e da atomização proporciona um domínio máximo da cobertura de aspersão. A peça conta com uma agulha para fechamento e limpeza que opera em cada ciclo de aspersão, evitando entupimentos.

Precisa melhorar o revestimento de comprimidos na sua produção? Fale com os especialistas Spraying Systems, pois eles poderão apresentar detalhadamente as características das pistolas VMAU e ajudar a projetar os benefícios que elas trariam à sua operação.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário