Pulverização para controle de pó: conheça o que há de mais inovador e eficiente


Diversas atividades industriais geram poeira em seus processos produtivos. A mineração é uma delas. Contar com bons sistemas de controle de pó é fundamental para garantir segurança, saúde e bem-estar aos trabalhadores, controlar a poluição atmosférica e evitar multas ambientais que, além de grandes prejuízos financeiros, podem provocar danos irreversíveis à reputação da empresa.

Há no mercado soluções que fazem o controle efetivo de partículas em suspensão, reduzem a necessidade de limpeza, as paradas para manutenção, o acúmulo de material nos equipamentos da planta, o consumo de água e ainda controlam a taxa de umidade máxima.

Como especialistas no assunto e com um portfólio completo de sistemas de pulverização para controle de pó, preparamos esse material para orientar nas escolhas e apresentar as tecnologias de ponta disponíveis para atender às diversas necessidades da indústria.

O que você precisa saber antes de escolher o sistema de controle de pó

Em primeiro lugar, é preciso conhecer as particularidades do seu processo produtivo, identificando o tamanho dos particulados gerados e a característica deles. Há dois sistemas de controle de pó: a seco, geralmente usado em aplicações em que o material do processo não tolera água, e úmido.

Nesse último caso, a eficiência de um sistema de controle de poeira está diretamente relacionada ao tamanho de gota adequado para cada particulado e à escolha do bico de pulverização para produzir o tamanho de gota certo. 

controle-pó-escolha-sistema-diâmetro-gota

O diâmetro da gota é maior do que o da partícula de pó, a partícula de pó seguirá a corrente de ar em volta da gota. Se o diâmetro da gota e o diâmetro da partícula forem compatíveis, a partícula de poeira seguirá a corrente de ar e colidirá com a gota.

Há alguns tipos de sistemas de via úmida:

Hidráulico: utiliza somente água, com tamanhos de gotas no range 50-400μm.

Atomizado a ar: utiliza ar comprimido com o objetivo de reduzir o tamanho das gotas.

Surfactante: utilizado em aplicações nas quais são necessárias a redução da tensão superficial da água, obtendo gotas ainda menores e economizando água.

Dry fog: utilizados em aplicações com particulados extremamente finos.

Espuma: quando se deseja um efeito residual da espuma no controle da poeira.

Para auxiliar na escolha do sistema, desenvolvemos esse fluxograma:

controle-pó-escolha-sistema-fluxograma

Vale a pena ler também o texto que preparamos com dicas para escolher o sistema de pulverização para controle da poeira.

Outros aspectos a serem considerados com relação à pulverização para controle de pó

Há ainda alguns fatores a serem observados com relação à escolha do sistema de pulverização para controle de pó. Um deles é a quantidade de água adicionada, que pode ser um fator de restrição na seleção da tecnologia. Confira a tabela que relaciona a tecnologia à quantidade de água adicionada em porcentagem.

O segundo ponto a ser considerado é a relação entre custos de investimento e custos operacionais.
Veja no quadro abaixo uma comparação entre as tecnologias:

controle-pó-custos-investimento-operacionais

As consequências da escolha equivocada do sistema de controle de pó

Antes de escolher o sistema de controle de pó, é bom ter em vista todos esses aspectos porque a opção inadequada pode trazer uma série de efeitos indesejados à sua operação, entre eles:

Efeito Residual de Lama

Ocorre quando há pulverização de névoas em pontos de transferência sem um controle total e somente uma pequena quantidade dessa névoa entra em contato com a poeira. Jogando-a para o material que está sendo transportado.

Excesso de água

Causa alterações no processo produtivo como o aumento de peso do material a ser transportado, penalidades térmicas, maior frequência nas manutenções de equipamentos.

Excesso de poeira

Ocasiona problemas na saúde dos trabalhadores e poluição ambiental, muitas vezes gerando reclamações da sociedade vizinha às empresas.

Panorama das tecnologias para controle de pó

Para nos aprofundarmos ainda mais no assunto sistemas de pulverização para controle de pó na indústria, preparamos esse apanhado dos pontos críticos dos processos e tecnologias que trazem soluções inovadoras e eficientes para cada um deles, confira:

controle-pó-umidificação-pilhas

Automatização na umidificação de pilhas

Uma solução eficiente para a umidificação de pilhas é o uso de canhões automáticos que substituem métodos tradicionais de controle de dispersão de material. Eles não causam erosão da pilha, pulverizam somente o necessário e ainda permitem a livre movimentação de outras máquinas na área.

Há uma opção de controle do sistema por software que determina, de acordo com as condições meteorológicas e característica do material, quando e a quantidade de água que deve ser pulverizada sobre as pilhas para controlar a emissão de poeiras fugitivas.

controle-pó-pontos-transferência

Simplicidade no controle de poeira nos pontos de transferência

A Spraying Systems desenvolveu um sistema versátil chamado Mining Kit, indicado para projetos que não exijam complexos sistemas automatizados. Ele atende à resolução 003 do CONAMA para abatimento ou supressão de pó.
Pode ser instalado em moegas, britadores, descarga
de transferência de correias com chute, formação de pilha
e descarga com trippers, silos e peneiras vibratórias.

Está disponível na versão completa (sistema automatizado e enclausurado com painel elétrico NR-12, sensor de presença de caminhão, sensor de carga de britador, tanque de 1.000 litros com sensor de nível, válvulas elétricas para acionamento dos pontos de aspersão, manifolds e bicos adequados ao processo) e na versão básica (sistema de aspersão compacto, sem enclausuramento, com painel elétrico NR-12 para acionamento local, válvulas manuais para abertura e fechamento de pontos de abatimento, manifolds, bicos adequados ao processo e reservatório externo de 1.000 litros).

controle-pó-proteção-trommels

Proteção ao redor dos trommels

Para os trommels, a nossa experiência mostra que o melhor
é um sistema de supressão por Dry Fog com bicos de pulverização dentro do tambor e na entrada, protegendo
do ar movimentado ao redor e permitindo a aglomeração
do material. Bicos de pulverização adicionais podem ser colocados na saída do tambor e/ou na parte de baixo do coletor para aumentar a supressão das nuvens de poeira, principalmente quando um material excessivamente seco
está sendo processado.

controle-pó-lama-stackers

Sem lama nos stackers/ reclaimers

Jatos de água (com tamanhos de gotas compatíveis com o tamanho do particulado) provocam a aglomeração das partículas de pó que precipitam na roda e nos chutes, ao mesmo tempo em que a umidificação do material diminui a quantidade de pó desprendido nos pontos de transferência. Ponto forte: o sistema de aspersão não gera lama, pois pulveriza apenas a vazão suficiente para uma boa captação
do pó sem aspersão direta sobre a correia transportadora.

controle-pó-carregamento-descarregamento-navios

Menos dispersão no carregamento e descarregamento de navios

No carregamento e descarregamento de navios, o vento costuma dispersar as gotas e o material. A tecnologia empregada pela Spraying Systems nessas situações minimiza a dispersão, evitando emissões para o meio ambiente e perda do produto.

controle-pó-cobertura-dispersão-vagão

Cobertura ideal no virador de vagão

O diferencial do sistema Spraying Systems para o virador de vagão é a cobertura ideal, que evita dispersão no processo de descarga. É aplicável em viradores duplos.

Dispersão reduzida na cobertura de vagão

No transporte de cargas, nossa solução reduz a dispersão
de pó e desperdício de matéria-prima, aumentando a rentabilidade e garantindo a secagem rápida. Ou seja, não há formação de lama. Outro detalhe importante para ganhar agilidade no processo: dispensa a colocação de lona.

controle-pó-armazenamento-controlado

Armazenamento controlado

No armazenamento, as carregadeiras geralmente despejam materiais em várias direções. O método mais prático nesse caso, são bicos posicionados no teto. Eles produzem um tamanho de gota de 5 mícrons que evaporam no ar ao redor, sem cair no nível do chão, molhando a área de operação.

controle-pó-rodovias

Menos poeira nas rodovias

Manifolds com bicos de pulverização instalados em caminhão pipa minimizam a geração de poeira com a passagem de veículos.

Conte com o nosso apoio para escolher o sistema adequado para o controle do pó em sua operação. Entre em contato com os especialistas da Spraying Systems, pois eles são capazes de fazer o diagnóstico preciso das suas necessidades e indicar as melhores soluções

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário