Novo sistema para limpeza das telas dos filtros aumenta em 15% a produtividade em mineradora

Por 17 de agosto de 2021Caso de Sucesso, Mineração

Limpeza das telas dos filtros em mineradora precisava de solução automatizada

A Herculano Mineração, empresa com mais de 30 anos no ramo de extração, beneficiamento e comércio de ferro e de ferro manganês, passou a utilizar filtros cerâmicos no processo de tratamento de rejeitos, solução inovadora no mercado. Porém, estava enfrentando diversas dificuldades para realizar a limpeza dos discos desses filtros.

A limpeza era diária e levava duas horas para ser realizada manualmente com máquinas de alta pressão. O processo apresentava vários inconvenientes, entre eles, baixa capacidade de utilização dos filtros, que estavam sempre saturados.

A limpeza manual tinha outros empecilhos como demandar seis colaboradores dedicados, manutenção constante das máquinas de alta pressão e elevado consumo de água. Esse alto consumo deixava o produto final com alta umidade, o rejeito com alto teor de minério de ferro e causava o transbordo das bacias de recuperação.

Solução precisava substituir com eficiência a limpeza manual

A empresa buscava uma solução que reduzisse o consumo de água, melhorasse a qualidade do produto, diminuísse a mão de obra envolvida, o tempo para a limpeza e as paradas para manutenção não programadas.

O especialista da Spraying Systems sugeriu a substituição da limpeza manual pelo Sistema DisClean. Composto por manifolds em aço inox, o equipamento tem bicos autoalinhantes, com cobertura calculada, proporcionando impacto e remoção do minério presente na face do disco após processo de raspagem total.

Em uma validação de campo, o DisClean melhorou a permeabilidade do disco significativamente. A empresa desejava resultados de 80% a 90% superiores em comparação ao disco sem a limpeza. O resultado médio obtido foi de 92% e a equipe da Herculano Mineração aprovou a implementação da solução.

O DisClean é um sistema completo com bomba booster e manifolds desenvolvidos especialmente para a limpeza da estação de filtragem de minério, garantindo pressão, impacto e cobertura adequados.

Aumento de 15% na produtividade e limpeza completa de cada filtro em 15 minutos

Entre os resultados obtidos, destacam-se o aumento da produtividade de 15% e a limpeza completa de cada um dos filtros em apenas 15 minutos de operação, aumentando assim a sua disponibilidade. Com a limpeza eficiente dos discos, um ganho importante foi o aumento da capacidade de recuperação de finos. Além disso, houve redução do consumo de água e maior controle do nível nas bacias de recuperação, eliminando o transbordo. Funcionários dedicados para limpeza não eram mais necessários e o produto final apresentou um menor teor de umidade.

Em termos de responsabilidade ambiental, um fator importante do projeto foi a redução do teor de minério de ferro presente no rejeito. Em relação à segurança do trabalho também houve melhorias, pois o operador não tem mais contato direto com o equipamento.

Saiba‌ ‌mais‌ ‌sobre‌ ‌a‌ ‌solução:‌

O DisClean é um sistema completo com bomba booster e manifolds desenvolvidos especialmente para a limpeza da estação de filtragem de minério. O sistema garante pressão, impacto e cobertura adequados e está dimensionado para o menor Capex (investimento inicial) e Opex (despesa operacional).

Com ele, 100% do trabalho da bomba é direcionado para a limpeza de 4 a 5 discos por vez, o que resulta em menor tempo de limpeza e menor consumo de água. Outro bônus é o aumento da vida útil da tela. O sistema ainda tem um IHM (Interface Homem Máquina) para fácil operação e ajuste do tempo do ciclo de limpeza.

Você também precisa aumentar a capacidade produtiva na sua planta? Fale com os especialistas da Spraying Systems.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário