Sistema de lavagem de minérios reduz 67% de finos no granulado

Por 23 de junho de 2021Caso de Sucesso, Mineração

Situação: dificuldade para manter a qualidade dos finos durante o transporte

Uma mineradora que fornece minério de ferro para o mercado interno e externo e tem alta produção enfrentava problemas em relação ao minério granulado, um de seus principais produtos. O granulado é transportado por 3 km até o local de embarque e o percurso provocava desgastes no minério, aumentando o percentual de finos e diminuindo sua qualidade. 

O granulado, que devia conter de 4% a 8% de finos para atender aos padrões de qualidade, apresentava de 10% a 12%. Para minimizar o problema, antes do embarque, a empresa fazia o repeneiramento e posterior lavagem do minério granulado, de modo a garantir que o teor de finos estivesse dentro dos parâmetros adequados.

Apesar disso, o sistema de lavagem de minério utilizado não estava respondendo de maneira eficiente, pois, além do alto volume de água consumido, os bicos de pulverização ficavam constantemente obstruídos e os jatos não cobriam de maneira uniforme toda a área da peneira.

Solução para o sistema de lavagem de minérios

A Spraying Systems reprojetou todo o sistema de lavagem de minério, avaliando desde a qualidade da água disponibilizada para esse processo, a vazão e a pressão das bombas existentes, até a necessidade do uso de um eficiente sistema de filtragem. 

Também projetou novos manifolds de pulverização com coeficiente de variação (CV) ideal para a repolpagem no primeiro e segundo decks. Os bicos de pulverização precisa produzem a cobertura adequada para toda a área da peneira, fornecendo força de impacto suficiente para atender à qualidade desejada pelo cliente.

Melhores resultados na lavagem de minérios

Com o novo sistema de lavagem de minérios reprojetado pela Spraying Systems, a mineradora conseguiu:

• Reduzir de 12% para 4% o percentual de finos no granulado. 

• Reduzir em cerca de 40% o consumo de água durante o processo de lavagem de minérios. 

• Aumentar os níveis de satisfação dos clientes. 

A empresa obteve, ainda, economia com manutenção, visto que o sistema da Spraying Systems não provoca entupimento, e pôde aumentar a produtividade de seus operadores, que passaram a se dedicar a atividades de maior valor agregado para o negócio.

Saiba mais sobre a solução:

O Chuveiro com Escova e CV ideal é um equipamento versátil desenvolvido pela Spraying Systems para contribuir com melhorias de processo em diversos pontos da operação das mineradoras. 

O equipamento, desenvolvido por uma equipe especializada em pulverização, assegura:

• Tamanho da gota adequado para cada aplicação

• Vazão, pressão e ângulo de jato ideais

• Redução do consumo de água e insumos

Um diferencial dos Chuveiros da Spraying Systems é o modelo com escova interna. O Chuveiro com Escova possui um volante, manual ou automático, que aciona uma escova interna para limpeza dos bicos, mantendo a eficiência e proporcionando segurança aos funcionários no momento da limpeza.

Quer saber mais sobre as soluções Spraying Systems para o sistema de lavagem de minérios e outras soluções de pulverização para mineração? Fale com um de nossos especialistas!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário