Com automação, indústria de alimentos aumenta produtividade e reduz em mais de 80% o consumo de água

Situação: produtora e processadora de alimentos precisava de sistema eficiente para a limpeza de peneiras estáticas e tanques

Uma multinacional produtora e processadora de alimentos preparava novas instalações no Brasil e receberia do fabricante filtros e tanques sem nenhum equipamento automático de limpeza. Para evitar a higienização manual com máquinas de alta pressão e seus inconvenientes como a necessidade de mão de obra dedicada, tempo investido na limpeza dos equipamentos, manutenção constante das máquinas de pressão e alto consumo de água, a equipe contou com o apoio de especialistas da Spraying Systems para o desenvolvimento e especificação de produtos para automatizar a higienização dos equipamentos.

Como eram muitos os filtros a serem instalados na fábrica, o cliente desejava uma solução que proporcionasse consumo de água reduzido, repetitividade no processo de limpeza, baixo tempo de limpeza, consumo de efluentes e custo de manutenção.

Manifolds e lavadores automáticos foram a solução indicada

O especialista da Spraying Systems recomendou a utilização de manifolds para a limpeza das peneiras estáticas com coeficiente de variação (CV) ideal para garantir a limpeza das telas, lavadores TankJet® 9-C para tanques menores com misturador e lavadores modelo TankJet® AA290 para os tanques maiores e sem misturador.

Limpeza -peneiras-estáticas-manifold

Manifolds para a limpeza das peneiras estáticas com coeficiente
de variação (CV) ideal garantiram a limpeza automática das peneiras estáticas com aumento de produtividade e redução de consumo de água.

Como resultado, redução do consumo de água, energia e químicos

Os objetivos gerais da empresa foram atingidos com as soluções automatizadas: baixo consumo de água, energia e químicos. Além disso, houve ganho na segurança dos processos de limpeza ao eliminar a possibilidade de acidentes de trabalho. Tratando dos resultados mais específicos, nas peneiras estáticas, com a limpeza automática, foi possível, na comparação com outra linha de produção, reduzir o tempo de limpeza de 3 horas para 10 minutos, o que permitiu à multinacional ganhar disponibilidade de equipamento e produção, além de redução de mais de 80% no consumo de água.

Já nos tanques, que ganharam lavadores automáticos para a higienização, o tempo de limpeza comparado com outra linha de produção foi reduzido de 4 horas para 8 minutos. Além de aumentar a produtividade, a solução proporcionou a redução de mais de 90% no consumo de água.

Saiba mais sobre as soluções de pulverização utilizadas

O manifold é um equipamento versátil desenvolvido pela Spraying Systems para contribuir com melhorias em diversos pontos da operação. Planejado e testado para garantir a uniformidade na distribuição de água, o equipamento apresenta baixo coeficiente de variação (CV). Ainda há outros benefícios como redução no consumo de água, segurança dos funcionários e diminuição dos custos de manutenção.

O TankJet® AA290 é um lavador automático de alto impacto ideal para tanques de processamento de até 30,5 m de diâmetro com resíduos de difícil remoção. O motor posicionado do lado de fora do tanque aumenta a vida útil do equipamento e minimiza falhas. Além disso, a taxa de vazão pode ser controlada por meio da escolha dos bicos ou ajustes na pressão de entrada.

O TankJet® 9-C é um lavador automático da Spraying Systems desenvolvido para enxágue de tanques de até 4,8 m de diâmetro. É um equipamento versátil, com bicos rotativos capazes de cobrir toda a superfície do tanque.

Com as soluções da Spraying Systems a indústria de alimentos conseguiu aumento na produtividade. Os manifolds com CV ideal e os lavadores automáticos TankJet® proporcionaram economia de água na limpeza das peneiras estáticas, dos tanques e dos misturadores.

Para saber mais sobre os benefícios da pulverização e da automatização para limpeza de peneiras estáticas e tanque e outros processos da indústria de alimentos, fale com os especialistas da
Spraying Systems.

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário