Panificadora reduz 50% do tempo de limpeza de esteira com novo sistema rotativo

Problema: lavagem manual consumia seis horas mensais e muito produto químico

Uma indústria do setor de panificação precisava otimizar o processo de limpeza da esteira transportadora do resfriador de pães recém-saídos do forno. Executada semanalmente, a lavagem era feita de forma manual por dois operadores que realizavam três voltas da esteira: as duas primeiras usando uma lavadora manual e, na terceira, aplicando um produto químico. 

A esteira media 410 metros de comprimento por 1 metro de largura e trabalhava numa velocidade média de 10 m/min. A lavagem completa demorava, em média, seis horas, um tempo considerado alto para o processo da panificadora. 

A empresa, portanto, precisava reduzir o tempo e o custo da lavagem e melhorar a qualidade com repetibilidade do padrão de limpeza.

Solução: implementação de lavador de esteiras automatizado

Após recomendação dos especialistas da Spraying Systems, a empresa passou a utilizar o Sistema Rotativo para Limpeza de Esteiras, com design exclusivo de bicos rotativos, em conjunto com a unidade de bombeamento e calha para coleta dos líquidos.

lavador_esteira_automatizado_para_limpeza_de_esteira

O Sistema Rotativo para Limpeza de Esteiras é facilmente montado em transportador de chão.

Resultados: produção de 777 mil pães a mais por mês

A empresa eliminou o processo de lavagem manual e, apenas com a automatização, já foi possível gerar uma economia relevante de mão-de-obra. 

Além disso, o tempo de lavagem foi reduzido de seis para três horas, permitindo aumentar o tempo de produção. Pelos cálculos realizados, considerando-se 54 pães por forma e 20 formas por minuto, foram 194.400 pães a mais em três horas. 

Como a panificadora realizava quatro lavagens mensais, no total a empresa aumentou a produção em 777.600 unidades/mês. O payback aconteceu pouco mais de um mês depois. 

Além disso, o Sistema Rotativo para Limpeza de Esteiras trouxe outras vantagens, como redução no consumo de produtos e de energia elétrica. 

lavador_esteira_automatizado_para_limpeza_de_esteira

O sistema também permite montagem em transportador elevado.

Saiba‌ ‌mais‌ ‌sobre‌ ‌a‌ ‌solução:‌

O novo Sistema Rotativo para Limpeza de Esteiras tem design exclusivo de bicos rotativos que, em conjunto com a unidade de bombeamento, oferece limpeza altamente eficiente com economia de água.

Além disso, o sistema oferece montagem versátil, fácil manutenção e ajuste da vazão e padrão  de pulverização com a simples troca das pontas dos bicos. 

Os bicos rotativos e o sistema rotativo para limpeza de esteiras
têm montagem versátil e promovem economia de água.

Quer saber mais sobre as soluções Spraying Systems para limpeza de esteiras do mercado de alimentos e outras soluções do nosso portfólio para o setor de panificação? Fale com um de nossos especialistas!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário