Fabricante de queijos aumenta qualidade final e economiza 60% em inibidor de mofo

Problema: bicos inadequados geravam queda de qualidade e desperdício de produto

Um fabricante de queijos notou que os bicos hidráulicos utilizados para a pulverização de inibidor de mofo realizavam uma cobertura inconsistente nos queijos que passavam pela esteira, e isso acarretava problemas de qualidade.

Além disso, como o bico pulverizava o produto de forma contínua, uma quantidade significativa de antimofo era desperdiçada no espaço entre as peças de queijos, gerando problemas de manutenção e segurança. 

Solução: instalação de sistema automático de pulverização de antimofo

Os especialistas da Spraying Systems apresentaram a solução para o problema: o Sistema Automático de Pulverização AutoJet® 1550+. Equipado com quatro pistolas automáticas PulsaJet®, o sistema aplica o volume correto de antimofo em cada peça de queijo com o mínimo desperdício. 

Ele conta ainda com o Controle de Pulverização Precisa, que realiza automaticamente os ajustes de vazão conforme a velocidade da linha de produção, prevenindo a aplicação excessiva ou escassa de antimofo. O sistema também utiliza um sensor fotoelétrico, que indica que os bicos devem pulverizar somente quando o queijo estiver presente.

sistema_modular_e_bicos_pulverizacao_antimofo

Com o sistema de pulverização modular AutoJet® 1550+ e os bicos automáticos PulsaJet®,
o volume preciso de antimofo é aplicado com o mínimo desperdício.

Resultado: economia de produto, redução do tempo de manutenção e payback em menos de 2 meses

Como o inibidor de mofo é aplicado somente quando o queijo é detectado na linha, a utilização do Sistema Automático de Pulverização AutoJet 1550+ assegura que cada peça de queijo seja pulverizada uniformemente com a quantidade necessária.

A aplicação precisa resultou em economia de 60% do produto antimofo, redução de 75% do tempo de manutenção e ainda proporcionou um ambiente de trabalho mais seguro.

O custo do sistema foi pago em menos de dois meses e a empresa economizou mais de US$ 130 mil por ano. 

Saiba mais sobre a solução

O Sistema Modular de Pulverização AutoJet 1550+ possui controle de líquidos para vazão e tamanho de gotas adequados, e assegura a pulverização precisa de inibidor de mofo com o mínimo desperdício.

Os bicos de pulverização eletrônicos da PulsaJet® fornecem uma alta eficiência de transferência, minimizando desperdício e névoa. A velocidade de ciclo de até 25 mil ciclos por minuto mantém o bom rendimento com linhas de produção rápidas. Além disso, eles podem ser equipados com uma variedade de pontas para assegurar a performance ideal com a aplicação requerida.

 bicos_e_sistema_de_pulverização_inibidor_de_mofo

Os bicos de pulverização em conjunto com o sistema modular fornecem
uma alta eficiência de transferência, minimizando desperdício e névoa.

Já o Controle de Pulverização Precisa (PSC) envolve ligar e desligar os bicos rapidamente para controlar a vazão. Esse ciclo é tão rápido que a pulverização aparenta ser constante.

Com os bicos tradicionais, o ajuste da vazão requer mudanças na pressão do líquido, o que também altera o ângulo de pulverização, a cobertura e o tamanho de gota. Com o PSC, a pressão permanece constante, permitindo mudar a vazão sem alterar a performance. 

O PSC requer a utilização de bicos que operem eletricamente e de um Sistema de Pulverização AutoJet.

Com o PSC, a pressão permanece constante, permitindo mudar a vazão sem alterar a performance.

Quer saber mais sobre as soluções Spraying Systems para sistemas de pulverização de inibidor de mofo e outras soluções do nosso portfólio para o mercado de alimentos e bebidas? Fale com um de nossos especialistas!

Daniela Bomfim

Autor Daniela Bomfim

Mais posts de Daniela Bomfim

Deixe seu comentário